Ir ao conteúdo

Radeon RX 6600 baixando uso de 99% para 23%/12% e caindo desempenho

Ir à solução Resolvido por Watilas,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera! Tenho um setup com essas config:
RX 6600
XEON e5 2690 v4
16gb de ram single chanel 
fonte corsair cv 450v
===============================
O problema é na placa de vídeo que é nova, quando jogo jogos mais fortes tipo fortnite ou battlefield a porcetangem de uso de 99% da muita queda pra 23 % / 12 % e fica oscilando sempre. Eu monitoro com o MSI e o uso da CPU fica em 86% e o uso da placa de vídeo sempre oscila resultando em mt queda de frame e travamentos nos games, injogável. Já fiz algumas config no programa adrenaline e não adiantou.
Vou deixar um print aqui do desempenho do fortnite  de dentro do próprio programa adrenaline. 

Captura de tela 2024-02-27 235652.png

Postado

@Watilas o problema pode ser no processador, a placa de Vídeo é pci4 x8, se fose x16, possivelmente não aconteceria a perda de desempenho, o processador ter frequência baixa, e muitos núcleos, faz com que ele seja pésimo em jogos, tente verificar a BIOS, o slot em que a placa de Vídeo esta instalado, e o uso por núcleo do processador (pode ser que os núcleos utilziados pelo jogo estejam limitando o desempenho)

outros causadores podem ser SSD/hdd

ram

placa-mãe com problemas

cada um apresenta um tipo de erro, mas todas essa peças podem causar esse problema

OBS: lembrando que é tudo especulação, encontrar um problema em computadores, normalmente é como procurar agulha em palheiro

Postado

Reinstale os drivers, mas honestamente, isso pode ser gargalo do processador e fonte, xeon puxa muita energia e sua fonte é de apenas 450W sendo que o recomendado pra esse setup seria de pelo menos 550w ou mais.

Edit: E não, ser PCIE 3 ou 4 não afeta em NADA no desempenho, eu uso a minha numa A520M e a perda de desempenho é de 1%, isso só afetaria para as placas mais de entrada 6400/6500XT

• Curtir 1
Postado

@Nayu pior que afeta, depende mais do uso do que do pci, tarefas que puxam muita banda, é percepitivel nitidamente, 3d cad, modelagem, upbge, entre outros

em nenhum momento falei que fica ruim, falei que pode ser um possível problema, imagina o slot onde a placa esta instalada seja pci3 x2 ou x4...

assim como falei antes, encontrar um problema é buscar por agulha em palheiro

Postado

@Watilas Antes de mais nada, baixe o AMD Cleanup Utility https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601 e o driver mais recente https://www.amd.com/pt/support. Rode o cleanup utility e depois instale o novo driver de vídeo. 

Eu tive o mesmo problema no BF 2042 de stutter, mesmo com a configuração "parruda", e que foi sanado neste ultimo driver de 26/02/2024.

Tente isso e depois nos informe por aqui.

Postado

@Pedro Vinicius G. C. Olá amigo obrigado por sua ajuda! vamos lá... A placa de vídeo stá conectada em PCI x16
Como verifico o uso por núcleo do processador? Nos meus teste com o MSI de auxilio, a CPU sempre fica em uso 80% a 98% e usando o máximo de GHz possível pra empurrar a placa. Não acho que o problema seja a CPU, ja vi testes com o mesmo setup e roda perfeitamente, essa CPU é bem poderosa.
memória ram e placa-mãe são novas, antes com a RX 580 esse mesmo setup funcionava perfeitamente, fiz o upgrade e começou essa instabilidade, a placa não entrega 100%.

@Nayu Pensei em relação a fonte também por ser uma CORSAIR CV 450w... Esse driver eu já reinstalei e nada de adiantar. 
Como sei que pode ser a fonte? Porque a CPU em game fica em utilização normal, não tem queda de uso...a única parte de queda, é somente a placa de vídeo. 

@Vinicius Cândido Cara também jogo BF 2042, ele roda melhor que o fortnite, porém tem queda de frames, engasgos com essa placa e o FPS não fica alto, eu não sei porque mas quando o MSi está aberto eu não consigo registrar o desempenho no BF 2042 igual consigo no Fortnite.

@Vinicius Cândido Irei executar esse processo e logo volto. Obrigado! 

• Curtir 1
Postado

@Watilas parece ser um problema de gargalo de cpu, o processador não consegue acompanhar a placa de Vídeo, enquanto o processador esta sendo utilizado quase por completo, a placa de Vídeo não

talvez um processador com clock mais elevado possa resolver. voce tem algum outro processador LGA 2011-3?, tentou unlock turbo boost?,

Postado

@Pedro Vinicius G. C. Então, mas esse processador ele é forte e empurra perfeitamente a placa. Olha esse teste com o mesmo setup que o meu, a diferença ai é que a minha GPU é a Rx 6600 enquanto a do vídeo é a RX 6600m (Um pouco mais forte)

@Vinicius Cândido Fiz esse processo de reinstalação limpa do drive e mesmo assim o problema continua. Deixarei aqui as fotos dentro do game e do meu setup. 
PRESET em qualidade épica em 1440x900.

imagem_2024-02-28_135434823.png

@Vinicius Cândido

Captura de tela 2024-02-28 134743.png

@Vinicius Cândido

Captura de tela 2024-02-28 134809.png

Fotos do setup:

IMG_7728.jpeg

IMG_7730.jpeg

IMG_7729.jpeg

IMG_7726.jpeg

IMG_7727.jpeg

Fotos do setup e algumas configurações dentro da BIOS para análise de quem entende mais que eu. Também uso esse adaptador VGA pra HDMI pois meu monitor é um pouco antigo. 

Postado

Olá @Watilas ,

Pelas imagens que voce enviou, tenho que concordar com o @Pedro Vinicius G. C. , voce pode notar que sua CPU Xeon está sempre no limite de uso, ou bem perto disso, enquanto a VGA RX6600 está bem abaixo.

Vejo no seu cenário 02 pontos de atenção:

01º) A CPU como o @Pedro Vinicius G. C.  já falou.

02º) Tem uma foto da BIOS onde mostra PCI Express GEN2, qual é a sua placa-mãe?

Modelo dela e qual o chipset dela, pergunto isso, pois se a versão do PCI Express for 2.0 voce vai ter certa limitação mesmo nisso....🤔

Depois se for possível nos informe por favor....

• Curtir 2
Postado

@MastertechBR Boa noite meu amigo! Vi um vídeo desse mesmo processador empurrando uma RX 6700 com folga, esse processador meu pode está “bichado”? Estou em dúvida sobre a fonte também CV 450w, ela pode ser a causa desse gargalo? 
na Rx 580 não acontecia nenhum desses problemas, foi só eu fazer o upgrade.

Deixarei foto da placa aqui abaixo. 

IMG_7735.png

IMG_7736.png

Postado

Olá @Watilas ,

voce consegue tirar a foto da sua placa-mãe?
Onde está a indicação do modelo dela

E uma foto da versão do PCB?
E uma foto da pagina da BIOS onde mostra as informações de modelo/BIOS/ data etc...?

Manda se for possível, pois compras internacionais nem sempre recebemos o que está no anuncio... as versões sempre mudam...

• Curtir 1
Postado

Um rapaz em um grupo no facebook com Xeon e RX6600 também aparentava estar com os mesmos problemas que você, o mesmo solucionou isso instalando os drivers da placa em outro armazenamento que não fosse onde estava instalado o sistema operacional

Postado

@MastertechBR Na minha placa-mãe não tem nada escrito nela, nada mesmo! 
Deixarei algumas fotos dentro da BIOS dela que achei interessante na parte do PCI.

@Pedro Vinicius G. C. Fiz o teste com a GTX 1050 LP no fortnite (Abaixei os gráficos pra baixo e a resolução 3d no máximo pois se trata de uma low profile) deixarei fotos dentro do game, CPU empurrou ela com bastante folga! 

Imagem do WhatsApp de 2024-02-28 à(s) 23.04.47_520e39f9.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-02-28 à(s) 23.04.47_eb0c485a.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-02-28 à(s) 23.04.46_adef65f9.jpg

Captura de tela 2024-02-28 230641.png

Captura de tela 2024-02-28 230904.png

Captura de tela 2024-02-28 231249.png

imagem_2024-02-28_233911675.png

Postado

Olá @Watilas ,

Sobre a placa-mãe as fotos ainda não ajudam muito para ver qual versão dela voce recebeu e está usando.

Já o teste da VGA GTX 1050, voce teria de fazer o mesmo teste na RX 6600, com as mesmas configurações que colocou a GTX:

"Abaixei os gráficos pra baixo e a resolução 3d no máximo pois se trata de uma low profile".

Para o comparativo ser mais correto...

Se for possível é claro...

E se possível veja se consegue alguma informação gravada na placa-mãe já que não encontrou nada na BIOS.

Ficamos no aguardo....

Ah já estava esquecendo de perguntar, voce usa NVMe ou SSD?

Pois vi na foto que enviou esse detalhe:

image.png.63b707bfe0ee401e996a865ab1aa37fe.png

Postado

@Pedro Vinicius G. C. @MastertechBR Boa madruga, nobres! Joguei fortnite com a mesma configuração que utilizei na GTX 1050 e obtive esses resultados abaixo, mesmo assim ela trava um pouco, da queda de frame, vi que a GPU oscila bastante no quesito de energia como podem ver nos prints abaixo. A CPU fica no consumo de 65w +- enquanto a GPU não passa de 30w, está certo isso? Poderia ser a limitação da minha fonte  que é apenas 450w? Estou quase comprando uma fonte pelo mercado livre pra fazer o teste. Se sim, quais recomendariam? 

Captura de tela 2024-02-29 010854.png

Captura de tela 2024-02-29 010925.png

Captura de tela 2024-02-29 011056.png

Captura de tela 2024-02-29 011428.png

Vi que no MSCONFIG estava ativado o uso que eu creio que seja de todos os núcleos do processador. Isso pode  ocasionar problema?  Segue imagem: 

Captura de tela 2024-02-29 005902.png

@Nayu Fiz a instalação do driver da AMD em outro local e o problema continua. 

Postado

@Watilas ao que parece estavamos corretos sobre o gargalo, mas parece ter mais um problema, pode ser sim a fonte!, voce não teria nenhuma para testar?, uma que tenha uma capacidade bem ascima do necesario (600-800w), para assim excluir a fonte como possível problema

bom, boa madrugada para voce, agora tenho que dormir kkk, tava instalando outra distro e só terminei agora (3 horas pra instalar esse trambolho)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...