Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon RX 6600 baixando uso de 99% para 23%/12% e caindo desempenho


Ir à solução Resolvido por Watilas,

Posts recomendados

Olá @Watilas ,

 

Antes de comprar a fonte, veja se consegue mais informações sobre sua placa-mãe, pois tem muita gente com problemas de desempenho na VGA devido a BIOS e Drivers da placa-mãe, que ou estão desatualizados ou incorretos.

Como voce pode verificar aqui:

 

 

O que estou pontuando aqui, são sobre os Drivers da placa-mãe,
Pois o Vídeo foca muito no problema da BIOS.
Por isso que estava insistindo com voce por mais informações da placa-mãe.

Pois isso tem acontecido com varios modelos de VGA mais atuais, não apenas com a RX6600.

Mas com várias outras VGAs mais recentes, seja da Nvidia ou da AMD.

 

Outro detalhe importante para deixar registrado: Sua fonte é uma Corsair de 450W!

O que atende o seu conjunto atual.

Veja com mais detalhes aqui:

 

https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Veja aqui o consumo

image.png.2ca97d58d535eb875054b548f53fc28b.png

 

Considerando que não sei todos os itens internos do seu PC.

Mas colocando os principais que voce descreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Watilas disse:

@Pedro Vinicius G. C. kkk boa noite irmão! Vi em vídeos da rx 6600 no fortnite e o consumo dela de tensão fica de 98w a 120w enquanto a minha fica só em 30w. Vou comprar outra fonte, não tenho nenhuma pra teste :(.

Já verificou se o consumo tá capado no adrenaline  na seção de tunar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MastertechBR Olá amigo obrigado pela interação, o erro persiste por aqui! 
MINHA CONFIG TOTAL:
RX 6600 ASRock
placa-mãe MINI ATX ATERMITE
memória RAM 16 GB 3200 MHz KILLSIRE
INTEL XEON E5-2690 V4 3.2 GHz
1 SSD 120 GB
1 SSD 1TB
FONTE CORSAIR 450W
VI NO SITE SOBRE O CALCULO DE W E OBTIVE ESSAS INFORMAÇÕES. 

imagem_2024-02-29_141535587.png

@Nayu MSI está com a configuração padrão, não alterei em nada nele, como pode ver no print. Porém o problema acontece com ele aberto ou não. 

imagem_2024-02-29_141812540.png

@MastertechBR Obrigado, irei da uma olhada no vídeo mas o problema é achar o driver dessa placa-mãe, a marca é ATERMITE, não encontro nada. Já tentei contatar o vendedor do aliexpress pra me enviar o driver porém não responde. 

@MastertechBR Irei da uma olhada agora porém meu processador é um xeon e5-2690v4

@MastertechBR Eu acabei de ver o site que me mandou, nele fala que meu xeon da gargalo com a minha placa de vídeo. Porém ai que não entendo? Olha esse vídeo do mesmo processador que o meu empurrando uma RTX 3080 que é superior a minha placa. Pode ver nos games ele mal bate 50%/60% de uso. Tem uma coisa muito errada que está quebrando minha cabeça demais....

Nos testes que fiz eu notei que a placa de vídeo não pega uma tensão decente, não passa de 30w. É algo em relação a alimentação dela, verifiquei também que no anuncio da compra desse meu kit xeon eles pedem pra usar uma fonte de no minimo 500w. 

 

No mesmo site colocando as settings RTX 3080 + xeon e5-2690v4 ele fala que também da gargalo, mas como podemos ver no vídeo ,ele destrói a RTX.   
https://pc-builds.com/pt/bottleneck-calculator/result/0IQ174/1/general-tasks/1920x1080/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MastertechBR @Nayu @Pedro Vinicius G. C. Amigos boa tarde! Acabei de obter uma informação interessante. Minha placa de vídeo é essa https://www.kabum.com.br/produto/235984/placa-de-Vídeo-rx-6600-cld-8g-ASRock-amd-radeon-8gb-gddr6-90-ga2rzz-00uanf

Ela é PCI Express 4.0 e no GPU Z ela aparece assim: 56h.png
Será que pode ser esse o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Watilas Boa tarde, informações corretas, a RX6600 utiliza 8 linhas de PCI Express, como eu disse antes, isso impacta apenas em 1% da performance da placa de vídeo, a sua GPU está usando PCIE 3.0 o que é completamente normal. Única duvida é, por que está usando um driver antigo, sendo que o 24.2.1 está muito mais estável? Recomendo instalar o driver mais novo, utilizando o AMD Cleanup Utility  pra limpar o driver antigo, segue anexo da minha RX 6600 no GPU Z

imagem_2024-02-29_153714222.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Watilas ,

 

Como o @Nayu , disse acima, Drivers atualizados são essenciais para o bom funcionamento, principalmente de VGA....

E uma remoção dos antigos via dica que ele deu acima e instalar a versão mais atual que tem muitas melhorias....

 

Já sobre o PCI-E, isso está correto como ele explicou, a RX6600 é versão 4.0, mas na sua placa-mãe o PCI-E é 3.0, mas funciona normalmente....

E com muito pouca diferença....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MastertechBR Opa! Boa noite... está aí a print da uma analisada por favor. Já está com os drivers atualizados.

imagem_2024-02-29_204343328.png

@Nayu Brother, estou com os drivers atualizados agora. Abri o GPU Z e comparei a minha com a tua e aparentemente está tudo ok

imagem_2024-02-29_204538238.png

@MastertechBR @Nayu @Pedro Vinicius G. C. Coloquei uma fonte antiga que eu tinha aqui de THERMALTAKE 500w TR (acho que seja inferior a minha corsair cv 450. Então notei que com o mesmo preset no fornite ela fica ainda pior que ao usar minha corsair. Está me cheirando problema de fonte...
Tudo que fiz:
 - Limpei os conectores da placa de vídeo e slot da placa-mãe.
- Instalei os drivers mais recente da AMD e tentei usar driver antigo e mesmo assim sem exito.

Falta testar outra fonte agora. Que problema chato. A placa não passa de 30w de consumo nos games, sendo que era pra está mais de 100w -.-

imagem_2024-02-29_210120128.png

Captura de tela 2024-02-29 204833.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Watilas ,

 

Obrigado por enviar, as informações do AIDA64 são "ouro" mesmo!!

 

Veja alguns pontos apontados ali no AIDA, que nos dão uma direção para o problema:

Segundo o AIDA, sua placa-mãe usa um Chipset Intel B85, esse chipset tem algumas limitações pois é de um período onde PCI-E 3.0 e 4.0 ainda não eram muito difundidas.

Tanto que a informação do seu BIOS que havia enviado na foto antes está correta mesmo: PCI-E deste chipset é 2.0 e o barramento é de 1/2/4/8.

Sua VGA é PCI-E 4.0, o que deixa ela limitada a versão do Chipset....
E segundo a foto da compra que voce enviou, e depois voce confirmou acima, que sua placa-mãe é uma da marca é ATERMITE,

image.png.ae2b53f00ffa612b8682d83368bf4c02.png

image.png.c5d70121e9f2b22afa51cddc9d806d28.png

Que mostra ainda essas informações, sobre a velocidade máxima suportada na memória, e sobre o chipset ser H81,

o que ainda seria um chipset pior do que esse que recebeu B85.

Sobre a comunicação do chipset com o Processador e a VGA, ainda temos essa informação aqui:

image.png.87572a35622e2c745361304d16b4a960.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as informações que lhe passei são direto do próprio site do fabricante do Chipset e do Processador Xeon E5-2690v4, o site da Intel.

E são complementadas com o site de anuncio da própria Atermiter que monta a placa-mãe.

 

Como lhe havia falado antes, a sua fonte Corsair atende perfeitamente o conjunto.

Sobre a placa-mãe, neste vídeo que voce enviou acima, o teste do seu Processador, mostra como a Placa de Vídeo se comporta em varias situações, o teste mostra inclusive situações onde o Processador não tira 100% da VGA, por conta da resolução que voce escolhe, lembrando que quanto maior a resolução mais usada é a VGA e quanto menor a resolução, menos se usa a VGA.

Mas se voce notar a placa-mãe usada nos testes é uma Machinist, um fabricante que inclusive tem um site proprio onde disponibiliza drivers e atualizações de BIOS de suas Placas Mãe.

Como voce pode verificar aqui:

https://machinist.site/

 

Sua placa-mãe atual atende, sim atende, mas ela está limitando o máximo que voce pode aproveitar do seu conjunto.

 

Essa aqui é o modelo usado no Vídeo que voce enviou ali acima:

 

https://machinist.site/mr9a

 

Este Vídeo aqui:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MastertechBR Meu amigo, perfeito! Muito obrigado pelas interações. Então a solução é alterar apenas a placa-mãe e vou comprar essa do vídeo e colocar essa pra vender. 

@MastertechBR Verifiquei que esse modelo de placa-mãe do vídeo também é Chipset:Intel B85

Esse não seria o mesmo chipset da minha? que no aida aparece b85 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Watilas ,

 

Desculpe não ter respondido antes, pois estou aguardando o suporte direto da Machinist fabricante da placa-mãe dar um retorno,

pois abri um ticket com eles, questionando esse ponto do B85 e do Q85 que tem nos dois modelos de placa-mãe deles.

E ainda tem um B85 Plus, outro modelo que também é disponibilizado por eles.

 

Assim que me derem um retorno, te aviso aqui....se tiver qualquer outra duvida por me falar aqui....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Watilas ,

 

Se vai mesmo comprar uma nova fonte, vou lhe dar uma sugestão:

Cooler Master MWE 600W V2

Essa daqui: https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-600-bronze-v2/

 

Lembrando que a sua atual, já atende o conjunto como lhe falei acima....

 

E pode deixar que assim que tiver retorno do suporte te aviso aqui....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tropa, boa noite! A fonte chegou uma PC YES electro v2 650w... Fiz a instalação e o problema persiste. Noto que a minha placa de vídeo da muita queda de energia (TPD) de 98w ele cai pra 11/20 e com isso vem as quedas de frames. Bom acho que pode ser defeito na peça. Acho que vou acionar a garantia da kabum 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!