Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cpu com 5% de uso em jogos e 0,40 GHz de 2,60 GHz


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Opa bom dia, então eu tenho um pc bem básico, mas ao menos atende minhas expectativas (ou pelo menos era pra ser) tenho um pentium g620 com uma placa-mãe ipmh61p1, rx550 4gb e 4 de ram, com uma fonte de 400w da fortrek (detalhe q a fonte é nova), até então eu usava uma fonte de 200w, mas eu n tinha a rx550, assim q comprei a rx550 comprei a fonte também, mas tive um certo problema porque a fonte tem 8 pinos e na placa-mãe em atx cpu tem somente 4 eu coloquei do único jeito q deu e ligou tudo certo, mas com a placa de vídeo parece q ficou pior, quando vou jogar ou até mesmo sem jogar o processador fica no máximo em 16% e a velocidade em 0,40 GHz(lembrando q isso é máximo q já vi), meu processador n é muito bom,mas o minecraft eu jogava a 100 fps sem a placa de vídeo agr com roda a 2,e eu acho q possa ser a fonte, por conta q somente 4 pinos de 8 foram colocados,até porque minha placa-mãe é um modelo mais antigo e só tem 4 pinos pro processador,e a minha fonte de 200w tem os 4 pinos e nunca deu esse problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Razza Bom dia. A fonte geralmente separa os 8 pinos em duas partes de 4 pinos. Então dá pra ligar sem problema. Só que você comprou uma fonte bomba pro seu pc. Pode ser a causa do problema. Outra causa é a temperatura alta. Você precisa checar pelo Hwinfo64 durante os jogos pra ver se não é isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa troca de fonte aí foi seis por meia dúzia, fontes da Fortrek são da pior qualidade possível. Em relação ao conector de 8 pinos, ele pode ser usado normalmente no lugar do de 4 pinos, você só precisa conectar metade dele na placa-mãe. Se a temperatura do processador estiver OK, e se você tiver feito a conexão do conector 8 pinos corretamente na entra de 4 pinos, o que resta para acusar aí é a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Razza, independente da sua fonte ser realmente nada boa, é bem possível que seu problema não seja ela.

 

Passos que te indico:

- Verifique as tensões de saída da fonte com o PC ligado, especialmente os 12V no processador. A tolerância nessa tensão é de 5% para mais ou para menos.

- Use o programa ThrottleStop, é possível que já libere o clock do processador.

- Zere as configurações da BIOS e configure novamente do começo, dando atenção especial para as configurações de clock do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
12 minutos atrás, Razza disse:

@GuilhermeGB essa fonte custou uns 190,tem outras fontes desse faixa de preço q realmente sejam boas?

Aí é que está, nessa faixa de preço abaixo de R$200 não existe fontes de boa qualidade. Fontes minimamente decentes geralmente custam de R$250,00 pra cima, com raras exceções.

 

agora, Razza disse:

@Adryanss n da pra usar o throtllestop, pois meu processador fica em mais de 90°quando eu uso, pra verificar a tensão eu n sei como fazer isso e nem as configurações da BIOS, mas agradeço 

Isso indica que seu problema está sendo superaquecimento. Verifique se você não desconectou a ventoinha do cooler do processador da placa-mãe, ou se não mexeu no cooler e desencaixou do PC. Lembrando que se você tirar o cooler do lugar, terá que limpar e reaplicar a pasta térmica novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu mexi pra tentar tirar mas n tirei, irei providenciar uma pasta térmica e reaplicar, aliás como faço a limpeza?, em relação a fonte, já q n é o problema vou continuar com ela ent, acabei de comprar fora q o orçamento é baixo, eu uso um T pra ligar tudo, usava um estabilizador, mas tirei por causa da fonte e uso T, pois n tenho filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Razza disse:

@GuilhermeGB eu mexi pra tentar tirar mas n tirei, irei providenciar uma pasta térmica e reaplicar, aliás como faço a limpeza?

A limpeza é feita com álcool isopropilico e papel higiênico. Você limpa a base do dissipador/radiador e também em cima do processador, depois aplica a nova pasta térmica, o ideal é já espalhar por toda a superfície do processador numa camada fina e uniforme, depois é só travar o cooler de volta. Só que você já tem que colocar na posição certa pra travar no lugar, porque se você colocar ele errado e tirar de novo pra arrumar, já pode comprometer a eficiência da pasta térmica aplicada.

 

10 minutos atrás, Razza disse:

em relação a fonte, já q n é o problema vou continuar com ela ent, acabei de comprar fora q o orçamento é baixo, eu uso um T pra ligar tudo, usava um estabilizador, mas tirei por causa da fonte e uso T, pois n tenho filtro de linha

Estabilizar é como um veneno pro PC, ele mais atrapalha do que ajuda, porque fonte de PC não precisa de estabilização. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB eu também estava olhando uns gabinetes, porque o meu é aqls de escritório e tá tudo apertado lá dentro, e o gabinete q eu vi é pouco menos de 250 reais e já vem com 4 fans(3 na frente e 1 atrás) no caso da reaplicação da pasta térmica e o gabinete já resolveria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Razza disse:

@GuilhermeGB eu também estava olhando uns gabinetes, porque o meu é aqls de escritório e tá tudo apertado lá dentro, e o gabinete q eu vi é pouco menos de 250 reais e já vem com 4 fans(3 na frente e 1 atrás) no caso da reaplicação da pasta térmica e o gabinete já resolveria? 

Existem bons gabinetes por menos de R$200 também. Ele precisa ter entradas de ar, não adianta ter apenas ventoinhas. Tem alguns modelos que tem a frente fechada com um painel de vidro e 3 ventoinhas instaladas, elas acabam só servindo de enfeite, porque não ter por onde o ar entrar. Esse tipo de gabinete você deve evitar a todo custo. Se está disposto a pagar até R$250, acredito que esse aqui será bem adequado:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24861/gabinete-gamer-superframe-star-mid-tower-vidro-temperado-m-atx-black-s-fonte-com-3-fans

 

Se o seu problema aí foi causado porque você tentou remover o cooler e acabou desfazendo a liga da pasta térmica entre o cooler e o processador, então o que vai resolver será a limpeza e reaplicação da pasta térmica junto com a instalação do correta do cooler. O gabinete ajudaria a melhorar um pouco a refrigeração do PC, mas não fará muito efeito para o sua configuração por ser simples, mas pelo menos estará preparado para futuros upgrades.

 

Mas se eu fosse você me preocuparia mais em pegar uma fonte de boa qualidade do que um gabinete novo, por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB como eu comprei recentemente ainda posso reembolsar a fonte, acha q seria bom? Mas no caso do reembolso eu ficaria sem fonte(no caso só com a de 200w) daria algum problema? Como eu comprei no cartão o valor cairia na fatura, mas eu reembolsaria e compraria logo após, confiando no reembolso, afinal comprei na Amazon, e futuramente comprar um I5 3470 tá bem em conta e já melhor q o meu atual, e também é o que minha placa-mãe suporta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Razza disse:

@GuilhermeGB como eu comprei recentemente ainda posso reembolsar a fonte, acha q seria bom? Mas no caso do reembolso eu ficaria sem fonte(no caso só com a de 200w) daria algum problema? Como eu comprei no cartão o valor cairia na fatura, mas eu reembolsaria e compraria logo após, confiando no reembolso, afinal comprei na Amazon, e futuramente comprar um I5 3470 tá bem em conta e já melhor q o meu atual, e também é o que minha placa-mãe suporta

Acho que seria uma boa opção, tente pegar pelo menos aquela Silverstone indicada pelo colega que está R$230 na Terabyte, mas se fosse você faria um esforço para pegar uma MSI MAG A650BN por R$280 na Kabum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Razza disse:

Aerocool, 80 Plus Bronze, KCAS-500W, EN53367

Péssima fonte, essa linha KCAS é problemática, e eu evitaria qualquer fonte da marca Aerocool, nunca foi marca confiável.

 

7 minutos atrás, Razza disse:

é um preço próximo e 100w a mais,

Amigo, o problema não é "watts", sua configuração não exige nem 200W. O problema é que essas fontes são porcarias, elas não entregam a potência que promete, a além disso, não entregam uma energia de qualidade para o seu PC. Isso por si só vai danificando as peças que você tem lentamente, até algum dia no futuro você percebe que alguma coisa parou de funcionar. Fora que a maioria delas não cumpre os padrões de segurança, então se alguma falha mais grave acontece na fonte, não só ela vai pro ralo, alguma peça do seu PC também pode ir junto.

 

Se não puder comprar uma fonte boa, então não compre nenhuma e fique com sua antiga, mas o risco é seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!