Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Sigo com um problema em meu monitor no qual vou explicar do jeito mais detalhado possível, o tópico foi criado na sessão de Placa-Mãe, pois acredito (eu) que o problema seja em si na placa-mãe, vamos lá:
Digo de antemão que uso meu setup a 3 anos e moro em uma cidade litorânea a duas quadras da praia, porém, não é maresia ou oxidação, pois frequentemente limpo meu computador pois tenho um certo zelo por ele.

O problema aconteceu daquele jeito famoso: Um dia você vai dormir e o PC tá funcionando de boa, aí você liga ele no dia seguinte e, ele não funciona mais.
Porém consegui arrumar, simplesmente trocando as memórias de lugar.
O PC permaneceu até então funcionando normal, até que um dia, eu estava jogando meus jogos de sempre, onde percebi que o jogo estava travando (muito) mais que o normal.

O problema começou aqui:
No Meu computador > Propriedades, mostrava apenas "Memória Instalada (RAM): 8GB (16GB)"
Baixei o programa Speccy e ele mostrava que eu de fato tinha duas memórias, porém estava com 16GB instalados, SEM DUAL-CHANNEL (?)

Parcialmente resolvi esse problema: Depois de muitos testes e "tira e põe" de memória RAM, estranhamente, a RAM que estava no slot 2 não funcionava no slot 1 e vice-versa. O que "resolveu" e é o que tá até agora, é que uma das RAMS de "teste" funcionou junto com uma que já estava, então deixei assim e o PC ligou de novo e é assim que estamos até hoje.

Aí mais uma surpresa: Minhas RAMS tem RGBs, porém, elas não funcionam na minha placa-mãe, elas funcionavam ANTES, porém, não percebi desde quando a RGB delas "parou de funcionar".
Peguei a ram que restou, coloquei no PC do meu irmão para testes e magicamente o RGB ligou, como sempre funcionou até antes de parar e eu nem ter notado e sim, estava funcionando perfeitamente.
(Rodei o MEM Test em TODAS as RAMS)

Após isso, quando liguei meu computador, vem o começo do post em que anunciei, o problema no meu monitor.
Apareceu um traço preto, fino, que vai do lado esquerdo até o lado direito, porém o traço vai esmaecendo até quase que desaparecer chegando ao lado direito, já troquei cabo e não resolveu.

Aí agora eu deixo meu questionamento, teria como por algum motivo, o slot de RAM da placa-mãe, estar de certa forma queimado e com isso, influenciar na RAM e afetar o vídeo, gerando esse traço no meu monitor ?
Já pesquisei um monte de coisa e não descarto que também o monitor esteja com defeito, é um Monitor TUF Gaming VG249Q1A, a placa-mãe é uma GTX 1660 Super.

"Não quero" fazer o teste de colocar o cabo HDMI na placa de vídeo, pois sabe lá se sequer vai ligar o PC de novo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!