Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de energia de um PC "gamer"


Posts recomendados

Opa pessoal, bão? Estou para montar meu primeiro pc e tal, mas como eu não moro sozinho, quero pagar tudo para não interferir na conta de luz.

A config que escolhi montar foi um; CPU-  Xeon e5 2640 v3; GPU- RX 580; fonte mancer 500w (estou na dúvida se o 400w iria aguentar); SSD NVMe 512 GB da Pichau e uma placa x99 do ali.

Queria saber o valor médio que essa config iria impactar no valor final na conta de luz ou o kW/h seria de grande ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rapaix Olá boa noite, bem vai depender do consumo que você ira usar como tempo, a qualidade gráficas do jogos. O xeon é um belo consumidor de energia além do mais tem a rx 580 outra também. Bem não sei se esse calculo é 100% certo mais tem isso aqui. Consumo (em kWh/mês) = (Potência do PC x horas de uso por dia x quantidade de dias)/1.000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grosso modo:

Xeon:95W

RX580 :185W

MB+RAM+discos,tec: 50W

Total:330W 

Se o fonte for 80Plus: 330/0,8=412,5 W

Portanto 500W já daria, mas por segurança ideal seria 600 650W

Quanto ao consumo mensal:

Se usar 12horas/dia:

0,4125KWx12x7diasx4semanas=138Kw.hX0,5R$/KW=69 reais por mes

Conta aproximada e na faixa de consumo de 0,50 R$/kwh(entre 100 e 200kwh aproximadamente), dependerá da concessionária.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cálculo acima reflete o consumo do PC enquanto você joga, enquanto faz atividades mais simples o consumo total geralmente não vai passar dos 150W (consumo total da fonte considerando a eficiência), podendo ser até bem menos. No meu PC mesmo eu já verifiquei o consumo total da fonte enquanto fazia atividades normais, medi por volta de 80-120W (sem contar o monitor).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaptaAngolan O consumo total dessa configuração gira por volta de 400w, sendo assim uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente.

 

Calculo consumo

 

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo TecLab.

 

PSU Tier List

 

 

 

 

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Entendo!

Porém uma dúvida que sempre que entro nessas áreas de watts ficam para mim, esse valor reflete o uso máximo correto? Porém quando abro/jogo um game (a depender da qualidade e tal) a CPU não irá entregar tudo isso de consumo ou vai?

Sempre fico com esse questionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, PedraX disse:

Sim, é uso máximo.

E o consumo calculado nas réguas de cálculo também é conservador porque leva em conta envelhecimento componente e outros fatos como temperatura ambiente,etc

Compreendo, então esse valor reflete o valor máximo das peças a qual mencionei e respectivamente o valor convertido em energia e consequentemente a reais em seu uso máximo.

Obrigado! Ajudou bastante na minha pesquisa de preço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!