Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual mais indicada para renderizar vídeos GeForce GTX 1080 ti ou RTX 3060 12G?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Amigos,
No meu caso,  preciso comprar uma placa de vídeo que não é exatamente para jogos ou games como queiram, mas é para renderizar videos pelo programa HITPAW Vídeo ENHANCER   (https://www.hitpaw.net/br/hitpaw-Vídeo-enhancer.html?linksource=home ) que serve para melhorar as imagens de VHS e outros videos com ruido.
Como deu pra perceber, usando o programa, ele exije 100% da GPU e soube que o melhor para ter este tipo de programa IA são a maior quantidade de shaders e bus width .

Pelo que posso gastar, achei duas placas parelhas:

- GTX 1080 ti  -  https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-GTX-1080-ti.c2877

-RTX 3060  12G   -   https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-12-gb.c3682

A 1080 ti  tem uma largura de banda maior e TMU e RoPs  um pouco maior
Porém  a 3060 é mais nova em tecnologia, e não sei se seria melhor do que a 1080 Ti.
Portanto caros amigos, se você conhecerem  algum destes programas de enhancer com IA  e puder me indicar, eu agradeço, pois como mencionei, não é para jogos e não tenho o mínimo conhecimento sobre placas, além de ser já um velho de 64 anos.
Se puderem opinar, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Qual mais indicada para renderizar vídeos GeForce GTX 1080 ti ou RTX 3060 12G?

Nunca vi uma comparação direta entre a 1080Ti e a 3060. Só vi entre a 1070 e a 3060 e o desempenho da RTX foi muito superior. Em alguns cenários levou 1/10 do tempo da 1070 pra fazer o mesmo serviço. A 1070 levava 58 minutos para renderizar e a 3060 levava 6.

 

A diferença entre a 1080Ti e a 3060 não seria tão grande, mas ainda assim tendo a assumir que a 3060 leva vantagem. Mesmo que tenham desempenhos próximos, com testes sintéticos indicando desempenho 10% superior para a 1080Ti, a 3060 é bem mais econômica, e isso para um equipamento que irá passar o dia todo em carga, no final pode fazer diferença,. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esse tipo de programa, se ele possui otimização adequada para aproveitar as vantagens tecnológicas das novas placas, porque as placas RTX deixam qualquer uma das antigas GTX literalmente no chinelo em processamento de IA. Até mesmo quando você compara uma RTX 2xxx com uma GTX 16xx, elas usam a mesma arquitetura Turing, mas a linha RTX tem núcleos Tensor, que é dedicado para processamento de IA. Mesmo via CUDA as placas RTX ainda possuem otimizações melhores que beneficiam esse tipo de processamento.

 

Usando como exemplo o Stable Diffusion, gerador de imagens via IA de código aberto, aqui na minha GTX 1660 Ti pra eu gerar uma imagem em 512x512, ela consegue algo por volta de 2 iterações por segundo pelo Xformers (usando CUDA), enquanto uma RTX 2060, que é apenas 20% mais rápida em jogos, consegue por volta de 13 iterações por segundo (6.5x mais rápida) usando o TensorRT (núcleos Tensor), e por volta de 8 iterações por segundo (ainda assim, 4x mais rápida) usando Xformers. Para efeito de comparação, a RTX 3060 conseguiria algo em torno de 18 iterações por segundo via TensorRT.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos Kleber e Guilherme, lhes agradeço  pela pronta resposta.

Peço apenas ao  Guilherme (ou outro membro que ler este post)  que me diga o que são os núcleos tensor e numa especificação de placa grafica onde devo procurar para saber onde se avalia estes, ou seja algum nome nas config das placas. Vejo sempre o site Techpower Up  para me basear, mas não entendo muita coisa da tecnica.

Se puder dar uma rapida explicação sobre, muito obrigado.

 

Oswaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Painter358 disse:

Amigos Kleber e Guilherme, lhes agradeço  pela pronta resposta.

Peço apenas ao  Guilherme (ou outro membro que ler este post)  que me diga o que são os núcleos tensor e numa especificação de placa grafica onde devo procurar para saber onde se avalia estes, ou seja algum nome nas config das placas. Vejo sempre o site Techpower Up  para me basear, mas não entendo muita coisa da tecnica.

Se puder dar uma rapida explicação sobre, muito obrigado.

 

Oswaldo

Núcleos Tensor são especializados em realizar cálculos em matrizes, isso é algo que é bastante necessário para processamento de IA. Todas as placas NVIDIA RTX tem núcleos Tensor, e eles melhoraram conforme uma nova geração chega, por exemplo, os núcleos Tensor das RTX 4000 são melhores que das RTX 3000, que também já são melhores que das RTX 2000.

 

A quantidade de núcleos Tensor é mostrada nas especificações do TechPowerUp, caso você queira verificar, no caso da imagem abaixo, se refere a um RTX 3060 12GB.

 

Screenshot_28.png.8d63eafe0ee88d3ca98d1f528ba1e439.png

 

Ma se você olhar as especificações de RTX 4060, ela terá menos núcleos Tensor menor, porém, por ser uma placa de arquitetura mais nova, ela ainda será um pouco mais rápida que a RTX 3060.

 

Screenshot_29.png.590d4d9d88b262e7be271a407bb35a5f.png

 

Pra você ver algo mais na prática, aqui está um teste feito pelo pessoal do Tom's Hardware de quantas imagens por minuto cada placa consegue gerar em média no Stable Diffusion, em resolução 512x512 e 50 iterações por imagem. No caso foi usado TensorRT para placas NVIDIA, DirectML para placas AMD e OpenVINO para placas Intel.

 

RtAnnCQxaVJNYgA4LbBhuJ.png

 

Fonte: https://www.tomshardware.com/pc-components/gpus/stable-diffusion-benchmarks

 

Claro, não sei como andam os outros programas de processamento de imagem com IA, talvez eles não estejam tirando total proveito das novas tecnologias das placas atuais, então pode ser que na prática o resultado seja bem diferente do caso específico do Stable Diffusion.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa  Guilherme, não era  necessario ir tão fundo na explanação sobre os tensor, muito obrigado.

Aproveitando e dando uma pincelada no assunto, pois surgiu uma oportunidade em duas placas e portanto pergunto

-RTX 3060   12G   --  https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-12-gb.c3682

-RTX 3060 Ti   8G  --   https://www-techpowerup-com.translate.goog/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-ti.c3681?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR

Qual seria mais vantajoso  para a questão de trabalho com Vídeo com IA ou não ha muita diferença entre  as duas?

Se puder tirar mais esta duvida, lhe agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, Painter358 disse:

Puxa  Guilherme, não era  necessario ir tão fundo na explanação sobre os tensor, muito obrigado.

Aproveitando e dando uma pincelada no assunto, pois surgiu uma oportunidade em duas placas e portanto pergunto

-RTX 3060   12G   --  https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-12-gb.c3682

-RTX 3060 Ti   8G  --   https://www-techpowerup-com.translate.goog/gpu-specs/GeForce-RTX-3060-ti.c3681?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR

Qual seria mais vantajoso  para a questão de trabalho com Vídeo com IA ou não ha muita diferença entre  as duas?

Se puder tirar mais esta duvida, lhe agradeço.

Considerando as condições ideias, onde a quantidade de memória de vídeo não é um problema, a RTX 3060 Ti será ligeiramente mais rápida que a RTX 3060. Caso a tarefa que você for executar exija mais do que 8GB de memória de vídeo e menos de 12GB, nesse caso a RTX 3060 Ti poderia acabar falhando no meio do processo enquanto a RTX 3060 12GB conseguiria trabalhar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!