Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VPN - como manter o anonimato em uma denúncia anonima


Posts recomendados

Bom dia
Preciso enviar um e-mail de denúncia anônimo e gostaria de saber se usando uma VPN estou seguro quanto ao rastreio e localização.
Além disso, eu consigo trocar a localização através de uma VPN para uma cidade ou Estado específico do Brasil? 
Por exemplo: moro no RJ e gostaria de alterar a cidade para Fortaleza. 
Baixei o avast VPN e para mim apenas apareceu a cidade de São Paulo.
Outra dúvida: se eu enviar o e-mail com a VPN  ativa e desativar em seguida, corro risco de rastreio de como o e-mail foi enviado?
Não encontro no fórum; mas agradeço se tiver algum tutorial de como devo e posso realizar isto de forma segura, para minha segurança e de minha família.
Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, PHAPS disse:

consigo trocar a localização através de uma VPN para uma cidade ou Estado específico do Brasil? 

Não, você apenas pode utilizar os IPs que a sua VPN distribui.

Também isso não adianta de muita coisa, afinal se forem atrás de vocês, vão saber que você vai estar de VPN, mesmo que esteja apontando para Fortaleza.

38 minutos atrás, PHAPS disse:

Outra dúvida: se eu enviar o e-mail com a VPN  ativa e desativar em seguida, corro risco de rastreio de como o e-mail foi enviado?

Depende de como esse endereço de e-mail foi criado. Não adianta de nada mandar um único e-mail com camuflador de IP se a sua conta foi criada com seu IP real ou se esse IP real foi utilizado ao menos uma vez com essa conta.

 

Você pode:

  1. Criar um e-mail com VPN e não utilizar nenhuma forma de autentificação de 2 fatores e enviar o e-mail logo em seguida
  2. Baixar o Tails num pendrive e tentar criar algum e-mail por ele, o tutanota e o protonmail aceitam criação de e-mail pelo TOR
  3. Abrir uma máquina virtual WHONIX e criar algum e-mail como os já citados no item 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Necklace

3 horas atrás, Necklace disse:

Não, você apenas pode utilizar os IPs que a sua VPN distribui.

Também isso não adianta de muita coisa, afinal se forem atrás de vocês, vão saber que você vai estar de VPN, mesmo que esteja apontando para Fortaleza.

Depende de como esse endereço de e-mail foi criado. Não adianta de nada mandar um único e-mail com camuflador de IP se a sua conta foi criada com seu IP real ou se esse IP real foi utilizado ao menos uma vez com essa conta.

 

Você pode:

  1. Criar um e-mail com VPN e não utilizar nenhuma forma de autentificação de 2 fatores e enviar o e-mail logo em seguida
  2. Baixar o Tails num pendrive e tentar criar algum e-mail por ele, o tutanota e o protonmail aceitam criação de e-mail pelo TOR
  3. Abrir uma máquina virtual WHONIX e criar algum e-mail como os já citados no item 2

 

Legal! Obrigado pelas dicas!

 

Dúvida: eu usando VPN e uma conta gmail, seria possível ainda assim ser rastreado?

 

Por se tratar de uma denúncia anônima de um assunto complexo e muito sério/delicado, me preocupa em descobrirem e minha segurança ser prejudicada.

 

Por não conhecer muito o assunto, acabam surgindo várias dúvidas... rsrs

 

Mas agradeço muito pelo retorno!!


Abraços, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, PHAPS disse:

Dúvida: eu usando VPN e uma conta gmail, seria possível ainda assim ser rastreado?

Se você criar essa conta com VPN, não.

 

Agora se você tem condição e necessita de mais privacidade, você poderia contratar o serviço Mullvad VPN que é bastante renomado na política sem logs de operação.

 

Também envie esse e-mail com um navegador específico em privacidade, como o Ungoogled Chromium, Pale Moon, etc.

 

Nota: você sempre será rastreado, porém quando se usa VPN, proxy, etc, os seus rastros não serão mais vinculados a você. Por isso há essa sensação de "anonimato".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!