Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt AMD Ryzen 7 5700X


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Recentemente coloquei um Water Cooler, L300 da Deep Cool. Em jogos pesados, como Warzone, a temperatura do processador está chegando a 75°C. 
Vi alguns vídeos sobre undervolt, utilizando o Ryzen Master. Como sou leigo, optei utilizar esse software, mas não consegui.

Alguém com sabe como posso baixar um pouco a temperatura utilizando esse software?

Pasta térmica é SnowDog e placa de vídeo RTX 4070 Super.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rager disse:

Olá pessoal,

 

Recentemente coloquei um Water Cooler, L300 da Deep Cool. Em jogos pesados, como Warzone, a temperatura do processador está chegando a 75°C. 
Vi alguns vídeos sobre undervolt, utilizando o Ryzen Master. Como sou leigo, optei utilizar esse software, mas não consegui.

Alguém com sabe como posso baixar um pouco a temperatura utilizando esse software?

Pasta térmica é SnowDog e placa de vídeo RTX 4070 Super.

 

Obrigado

Recomendo ver se o water cooler está instalado corrretamente, pasta térmica eu uso mx-4 ou Master MasterGel nano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Rager disse:

Recentemente coloquei um Water Cooler, L300 da Deep Cool. Em jogos pesados, como Warzone, a temperatura do processador está chegando a 75°C. 

A temperatura não está ruim, ainda mais para um WC de 120mm (o desempenho é muito similar a um air cooler de 120mm). Só certifique que o fluxo de ar no gabinete está bom, gabinete com entrada de ar frontal e saídas atrás e em cima, e ventoinhas nesses locais.

 

9 minutos atrás, Rager disse:

Vi alguns vídeos sobre undervolt, utilizando o Ryzen Master. Como sou leigo, optei utilizar esse software, mas não consegui.

Sim, se você tiver alguma placa-mãe B450 ou B550 poderá utilizar esse aplicativo. Verifique no Youtube como fazer esses ajustes, você encontrará alguns vídeos explicando. Por exemplo, o vídeo abaixo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A temperatura não está ruim, ainda mais para um WC de 120mm (o desempenho é muito similar a um air cooler de 120mm). Só certifique que o fluxo de ar no gabinete está bom, gabinete com entrada de ar frontal e saídas atrás e em cima, e ventoinhas nesses locais.

Acredito que o fluxo de ar esteja ok, 3 fans frontais jogando ar pra dentro. Duas fans em cima e uma atrás jogando o ar pra fora.

22 minutos atrás, JotaCF disse:

qual é a tua placa-mãe, amigo? dependendo, é mais simples apenas configurando o PBO 2.

É uma B450 Aorus Pro Wi-fi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rager disse:

Acredito que o fluxo de ar esteja ok, 3 fans frontais jogando ar pra dentro. Duas fans em cima e uma atrás jogando o ar pra fora.

Sim, se seu gabinete tiver aberturas, então está tudo certo. Porque tem gente que compra aqueles gabinetes com painel frontal fechado e acaba tendo superaquecimento, mesmo enchendo o gabinete de ventoinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, se seu gabinete tiver aberturas, então está tudo certo. Porque tem gente que compra aqueles gabinetes com painel frontal fechado e acaba tendo superaquecimento, mesmo enchendo o gabinete de ventoinhas.

Tive problema com aquecimento com meu antigo gabinete, agora estou com o Gamemax Brufen C-1. Ele tem entradas de ar na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JotaCF se ele está querendo fazer undervolt para reduzir a temperatura, fazer isso aí vai causar o efeito contrário. O Ryzen 7 5700X é basicamente um 5800X, só que com limitação de TDP para 65W, enquanto o 5800X é limitado a 105W. Quando você faz PBO no 5700X você libera os limites de energia e faz ele chegar no nível do 5800X, o que também fará com que ele aqueça mais. E para esse nível de dissipação de calor, um WC de 120mm não vai dar conta, precisa de um bom WC de 240mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, JotaCF disse:

é só um exemplo, mas você pode pesquisar vários outros e aplicar a lógica pra encontrar qual a config ideal pra você:

Vou dar uma olhada. Achava que com o Ryzen Master seria mais fácil e seguro.

 

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

se ele está querendo fazer undervolt para reduzir a temperatura, fazer isso aí vai causar o efeito contrário. O Ryzen 7 5700X é basicamente um 5800X, só que com limitação de TDP para 65W, enquanto o 5800X é limitado a 105W. Quando você faz PBO no 5700X você libera os limites de energia e faz ele chegar no nível do 5800X, o que também fará com que ele aqueça mais. E para esse nível de dissipação de calor, um WC de 120mm não vai dar conta, precisa de um bom WC de 240mm

Bom saber, obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB o PBO é uma ferramenta excelente, mas tem que setar na medida que a pessoa precisa porque não existe milagre, todo método exige ajustes. se ela vai rodar render, jogos, equilibrar consumo/desempenho/temp, aprendendo isso a pessoa vai fazer a escolha que quiser porque se deixar o boost ativado no automático é dor de cabeça na certa. o 5600 do meu irmão era absurdo o que a placa jogava de vcore, após aplicar essa config básica aqui foi o suficiente pra acabar com alta temperatura e consumo a toa mesmo com um ag400:

 

@Rager acima tem um outro vídeo pra você entender a lógica da coisa, o melhor que já encontrei. com um inglês mínimo você entende tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JotaCF como você bem disse, o PBO pode ser utilizado de várias formas, mas por quem já entende mais do que está fazendo, e maioria dos tutoriais na internet só ensiam formas de aumentar o desempenho liberando os limites de energia. Para quem ainda está aprendendo, o bom e velho undervolt manual é uma boa opção pra começar, e se a pessoa se interessar, depois pode aprender outras técnicas. Apesar de que eu acho que não tem muito espaço pra melhorar com o 5700X, a AMD já meio que fez um "milagre" com um chip desses octa-core tendo o desempenho que tem limitado a 65W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB isso aqui é muito mais fácil que refinar undervolt:

 

e a depender do uso, caso não seja muito exigente e a temperatura é problema, só desativa o boost no BIOS e um abraço. mas na minha experiência, que já fiz de ambas as formas, o PBO é de longe muito mais simples, não precisa nem aloprar setando muitos parâmetros pra limitar consumo do cpu, da placa-mãe etc... mas questão de gosto e opinião, na minha experiência foi isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!