Ir ao conteúdo

Fonte para Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 3060 12gb

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Já juntei uma grana legal a longo de 7 messes e quero realizar meu sonho de criança, e estou muito na duvida em questão da fonte aqui vão as configurações do Pc que pretendo montar:

AMD Ryzen 5 5600
placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite
Cooler Para Processador DeepCool High Performance AK400 WH ou Cooler Processador Gamdias Boreas E1-410
memória RAM Asgard DDR4 16gb (2x8gb) 3200mhz
Placa de vídeo RTX 3060 12gb da marca INNO3D
SSD não qual escolher ainda.
FONTE:?????
Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX, Com 6 Fans Rainbow, Vidro Temperado, X3 MESH (B)
Monitor LG UltraGear 23,8 144HZ

Se tiver algo que vocês recomendem mudar seria de grande ajuda, obrigado pela atenção de vocês. 

• Moderador
Postado

@Kauan -_- Olá amigo, parabéns pela oportunidade de realizar seu sonho! 🤩

Sobre a fonte, você pode pegar uma Cooler Master MWE 450W (MPE-4501-ACAAB-WO), ótima fonte, classificada como Tier B, 5 anos de garantia e com preço excelente.

A sua configuração (placa de vídeo + CPU) terão um consumo de aproximadamente 235W, ou seja, uma boa fonte de 450W já dá conta.

Mas permita-me indicar algumas alterações que eu faria na escolha das peças para seu PC:

Placa-mãe - Substituiria a placa-mãe ela MSI B550M Pro-VDH WiFi, é melhor em VRM.

Placa de vídeo - Uma possível opção a RTX3060 seria uma RX6600, é um pouco melhor em desempenho.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Opa @guilherme_dr, obrigado mn, então estava procurando uma fonte e vi uns tópicos aqui e a maioria falava que 550 era bom mas que era perigoso e n sei se 450 iria aguenta( não sei o porque ) e n conheço nada de marca se ela é premium ou bomba, e vou consegui comprar uma fonte até no max $450.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Kauan -_- essa nomenclatura só diz eficiencia e mais nada, essa tem 5 anos de garantia.a fonte acima é muito boa, além de barata. De SSD recomendo o Kingston nv2. Troque sua placa-mãe para a recomendação do @guilherme_dr, aorus elite é cara e feita pra quem é obcecado com overclock. De ram recomendo xpg d35, 10 anos de garantia e qualidade braba. Recomendo de air cooler o deepcool ag400, e gabinete air 903 base.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
11 minutos atrás, Kauan -_- disse:

Opa @guilherme_dr, obrigado mn, então estava procurando uma fonte e vi uns tópicos aqui e a maioria falava que 550 era bom mas que era perigoso e n sei se 450 iria aguenta( não sei o porque ) e n conheço nada de marca se ela é premium ou bomba, e vou consegui comprar uma fonte até no max $450.

Você pode optar pela versão de 600W - Cooler Master MWE 600W (MPE-6001-ACAAB-BR), mas não é uma necessidade, já que uma fonte com menor potência já segura a configuração.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr sobre a placa de vídeo, não teria como escolher uma da NVIDIA? o resto tá perfeito, vou escolher as placa-mãe que você me recomendou e como diz que só é feito OC n quero fazer então vou com a sua recomendação. 

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Kauan -_- disse:

vi uns tópicos aqui e a maioria falava que 550 era bom mas que era perigoso e n sei se 450 iria aguenta( não sei o porque )

O tópico abaixo explica sobre as razões para se evitar superdimensionar a fonte de alimentação 👇

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

@guilherme_dr acho que aí já seria um superdimensionamento, a config mal consome 350w. 600w seria melhor pra placas de vídeo bem mais gulosas. @Kauan -_- Nvidia é muito caro, vá de amd

Já discuti muito aqui no fórum sobre super dimensionamento e tenho minha opinião formada, na qual 600W para uma configuração que consome pouco mais de 300W não é absurdamente alto como seria uma fonte de 750~850W, mas também não seria uma necessidade.. enfim, não quero entrar nessa discussão novamente. hehe'

O autor do tópico tem a escolha e as opções e precisa saber que 600W de fonte na sua configuração não vai explodir nada e nem trazer riscos, na verdade não vai mudar em NADA seu desempenho.

Isso tem muito a ver com o perfil do usuário, que pode ser do tipo que pretende trocar de componentes em um curto\médio prazo e nesse caso é sim interessante optar por uma fonte um pouco mais potente, para não "descartar" uma fonte boa pelo fato de não atender a demanda energética desses novos componentes, mas repito, isso é de acordo com o perfil de cada um, o usuário que vai manter a mesma configuração por anos a fio, não precisa gastar mais com fontes mais potentes de forma alguma, por isso minha primeira indicação foi a de 450W, perfeitamente apta à configuração citada.

Por exemplo eu: tenho uma fonte de 850W e não precisaria disso tudo, mas sei que logo pretendo dar upgrade em GPU e vou precisar dessa potência.

Enfim, assunto resolvido, usuário auxiliado e dúvidas sanadas.

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...