Ir ao conteúdo

Compro um Ryzen 9 5900X e fico no AM4 ou pego um Ryzen 9 7900x e vou para AM5?

Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Postado

Salve meus amigos! Recentemente comecei a fazer um upgrade na minha máquina, já adquiri uma RTX 3080(inclusive, aqui tem post meu sobre ela) um gabinete com bom airflow e uma fonte Corsair cx750W selo 80Plus Bronze. E olhando para futuros upgrades principalmente de placa de vídeo(bem distante), eu queria montar um bom setup, mas que durasse bastante tempo sem precisar de fazer upgrades a curto prazo, então resolvi montar um pc bem parrudo, pois também trabalho na máquina com arquivos 3D, edição de vídeo e imagem, uso também para fazer lives/gravações e jogar.  E nessa eu queria casar essa minha 3080 com o Ryzen 9 5900X, mas a diferença de preço dele para o Ryzen 9 7900x é bem baixa, só que para montar um bom kit para esse processador na plataforma AM5, vai custar bem mais, pois placa-mãe e memórias estão bem caras... e por mais que eu queira montar algo robusto assim, meu orçamento não é tão absurdo a esse ponto. Então eu estou na dúvida, será que pro meu propósito vale a pena ficar no AM4 com esse R9 5900X, ou vou para a próxima geração com o R9 7900X? Ps: Atualmente estou com um Ryzen 5 1600AF, placa-mãe: ASUS b450m e 16GB de ram DDR4 2666MHz e pretendo troca-los, mas até comprar tudo, eu iria utiliza-los junto as peças novas.

pc.jpg

• Membro VIP
Postado

Realmente a AM4 sai mais barato e já atende ao seu propósito , mas se tiver orçamento am5 oferece maior longevidade. 

Porém acredito que usar um Ryzen 9 seja exagero , pois um Ryzen 7 já seria algo bem robusto .

Mas como você deseja o Ryzen 9 o primeiro ponto é a refrigeração , você vai precisar de um Watercooler de 360mm do nível do Deepcool LT 720 929 

AM4 

Ryzen 9 5900x 1866

MSI MPG B550 Gaming Plus 949

XPG GAMMIX D35 16GB cl16 2x 496

3.311

AM5 

Ryzen 9 7900X 2.394

ASUS TUF GAMING B650M PLUS 1.380

Corsair Vengeance 2x16GB 5600mhz DDR5 850

4.624

Ao analisar testes de vrm você pode notar que nem todas as placas mãe são adequadas para um Ryzen 9 , se mudar para o Ryzen 7 suas opções de motherboard aumentam .

AM4 

F1a3A_EWwAcPjAi(1).jpg.4bc1fb2675e8c30788b2e824b64ee705.jpg

AM5

Screenshot_20240229-080710_YouTube.thumb.jpg.0851d848b7c952622fcd68ab8fd39548.jpg

Qual seu gabinete ?

A que eu citei para am4 é ATX verifique se o seu gabinete suporta ela .

8 horas atrás, Mikael Souza disse:

arquivos 3D, edição de vídeo e imagem,

Se usar o blender como exemplo pode notar que existe uma diferença relevante entre o 7900x e o 5900x , porém o 5900x já oferece um bom desempenho .

images(14).png.1b077baeeb43db3273fd10333bc461d3.png

9 horas atrás, Mikael Souza disse:

E nessa eu queria casar essa minha 3080 com o Ryzen 9 5900X, mas a diferença de preço dele para o Ryzen 9 7900x é bem baixa, só que para montar um bom kit para esse processador na plataforma AM5, vai custar bem mais, pois placa-mãe e memórias estão bem caras... e por mais que eu queira montar algo robusto assim, meu orçamento não é tão absurdo a esse ponto.

Assim sendo 4.240 no AM4 e 5.533 no AM5 uma diferença de 1.313 reais .

E a propósito qual seu orçamento?

• Curtir 1
Postado

Eu tenho aqui um Ryzen 9 5900x, rodando 89% o tempo todo (windows, máquinas virtuais e calculos matemáticos pesados). No air cooler, batia 87ºC o tempo todo. Comprei um watercooler Mymax e a temperatura baixou para 72ºC. A foto do gabinete não mostra se tem como colocar um water cooler na parte superior, mas na parte de trás, cabe com certeza cabe um de 120mm.

O R9 5900 ainda vai durar uns bons 4 anos ainda, talvez mais, porque sua 3080 vai longe também.

• Curtir 1
Postado

@Guilherme FW Xavier O gabinete tem espaço para colocar watercooler de até 360mm na parte superior, tanto que lá tem 3 fans de 120mm. Mas então esse 5900x dura um bom tempo ainda. Eu quero montar essa máquina mirando a longevidade, quero ficar um bom tempo sem precisar  trocar peças.

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Mikael Souza disse:

Atualmente eu tenho 2k para o processador, mas posso forçar até no máximo R$2300 para o mesmo, já o restante das peças, irei juntando e comprando aos poucos, peça por peça.

Olá 

Bom dia 

Desculpe pela demora em responder 

Acredito que seja melhor comprar as peças todas juntas , pois por mais que a sua ASUS b450m gaming br seja compatível com o Ryzen 9 5900x o circuito de vrm dela não tem um bom desempenho pela fata de dissipador e construção .

Assim você irá sofrer thermal throttling reduzindo o desempenho do seu Ryzen e em testes realizados a placa desliga se exigir muito dela , logo não seria interessante a experiência da placa desligar durante alguma tarefa importante que esteja realizando. 

E não poderá usar o seu cooler box no Ryzen 9 5900x , não é recomendável o uso de Watercooler de 120mm pois a performance é similar a air coolers de 120mm de boa qualidade. 

Ao usar um Watercooler de marca genérica ou baixa qualidade a durabilidade dele será menor e a rotação da fan e bomba vão estar sempre no máximo o que não é muito interessante. 

Como o seu gabinete possui suporte recomendo usar um wc de 360mm de boa qualidade , para aproveitar o máximo do seu Ryzen e ter uma configuração equilibrada. 

1 hora atrás, Mikael Souza disse:

Mas então esse 5900x dura um bom tempo ainda. Eu quero montar essa máquina mirando a longevidade, quero ficar um bom tempo sem precisar  trocar peças.

Sim o 5900x dura um bom tempo pois o desempenho em blender e similares é muito eficiente , porém ao usar edição , renderização etc o uso do cpu será all core 99% , então investir na refrigeração é necessário. 

Postado

@STAR ALPHA De todo modo, eu terei que trocar de placa-mãe, pois já sabia que a construção da minha B450m não aguentaria o R9 5700X, mas tendo em mente que eu terei que trocá-la de qualquer maneira, não seria mais interessante eu juntar um pouco mais e comprar um R9 7900X e já partir para uma plataforma nova? Já que com esse projeto, eu viso bastante o prolongamento de sua vida útil em relação ao seu desempenho nas tarefas do trabalho, jogos e criação de conteúdo. A única diferença para mim do AM4 para o AM5 seria que eu poderia utilizar minhas memórias no AM4, já que elas são DDR4, mas mesmo assim, futuramente eu iria trocá-las porque a frequência delas é baixa. E também, esse PC é um projeto que não é para agora, como eu tinha dito antes, irei comprar as peças uma por uma até terminar de comprar todas. Já o sistema de refrigeração, eu queria colocar um NZXT Kraken 360mm ou um ASUS Rog Ryujin III 360mm. E então, o que acha da minha analogia?

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Como eu disse acima se tiver orçamento o AM5 é melhor , mas am4 também serve.

Em 09/03/2024 às 08:27, STAR ALPHA disse:

Assim sendo 4.240 no AM4 e 5.533 no AM5 uma diferença de 1.313 reais .

23 minutos atrás, Mikael Souza disse:

mas tendo em mente que eu terei que trocá-la de qualquer maneira, não seria mais interessante eu juntar um pouco mais e comprar um R9 7900X e já partir para uma plataforma nova?

Sim será mais interessante investir em AM5 , pois você terá uma máquina com desempenho superior , tecnologias aprimoradas e muito mais longevidade de componentes .

28 minutos atrás, Mikael Souza disse:

Já o sistema de refrigeração, eu queria colocar um NZXT Kraken 360mm ou um ASUS Rog Ryujin III 360mm.

Eles são bons Watercoolers , mas tem o mesmo desempenho do Deepcool LT 720 porém custam mais caro .

Veja este teste onde mesmo com 7950x que é ainda mais quente bons wcs conseguem mante-lo a 67-70° 

Screenshot_20240307-155158_Brave-Nightly.thumb.jpg.f55cfadd29c49a81304a7354d5c43f12.jpg

37 minutos atrás, Mikael Souza disse:

E também, esse PC é um projeto que não é para agora, como eu tinha dito antes, irei comprar as peças uma por uma até terminar de comprar todas.

Eu diria que você deve guardar dinheiro suficiente para adquirir todas as peças necessárias ao uso em um mesmo momento , afinal se comprar peças mas não usa-las estará gastando o tempo da garantia  .

37 minutos atrás, Mikael Souza disse:

E então, o que acha da minha analogia?

Sim concordo com a sua analogia , se quer um projeto robusto e durável que atenda aos seus objetivos deve investir naquilo que há de melhor pensando no futuro e não apenas no agora .

• Curtir 3
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!