Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet limitada a 100Mbps pela placa-mãe (talvez?)


Posts recomendados

Bom dia, gente! Acabei de pegar uma placa-mãe nova, a GIGABYTE B550M K, e apesar de nas configurações ela ter suporte a conexões de até 1000mbps, ela só chega até 100mbps.

 

Eu sei que o problema não é o cabo, pois o mesmo cabo em uma placa de rede externa funciona nos 500mb de velocidade contratada que tenho. Já atualizei drivers e também sem sucesso, o estranho é que quando entro e altero as configurações do dispositivo de internet ele reconhece ela como 1000mbps, mas depois de conectar, ela "volta" e limita a 100mbps. (vou colocar prints em anexo)

 

Assim que eu mexo em qualquer configuração (1000mbps):

 

image.png.1b9b4c29b74b5293db1cdb6f0ad9389e.png

 

Depois que ela consegue conectar de fato (100mbps):

 

image.png.1a3ef1005d5cd73a721935a5e8171e9f.png

 

 

Antes dessa eu também tinha uma placa da Gigabyte que teoricamente também teria suporte de até 1000mbps, mas eu apenas desisti (foi onde comprei a placa de rede para usar), mas agora com essa placa nova estou mais insistente em tentar descobrir o que pode ser, parece um problema de configuração apenas (já mexi também a parte de velocidade e modo duplex)

 

Obrigado! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já mudou de modo Full Negotiation para a velocidade mais alta, isso ai me parece um problema de cabo. Estava com o mesmo sintoma e pedi uma troca de cabo a operadora de internet e o problema foi resolvido. Já tentou trocar o cabo ethernet? 

 

Você pode tentar também desativar o modo de economia de energia que pode potencialmente diminuir a velocidade, apesar de não ser comum. 

Captura de tela 2024-03-10 112123.png

 

Esqueci de mencionar: Desative o Modo de Energia Eficiente. Normalmente causa mais problemas de velocidade na conexão do que resolve. (Se tiver ativado no seu caso, obviamente)

Captura de tela 2024-03-10 112522.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Lolpes disse:

Se você já mudou de modo Full Negotiation para a velocidade mais alta, isso ai me parece um problema de cabo. Estava com o mesmo sintoma e pedi uma troca de cabo a operadora de internet e o problema foi resolvido. Já tentou trocar o cabo ethernet? 

 

Você pode tentar também desativar o modo de economia de energia que pode potencialmente diminuir a velocidade, apesar de não ser comum. 

Captura de tela 2024-03-10 112123.png

 

Esqueci de mencionar: Desative o Modo de Energia Eficiente. Normalmente causa mais problemas de velocidade na conexão do que resolve. (Se tiver ativado no seu caso, obviamente)

Captura de tela 2024-03-10 112522.png

 

Já tinha testado essas duas opções, refiz aqui por desencargo e continua não indo

 

6 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Provavelmente é de onde vem o cabo de rede. A porta do modem/router parece ser fast ethernet e não gigabit, caso o cabo realmente esteja bom. Informa marca e modelo da sua estrutura de rede, por favor.

 

Então, mas o exato mesmo cabo conectado do mesmo jeito que está funciona na placa de rede externa, ou em outros computadores (já testei em um notebook de um amigo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, romulojandre disse:

exato mesmo cabo conectado do mesmo jeito que está funciona na placa de rede externa, ou em outros computadores (já testei em um notebook de um amigo)

OK, mas bate em gigabit na descrição (conforme print 1, quando conectado)? Informa a marca e modelo do modem/router, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

OK, mas bate em gigabit na descrição (conforme print 1, quando conectado)? Informa a marca e modelo do modem/router, por favor.

Na placa externa? Sim, bate os 500mb de velocidade e aparece 1000mbps naquela tela

 

Modem: D-Link DPN-101G

Roteador: Mercusys AC12g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Certo. Se tiver a possibilidade, use outro cabo para tirar a cisma. Fora isso, pode ser falta dos drivers corretos. Se também não for isso, fico sem mais ideias no momento. Quanto as configurações do adaptador, deixe tudo no automático.

eu vou tentar depois com outro cabo por desencargo, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!