Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190mhz.

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40mhz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400mhz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Mexi nas config de energia do windows também, e já está no Alto Desempenho com o Gerenciamento de Energia do Processador em 100%.

Não é temperatuda, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Meu último pensamento pode ser energia, que não está tendo suficiente para manter/subir o clock para o que o processador pode subir. Estou louco ou é possível?

Specs:

placa-mãe: ASUS Prime H510M-A R2.0

CPU: I5 11400f

GPU: RTX 4060Ti

24gb DDR4 3200mhz

NVMe 1 TERA, SSD 240GB, HD 1 TERA

FONTE: Corsair 500w 80 plus White

WATER COOLER

Captura de tela 2024-03-11 094509.png

Postado
46 minutos atrás, TigoDD disse:

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190mhz.

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40mhz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400mhz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Mexi nas config de energia do windows também, e já está no Alto Desempenho com o Gerenciamento de Energia do Processador em 100%.

Não é temperatuda, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Meu último pensamento pode ser energia, que não está tendo suficiente para manter/subir o clock para o que o processador pode subir. Estou louco ou é possível?

Specs:

24gb DDR4 3200mhz

FONTE: Corsair 500w 80 plus White

WATER COOLER

Captura de tela 2024-03-11 094509.png

Não recomendo utilizar o driver booster, acredito sim que possa ser fonte, se você já fez todos esses testes... a quanto tempo você tem essa fonte? 

• Curtir 2
Postado

Bom dia, tudo bem?

Bem provável que seja energia, essa limitação de clock do processador, maior parte das vezes é por não fornecer energia

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, TigoDD disse:

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, 

Primeiro passo, já desinstale o HWMonitor, esse programa não presta. Use o HWInfo64. Depois que resolver esse problema, abra e deixe rodando enquanto joga por alguns minutos; tire um print logo em seguida.

Segundo, não use esses "driver booster" da vida, é furada.

Outra coisa, windows ser original ou não não tem absolutamente diferença nenhuma. Isso é irrelevante.

• Curtir 1
Postado

Estou com o PC recém formatado agr e não fiz nada alem de instalar os drivers NVIDIA e 2 jogos, nada de driver booster. Rodei um jogo por 40 min com o HWINFO aberto, anexei o que acho que é as infos obtidas aqui (não sei usar este HWINFO).

Tenho a fonte a mais ou menos 3 anos. Corrigindo o que disse acima, não é Corsair, e sim EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR.

Tenho um amigo que tem uma fonte de 650W, irei testar meu PC com a fonte dele.

1.png

2.png

3.png

4.png

TIGODDrelatorio.LOG

Postado

É, tambem não é energia. Testei com a fonte de 650W do meu amigo, mesma coisa, cravado em 4,19mhz, nada faz esse clock mudar. Alguém tem alguma ideia?

Postado
Em 11/03/2024 às 11:02, TigoDD disse:

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190MHz.

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40GHz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400MHz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Não é temperatura, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

Specs:

24GB DDR4 3200MHz

FONTE: Corsair 500W 80 plus White

WATER COOLER

Vamos lá: 4,4 GHz é frequência turbo de núcleo único e os 4,2 GHz são atingidos quando vários ou todos os núcleos são usados. O que você está vendo é normal e 4,4 GHz não é totalmente preciso porque o uso de um único núcleo depende do software e raramente é assim. É um CPU de 4,2 GHz com 4,4 GHz somente às vezes.

Você pode executar com  a frequência máxima (4,2 GHz) definindo o plano de energia no Windows para o máximo. Acima disso, somente com overclocking.

7 horas atrás, TigoDD disse:

É, tambem não é energia. Testei com a fonte de 650W do meu amigo, mesma coisa, cravado em 4,19 GHz, nada faz esse clock mudar. Alguém tem alguma ideia?

Gigahertz = GHz

• Confuso 1
Postado

@Herbet Queiroz  Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19. Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.
E foi exatamente assim, atingindo 4.4ghz de clock com qualquer uso mais pesado, desde que comprei esse processador. E agora do jeito que está, não abaixa pra 2.60 e nem atinge os 4.4, este é o problema que estou tendo. Então não faz sentido o que você disse. Mas obrigado.

@Guilherme FW Xavier  Fiz este teste ja no dia 1, estressei o processador, abri jogos pesados, realmente fiz de tudo e não sobe o clock. Mas de qualquer jeito, fiz novamente, coloquei a print aí.

Bom, se não há configuração que destrave esse clock pra subir ou descer, nem formatação, nem BIOS, e nem energia (testei uma fonte de 650W de um amigo), nem placa-mãe (testei em outra placa-mãe de outro PC que tenho em casa), considero que o processador tenha dado problema, por mais difícil que seja de acontecer.

teste.png

Postado
23 minutos atrás, TigoDD disse:

Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19.

Como você próprio disse, "Sinto muito, mas não é assim que funciona". Seu processador é de 4.4ghz com apenas parte dele em uso, e embora não dê para dizer que vai rodar a 4.2 com todos, é certeza que vai menos que 4.4. Não tem jeito, os fabricantes tentam enganar o consumidor e só colocam as specs para fazer o produto parecer melhor do que realmente é.

Ah, outra coisa, 4.2 e 4.19 são a mesma coisa, tem uma pequena variação por causa do BLCK. Para efeitos práticos, você pode só dizer 4.2 mesmo.

26 minutos atrás, TigoDD disse:

Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.

Cuidado com a salada. Começa que HyperThreading não tem nada a ver com o clock. Segundo, Sync All Cores realmente lida com clock, mas não tem nada a ver com o trabalho dos núcleos em si.

Vá na BIOS e veja se Sync está habilitado; se estiver, realmente, é um problema, deixe o controle de clock no Auto que aí você deve passar a ver os 4.4 em um núcleo.

28 minutos atrás, TigoDD disse:

E foi exatamente assim, atingindo 4.4ghz de clock com qualquer uso mais pesado, desde que comprei esse processador. E agora do jeito que está, não abaixa pra 2.60 e nem atinge os 4.4, este é o problema que estou tendo. Então não faz sentido o que você disse. Mas obrigado.

Na realidade ele nunca deve atingir 2.6, isso só acontece se o processador está super aquecendo. Em condições normais fica consideravelmente acima ou abaixo disso.

30 minutos atrás, TigoDD disse:

Bom, se não há configuração que destrave esse clock pra subir ou descer, nem formatação, nem BIOS, e nem energia (testei uma fonte de 650W de um amigo), nem placa-mãe (testei em outra placa-mãe de outro PC que tenho em casa), considero que o processador tenha dado problema, por mais difícil que seja de acontecer.

Nunca que ia ser a fonte, então essa parte é fácil. E não, não é problema do processador; é alguma outra coisa. No caso, acredito que seja questão de BIOS com Sync All Cores fazendo sua função.

• Curtir 2
Postado

@Imakuni  Peço até perdão depois dessa comida de rabo, não foi minha intenção parecer arrogante, só estou frustrado com meu problema.

Enfim, mesmo depois dessa explicação, a qual entendi e concordo, ainda assim não faz sentido do dia para a noite isso ter acontecido. Como eu disse, tenho o processador e placa-mãe a mais ou menos 1 ano, e sempre vi os 4.4GHz funcionando bonitinho, com minha config rodo tudo que gosto e com sobra. Nunca tive Crash no meio do jogo, nunca perdi desempenho do nada. Isso começou à 2 semanas, quando tive o primeiro Crash enquanto jogava BF2042, depois apresentou problemas de novo, e então fui fazendo testes e o único problema que encontrei foi este, de não conseguir um clock maior do que os 4189mhz (tanto em 1 núcleo, ou em todos). Daí em diante não tenho o mesmo desempenho, e jogos com CPU BOUND estão todos com pouco fps e apresentando problemas com o tempo.

Esse é meu problema, aconteceu do nada, esse clock da CPU não está certo, e estou procurando outra explicação se não a defeito, visto eu ja ter feito de tudo, como falei acima.

Postado
7 minutos atrás, TigoDD disse:

@Imakuni  Peço até perdão depois dessa comida de rabo, não foi minha intenção parecer arrogante, só estou frustrado com meu problema.

Enfim, mesmo depois dessa explicação, a qual entendi e concordo, ainda assim não faz sentido do dia para a noite isso ter acontecido. Como eu disse, tenho o processador e placa-mãe a mais ou menos 1 ano, e sempre vi os 4.4GHz funcionando bonitinho, com minha config rodo tudo que gosto e com sobra. Nunca tive Crash no meio do jogo, nunca perdi desempenho do nada. Isso começou à 2 semanas, quando tive o primeiro Crash enquanto jogava BF2042, depois apresentou problemas de novo, e então fui fazendo testes e o único problema que encontrei foi este, de não conseguir um clock maior do que os 4189mhz (tanto em 1 núcleo, ou em todos). Daí em diante não tenho o mesmo desempenho, e jogos com CPU BOUND estão todos com pouco fps e apresentando problemas com o tempo.

Esse é meu problema, aconteceu do nada, esse clock da CPU não está certo, e estou procurando outra explicação se não a defeito, visto eu ja ter feito de tudo, como falei acima.

Não é 200mhz que vai fazer com que o jogo fique ruim. De novo, o problema real não é o clock.

Mas tem uma coisa fácil que você já deveria ter feito e só agora que eu reparei: coloque o Windows 11. Esquece o 10, não vale mais usar. Comece por aí, que de brinde também já vai limpar o sistema operacional.

Aproveite também que você já vai fazer isso e particione o seu SSD NVMe para facilitar a hora de formatar de novo. Uns 150gb já é mais que suficiente  para o OS e programas.

• Curtir 1
Postado
Em 11/03/2024 às 11:02, TigoDD disse:

Não é só a temperatura do CPU que limita o Boost, verifique qual a temperatura do VRM, se estiver muito quente perde eficiência e sem alimentação adequada o CPU não atinge o Boost máximo possível.

Como o problema surgiu depois de algum uso, pode ter sido causado por mudança no BIOS - como um reset; desabilitando o "Performance Enhancement" (ou Multi Core Enhancement) - o nome varia conforme o fabricante; que se desativado limita o PL (Power Limit) em 65w (teóricos) e para atingir o Boost máximo (ou próximo) o i5-11400F precisa de 115W ou mais.

Esse problema do PL/VRM limitar o Boost é característico do "abacaxi" 11ª geração - em que a Intel aumentou a "potência" aumentando o consumo; no Hardware Unboxed tem alguns vídeos de ~2022 a respeito, mostrando o VRM de certas placa-mãe - até mesmo B560; limitando o Boost porque esquenta demais.

• Curtir 2
Postado

@Imakuni  Eu disse la em cima q formatei o PC, 2 vezes agora, voltei pro 10, e agora pro 11, mas tudo começou enquanto no 11. Entendo o problema não ser o clock, mas por que a mudança repentina nele? Porque eu via 4.4ghz e agora 4,19ghz a todo momento? Isso ta me dando agonia, é a unica coisa que acusa de diferente e que me frusta ao usar o PC e ele travar.

@1lokos  Não sei muito bem se é o monitor disso, mas no print do HWInfo q mandei la em cima tem as temperaturas da Motherboard também, e mesmo despois de jogar ou estressar no CPUZ, a maxima estava de boa. Agora enquanto na BIOS, no monitor de temperatura, tudo normal também. Minha placa-mãe tem dissipador de calor em cima dos VRM's. Mas mesmo assim, não sabia dessa questão da INTEL, vou tentar dar uma pesquisada nessas temperaturas tambem.

Postado
Em 16/03/2024 às 11:09, TigoDD disse:

Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19. Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.

Não sou eu quem diz isso, mas o próprio fabricante. 4,4GHz é apenas em núcleo único. Se quiser 4,4GHz em todos, só fazendo overclocking, o que fará o turbo de núcleo único subir além dos 4,4GHz. Meu velho Xeon é assim também.

Em 14/03/2024 às 06:35, Guilherme FW Xavier disse:

Faz outro teste: abre o HWinfo e deixa rodando, Abre o CPU-Z e roda o bench de Single Core. Veja se vai aos 4.4 GHz. Isso veio do site (Intel) do processador

image.thumb.png.9a6a500cf4c92f9ae23f9b80115a9bf2.png

Se clicar no outro ponto de interrogação é isso que aparece. São duas mensagens afirmando que 4,4GHz é em núcleo único.

i5.thumb.jpg.ecd4e2d89b3b0845bd0ac24f66d0f8a3.jpg

• mês depois...
Postado

@TigoDD Mano, tenho o mesmo i5 11400f, e estava com essa duvida, o por que não chegava a 4.40ghz,  mas mexendo  na BIOS, com cuidado é claro, o meu clock finalmente passou dos 4.20ghz, agora chega a 4.40ghz, eu percebi que é deixando a opção na BIOS: [ C-States em Auto ] que o clock chega a 4.4oghz.

Captura de Tela (23).png

• Triste 1
Postado

@sandrielves  Aqui nem com essa opção no AUTO ele sobe pra 4.4, mas fica variando até no maximo 4.25. Mas quando estresso a CPU ou abro qualquer jogo ou tarefa pesada, ele crava em 4.19ghz de novo.

Ja desisti de tentar entender, to só vivendo agora, com os jogos apresentando problemas a qualquer momento. 😕

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!