Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 overclock danifica ? algum método melhor ?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

peguei um Ryzen 5 3600 hoje 

e veio um sample bronze infelizmente 

em stock tava puxando 1.47v então obviamente decidi por um undervolt 

 

deixei fixo 1.28v com 4.2ghz em todos os núcleos  (não estava pegando mais de GHz em stock porque a temperatura passava dos 90 graus  em instantes)

temperatura não passando dos 78 graus no cinebench 

 

minha dúvida é 

 

o dano por desgaste em todos os núcleos em 100% de clock o tempo inteiro é algo a ser considerado  ? ou desprezível ?

 

existe algum método melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O que "danifica", ou melhor, diminui a vida útil do processador, é trabalhar em tensão elevada. Geralmente quando você faz overclock, você meio que é obrigado a elevar a tensão do processador, por isso dizem que pode "danificar" o CPU. O Ryzen 5 3600 é meio "desregulado" de fábrica, ele puxa muita tensão da placa-mãe e acaba aquecendo demais. Eu sei, eu tenho um também, quando peguei ele em agosto de 2021, já assustei com o primeiro teste em estresse usando o cooler Gammaxx 400 V2, pegando mais de 80ºC rapidinho e trabalhando acima de 1.35V (picos acima de 1.40V), desde então fui atrás de fazer undervolt nele, e uso até hoje.

 

Como eu peguei um chip com bom silício, consigo estabilizar tensões bem baixas (mas vi casos melhores), usei por bastante tempo em 4000MHz a 1.07V, já que ele ficava geladinho e conseguia o mesmo desempenho de stock. De uns meses pra cá passei a usar 4200MHz a 1.15V, e há poucos dias subi um pouquinho para 4275MHz a 1.175V. Eu fui tentando algumas combinações de tensão e frequência usando como base um tópico do fórum Adrenaline com outras pessoas que também tinham pegado seus 3600 na mesma época pelo Aliexpress e eles estavam vindo muito bons de undervolt. Conheci por lá o programa CTR (ClockTuner for Ryzen), que você pode deixar ele rodando lá enquanto ele encontra pra você algumas cobinações de tensão e frequência que seu chip aguenta.

 

513300858_ctrresultado.png.cb28b3f8f1a2df9494053b0babf0389f.png

 

A única das 3 combinações que eu não acho usável é a 4575MHz a 1.35V, porque em um teste de estresse pesado o CPU pega mais de 90ºC aqui. Mas até 4425MHz 1.25V fica legal de usar, só não vi muita vantagem prática por usar assim, só aumento de temperatura e alguns numeros a mais em benchmarks.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB por acaso seria esse o fórum ? https://forum.adrenaline.com.br/threads/Ryzen-5-3600-4-4ghz-e-1-25v.668615/

 

estava usando o mesmo CTR ! as recomendações que me passaram estão com uma boa margem então to testando o máximo klklklkl 

 

meu chip veio tão ruim que a recomendação de undervolt estava em torno dos 1.75v e 3.8ghz de clock lkklkllk mas aparentemente mantém 4ghz estável 

 

(to deixando 1.25v e 4.3ghz e até o momento sem problemas mas ele não parece aceitar menos tensão  que isso klklklkl fazer o que )

 

mas no fim você respondeu minha dúvida ! vou ir mexendo pra abaixar a tensão o máximo sem perder um desempenho considerável 

valeu!

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Joyxepe disse:

Acho que foi esse aí mesmo.

 

14 horas atrás, Joyxepe disse:

estava usando o mesmo CTR ! as recomendações que me passaram estão com uma boa margem então to testando o máximo klklklkl 

 

meu chip veio tão ruim que a recomendação de undervolt estava em torno dos 1.75v e 3.8ghz de clock lkklkllk mas aparentemente mantém 4ghz estável 

 

(to deixando 1.25v e 4.3ghz e até o momento sem problemas mas ele não parece aceitar menos tensão  que isso klklklkl fazer o que )

 

mas no fim você respondeu minha dúvida ! vou ir mexendo pra abaixar a tensão o máximo sem perder um desempenho considerável 

valeu!

Se tiver paciência vai testando aí até achar uma combinação que te deixa satisfeito. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!