Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD novo faz PC não ligar/dar boot mais direito


Posts recomendados

Olá pessoal! Tudo bem?

 

Preciso de ajuda com um problema com o meu PC após eu instalar um novo SSD, formatá-lo e instalar o Windows 10 nesse novo SSD. O antigo ainda está instalado mas ficou como secundário. A ordem dos acontecimentos é longa, mas acho que vai ajudar a dar ideia do tanto de coisa que já fiz e do que pode ser o problema.

Primeiro a config:

Gigabyte Z390 M Gaming
Intel I9 9900
2x 8GB RAM DDR4 XPG Gammix D10
RTX 3060 TI 8GB
SSD Lexar Professional NM800 Pro, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe (esse é o bicho novo)
SSD Sata 480GB
ATX PM850D Deepcool 850W
Cooler HYPER T20

Vamos a ordem cronológica dos fatos:

1- Instalei o SSD novo na entrada M2. PC ligou certinho. Fiz o reconhecimento, funcionando normalmente, porém eu queria instalar o Windows nele.
2- Formatei o PC e reinstalei o Windows agora no novo SSD.
3- Sem desligá-lo, fiz as configurações de "alta performance", energia, placa de vídeo e também algumas configs na BIOS seguindo este vídeo da Kabum aqui (a maioria delas já estavam como padrão na minha placa).
4- Naquele dia, joguei sem problemas, não havia desligado e ligado o PC até então, só reiniciado mesmo por causa das solicitações do Windows.
5- No outro dia o PC já não ligou direito. Insisti um pouco, esperei, insisti mais. Abri o PC e fiz o básico, mudei as RAMs de lugar, etc. Tentei ligar... e depois de algumas apertadas no power o PC ligou, deu uma demora pra iniciar, mas iniciou. A partir daí o PC foi tranquilo e sem problemas de performance, queda de energia, monitorei temperatura, tudo ok.
6- No outro dia, mesma coisa, PC não ligou. Insisti, abri o PC, troquei as RAMs de volta, mas não adiantou. Aí agora mexi em mais coisas, troquei o SSD de entrada M2 (existem 2 entradas na minha placa-mãe), não ligou. Tirei o SSD novo, não iniciou logo de cara, mas após alguns toques no power, foi. Caiu na BIOS já que não havia Windows, né? Mas ligou.
7- Voltei o SSD novo (agora para a primeira entrada em que eu tinha instalado) e aí então ligou de cara. Joguei, tudo certo naquele dia.
8- No terceiro dia (que foi ontem) o PC ligou de primeira também. Sem problemas, parece que eu havia resolvido o negócio.
9- Aí HOJE o PC não ligou novamente. Dei uma insistida e nada, e é isso.

Não consegui identificar a causa, não estava acontecendo isso antes de eu ter o SSD novo.

E aí o que vcs acham que pode ser? Energia, fonte, BIOS? Espero que alguém dê uma luz. Obrigadão desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Necklace disse:

Quando isso ocorre, o SSD some do BIOS?

Se for isso, é problema no próprio SSD, acione a garantia.

A princípio não. Uma das vezes que eu consegui ligar eu chequei por onde o pc estava dando boot e estava no Lexar... Se o SSD só não funcionasse provavelmente o PC só n daria boot mas ligaria, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Max Seidel disse:

Se o SSD só não funcionasse provavelmente o PC só n daria boot mas ligaria, não?

Olha, quando você diz que o pc não liga o que você quer dizer?

  1. PC Liga mas não dá vídeo
  2. PC liga mas não passa da tela da placa-mãe BIOS (ASUS,biostar, american megatrends ETC)
  3. Cooler do CPU nem chega a girar

Geralmente quando há problema no SSD, temos a 2 opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Necklace disse:

Olha, quando você diz que o pc não liga o que você quer dizer?

  1. PC Liga mas não dá vídeo
  2. PC liga mas não passa da tela da placa-mãe BIOS (ASUS,biostar, american megatrends ETC)
  3. Cooler do CPU nem chega a girar

Geralmente quando há problema no SSD, temos a 2 opção.

Três, cooler do CPU nem chega a girar, nenhum sinal de vida. Quando eu relatei no primeiro post que eu apertei várias vezes (na insistência) o botão do power foi isso, ele não deu sinal de vida nenhuma das vezes até ligar normalmente sem cair em BIOS nem nada, foi como nada tivesse acontecido. Aliás, quando ligou ele até demorou um pouco pra iniciar, pegar vídeo, mas iniciou normalmente depois disso. E tb num outro dia que liguei ele e funcionou de primeira, aí foi normal, sem demora de vídeo nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!