Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Tá lembrado que são LiFePO4?

Sim.

6.webp.469312271cb7bcc4bf9f87fccdbdb464.webp

Não esperei chegar até o fim de recarga, tirei da tomada e liguei o aspirador, ele voltou à vida normal! Conseguiu andar normalmente e a desviar de obstáculos sem desligar.

A medição da bateria ficou assim:

PAC semi carregado 13,37V

Célula 1 3,343V

Célula 2 3,345V

Célula 3 3,342V

Célula 4 3,343V

Acho que consegui realizar meu primeiro balanceamento.

Então, a nova suposição é de que o aspirador está bom e o defeito era nas células.

Agora vou deixar carregando e esperar ele indicar carga completa para ver se continua a funcionar normalmente.

Tudo leva a crer que acima de alguma determinada tensão na bateria, o aspirador não liga, o que me leva ao entendimento de que se substituir por células de lítio e elas estiverem plenamente carregadas, o aspirador não liga. A conta seria assim lítio 3,7 X 4 = 14,8V e LifePO4 3,2 X 4 = 12,8V

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Tá lembrado que são LiFePO4?

Não... de fato não é o ...

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

certo tipo de bateria

... que supus a princípio... 🥴

"Com quatro células de lítio ferro em série, cada célula com tensão máxima de carga em 3,60V, tem-se a mesma tensão máxima de carga das baterias de chumbo-ácido que é de 14,40V.

A bateria de lítio ferro é tolerante a alguma sobrecarga. Entretanto, manter a tensão em 14,40V por um tempo prolongado, como a maioria de veículos faz em uma movimentação longa, pode forçar a bateria."

https://www.sta-eletronica.com.br/artigos/baterias-recarregaveis/baterias-de-lifepo4/como-funciona-uma-bateria-lifepo4

2 horas atrás, Pincipi disse:

No final do teste a medição do PAC ficou assim:

PAC após teste 11,43V

Célula 1 2,893V

Célula 2 2,871V

Célula 3 2,914V

Célula 4 2,773V

Quanto tempo durou o teste? Ficou 1 hora consumindo os 1.5A? O artigo acima menciona meio que escondido que sua Vmín é de 3.2V. Portanto quando você deixou cair menos que isso pode ter forçado a barra. Pesquise mais sobre seu tipo de bateria e bms pra ela. Talvez de fato o controle interno ou bms do seu carregador pode estar zoado...

2 horas atrás, Pincipi disse:

será então que o PAC não está com problemas? E o problema está na placa?

Clicamos juntos.. Parece que você obteve sucesso sem precisar conjeturar o supramencionado... Desconsidere então mas me permita manter o registro pra interesses de futuros navegantes errantes...

21 minutos atrás, Pincipi disse:

voltou à vida normal! Conseguiu andar normalmente e a desviar de obstáculos sem desligar.

👍

• Membro VIP
Postado
agora, .if disse:

Quanto tempo durou o teste?

O teste foi individual, uma célula por vez, cada uma consumiu algumas horas, comecei num dia e terminei no outro dia, não marquei o tempo de teste.

2 minutos atrás, .if disse:

Talvez de fato o controle interno ou bms do seu carregador pode estar zoado

Pelo que observei, não tem BMS, lá no começo do post só notei que as células estavam desbalanceadas e que a plaquinha conta apenas com o que acredito ser um termostato ou sensor de temperatura.

sensor.jpg.b267c048be294cd95e7ad9d578c53caf.jpg

Por enquanto; em minhas anotações, tensão igual ou abaixo de 11,43V, igual ou acima de 14,95V, não liga.

Falta definir o que faz ele parar no primeiro obstáculo mesmo com tensão dentro da faixa de operação.

Após indicar que completou a carga, eu liguei ele e funcionou normal, desviando no primeiro obstáculo, ai eu desliguei e medi a bateria:

PAC com carga completa 13,43V

Célula 1 3,369V

Célula 2 3,332V

Célula 3 3,408V

Célula 4 3,333V

Recoloquei  a bateria e liguei, desligou no primeiro obstáculo, repeti e voltou a desligar no mesmo obstáculo três vezes.

Nada faz sentido, coloquei para carregar de novo e após alguns segundos parou de piscar e voltou a funcionar normalmente desviando dos obstáculos.

Por enquanto está trabalhando em observação para ver até onde vai.

Talvez exista algum procedimento de calibração que consiste em combinações de por e retirar bateria e por para carregar, deve ser algum segredo que nem o fabricante sabe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, Pincipi disse:

tensão igual ou abaixo de 11,43V, igual ou acima de 14,95V, não liga.

É exatamente isso que o bms tem que fazer.

O ideal é é seja controlado célula a célula. No seu caso parece que resolveram controlar a soma delas.

P.ex. este tipo...

Sde6bd9312733435e8c0229c05e19ce1bz.jpg_6

...monitora uma a uma e faz descarregar a bat pelos 68R quando passa do valor (individual) além de desligar a saída se [bastando] uma (ou+) dela cair do valor mínimo.

57 minutos atrás, Pincipi disse:

definir o que faz ele parar no primeiro obstáculo mesmo com tensão dentro da faixa de operação.

Isto pode ser outro problema. Mas uma mínima relação com a bat que teorizo é algo como: ao parar e tentar retornar, há um pico de consumo pra vencer a inércia.. talvez a bat zoada não consiga... talvez...

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, .if disse:

Isto pode ser outro problema. Mas uma mínima relação com a bat que teorizo é algo como: ao parar e tentar retornar, há um pico de consumo pra vencer a inércia.. talvez a bat zoada não consiga... talvez...

É isso que eu pensava mas, na realidade, parece que nenhuma célula está danificada ou sem condições de dar o pico de consumo. Parece que o aspirador é de lua mesmo, funciona quando quer.

No PAC de bateria não tem BMS, só me resta desmontar o aspirador e olhar atentamente para a placa dele, quem sabe tenha algum circuito controlador da bateria.

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Eu acabei abandonando o aspirador de pó sem usar ele e de vez em quando de forma aleatória ia lá e o ligava na fonte, o LED piscava por alguns segundos e depois apagava, o que me fez acreditar que a bateria não havia descarregado nada ou quase nada.

Neste período de 4 de julho até hoje 26 de setembro eu cheguei a ficar um mês sem dar carga.

Do nada resolvi usar ele e pensando que não iria funcionar, acabou que funcionou bem até desligar por completo.

Esqueci de medir a tensão da bateria e agora ele está carregando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...