Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhando perrengues do Robô aspirador de pó Mondial RB-07


Posts recomendados

  • Membro VIP

É o meu primeiro robô aspirador de pó e ainda estou tentando aprender a usar.

As pessoas me recomendaram a comprar um produto de melhor qualidade e mais caro para não ter problemas e mesmo assim resolvi me aventurar neste modelo intermediário. Paguei R$ 235,19 na Shopee, com nota fiscal e garantia. O valor original era R$ 298,90 e apliquei uns cupons de descontos, frete grátis e moedas.

A etiqueta da caixa é esta:

1.jpg.a9b169a2cd83e9561bbbb447ae8965cf.jpg

O manual do fabricante é este:

AF_RB07_MANUAL_REV00_022021_SITE.pdf

A etiqueta do aparelho é esta (deve ter sido fabricado em 2021 ou pelo menos é o ano do projeto):

2.jpg.ff2f6afdcf38ebdea984072a97919b4e.jpg

A fonte que veio nele é esta:

3.jpg.aae756c09621b5b09d4a217b8a2c1e10.jpg

Existem relatos de outro modelo de fonte que pode vir nele.

Agora a melhor parte parece ser a bateria:

4.thumb.jpg.6249b4449284ae60fed95043d343fefe.jpg

Acima a etiqueta com uma marca em azul, provavelmente marcado a caneta piloto para identificar que é a bateria fornecida com o produto, imagino que a comprada avulsa venha sem a marca azul e abaixo ela aberta:

5.thumb.jpg.f2158b17bc9e7a29ca7fa2a51549add2.jpg

Achei simplesmente fantástico que apenas dois parafusos prendem a caixa, o que torna muito fácil o acesso para diagnóstico e/ou substituição das células que são ligadas em série:

6.jpg.59b71111d68819b64a6738d150133bd1.jpg

No adesivo isolante tem a data: 2021-06-22, muito provavelmente a data de fabricação do PAC.

Estas células são comercializadas à partir de R$ 50,00 cada uma no exterior, sem contar o valor dos impostos e frete, já o PAC aqui no Brasil está em torno de R$ 300,00.

Tem alguns vídeos relatando que estas células de LiFePo4 foram trocadas por células de notebook sem problemas.

No primeiro dia de uso eu liguei e sai, quando voltei algumas horas depois ele estava enganchado num pequeno desnível do piso com a luz vermelha acesa, que pelo manual significa produto impossibilitado de se movimentar, desliguei e liguei de novo, ele funcionou alguns segundos, deu marcha a ré e desligou com o LED vermelho aceso, fiz a limpeza do reservatório que já estava com bastante pó, quase pela metade e coloquei para carregar.

Vi num vídeo que poderia ser algo na janela dos sensores e realmente uma delas havia saído do lugar original, antes todas estavam no nível 2, depois de recolocar elas na mesma posição o aspirador voltou a funcionar por uns três minutos e deu o mesmo defeito de antes.

Coloquei para recarregar e passei um pincel nos sensores, aparentemente voltou a funcionar e não mais que cinco minutos depois parou de funcionar, deve ter algo a ver com esfriar ou deixar parado por um tempo antes de colocar para funcionar de novo.

Arrisquei minha primeira modificação:

cerdas.thumb.jpg.afe5395dd5c6aaebe260412748a4e4f3.jpg

Coloquei uma fita adesiva, durex comum, no meio das cerdas, minha ideia é deixar elas mais juntas para que não fiquem todas desalinhadas.

É isso, volto a publicar no próximo defeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pincipi disse:

 me recomendaram a comprar um produto de melhor qualidade e mais caro para não ter problemas e mesmo assim resolvi me aventurar

 

Parabéns pela coragem. Não conheço esse modelo em especifico... mas não é possível que seja normal ter assim problemas assim logo de cara.

Tenho um da Xiaomi. A única dor de cabeça que tenho com ele é o eventual enrosco em franjas compridas dos tapetes. Infelizmente a minha esposa adora tapete com franjas... devo ter uns 3 ou 4 na casa. A vontade que dá é de passar a tesoura nestas franjas.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro perrengue após o ciclo inicial da bateria de LiFePo4, descobri que de fato o aparelho acende a luz vermelha e desliga porque a bateria está descarregada e não porque está impossibilitado de se movimentar.

O LED piscando em vermelho conforme o manual deveria ser a indicação de bateria esgotada.

O LED desligado deveria ser protudo (produto, pois está escrito errado no manual) desligado ou com bateria totalmente descarregada.

Cabe observar que se você usar até descarregar e guardar sem dar carga, leva de 3 a 6 meses para a bateria zerar e não voltar mais à vida, ou se voltar, dura pouco tempo.

Pode ser que a indicação de status dos LED que consta no manual funcione com bateria de outra química ou então com uma tensão menor mesmo.

Medi a bateria carregada e deu 13,71V e descarregada deu 11,23V, após 01:27h de uso. As células ficaram aquecidas mas, não muito.

Célula 1 3,340V foi para 3,00V

Célula 2 3,338V foi para 2,88V

Célula 3 3,533V foi para 3,19V

Célula 4 3,499V foi para 2,24V

Os dois multímetros que usei para medir estão com defeito e só medem quando querem, um tem 4 dígitos e o outro tem 3 dígitos, por isso que as medidas estão com frações diferentes.

Depois que as células esfriaram eu medi o seguinte:

PAC descarregado 11,44V

Célula 1 2,36V ou 2,365V

Célula 2 2,92V ou 2,896V

Célula 3 3,01V ou 3,002V

Célula 4 3,23V ou 3,183V

Após 03:21h de carga:

PAC Carregado 13,89V

Célula 1 3,342V

Célula 2 3,340V

Célula 3 3,571V

Célula 4 3,631V

Após medir deixei na tomada por mais 14 horas e não voltou a carregar em momento algum, apenas as células esfriaram e ficaram assim:

PAC Carregado 13,67V

Célula 1 3,334V

Célula 2 3,336V

Célula 3 3,513V

Célula 4 3,487V

Após esta outra medição, eu deixei a bateria dentro do aspirador parado por 3 dias e a medição ficou assim:

PAC Carregado 13,44V

Célula 1 3,333V

Célula 2 3,334V

Célula 3 3,394V

Célula 4 13,44V

Tudo indica que não tem nenhum circuito para balancear ou equalizar as células.

Pelo que sei, no começo este tipo de bateria não rende bem e só começa a render após alguns ciclos porque as células balanceiam ou ficam com tensões próximas uma da outra.

Eu queria usar um carregador de LiFePo4 para carregar e descarregar individualmente cada célula sem desmontar o PAC mas, não sei qual carregador utilizar exatamente com a certeza de não danificar as células, achei na internet alguns carregadores inteligentes de 12 ou 24V.

Só me resta agora ir usando normalmente e fazer uma nova medição após umas dez recargas para ver se mudou alguma coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro BO:

1.jpg.af2abb055c7a95b9476ac1ac5e3626ad.jpg

Vi no chão um pedaço da roda e o aspirador estava longe fazendo o trabalho dele como se nada havia acontecido, depois achei a outra metade da roda na entrada de ar.

Na internet tem vídeos explicando como desmontar e limpar esta parte.

Imagino que agora chegou a hora desistir da compra porque ainda está dentro do prazo de sete dias (Estou no quinto dia da compra contado com o dia da entrega).

Outra alternativa é procurar a assistência técnica na garantia.

Também tem opção de comprar a rodinha, existem vários anúncios:

2a.jpg.a0f6b6bbdde09ace838910119f134188.jpg

Eu optaria por comprar um outro usado:

3.thumb.jpg.93b9f52c7db1c4da673a06afcec826a9.jpg

No caso este com a placa queimada, desde que não custasse mais do que R$ 50,00.

Acontece que em minha mente corre o seguinte pensamento; se esta rodinha quebrou, o que me garante que outra também não vai quebrar? De que adianta ir atrás de assistência e perder um tempão se posso eu mesmo fabricar minha rodinha?

Está na cara que o mais certo a se fazer é devolver o bicho, pegar a grana de volta e investir em algo mais caro e de melhor qualidade mas, como já disse acima, resolvi me aventurar neste modelo.

Tentei limpar e colar os pedaços da roda para medir o tamanho mas, ela se esfarelou igual sola de bota EPI vencida, segue abaixo as possíveis medidas:

Medidas.jpg.c6295134cc97cf04fc0cbe3b76498e44.jpg

A parte onde encaixa o eixo está com desgastes de uso e tudo indica que também não vai durar muito.

Enquanto procurava em minha coleção de tralhas para encontrar algo que pudesse substituir a rodinha, me lembrei de minha coleção de rolimãs e achei um 625Z com dimensões bem próximas do que preciso, ai passei duas camadas de fita dupla na parte externa e colei um pedaço de borracha que veio em um carregador de celular.

Ficou assim:

roda.jpg.c417066637c75801cc0abd9c008bc709.jpg

Existem muitos fatores a se considerar e o principal seria a altura que conforme a variação poderia afastar ou aproximar demais do chão o bocal de sucção, comprometendo de alguma forma a aspiração do ar com o pó, também o fator peso maior do metal o que diminuiria a autonomia, sem contar com algum outro fator que eu não tenha pensado à respeito.

De qualquer forma, a gambiarra segue até que encontre solução melhor.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo exposto, o principal perrengue é mesmo a bateria que de fato parece não possuir bms. Não sei se o peso é d+ mas uma alternativa é colocar uma quase barata bateria 12v de nobreak colada com cola quente em cima do bicho. Já a rodinha você faz até com cabo de vassoura. 

 

Se algum dia for desapegar, mo ofereça pra venda. A ideia é adaptar rodonas pra fazer um irrigador semiinteligente pra "varrer" meu gramadinho... algo como um caminhaozinho pipa 😁...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
45 minutos atrás, .if disse:

uma alternativa é colocar uma quase barata bateria 12v de nobreak colada com cola quente em cima do bicho

Eu pensei em usar a bateria do jump starter:

Ou uma similar já que parece que dá para colar na parte de trás dele sem comprometer a sua altura, tipo fica mais fácil entrar em baixo da cama ou móveis baixos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, Pincipi disse:

entrar em baixo da cama ou móveis baixos.

Boa... nem considerei isso. Mas acho que o tal startjumper não tem energia suficiente pra muitos minutos .

Ideota: coloque um reboque com a bateria maior .. tipo carretinha.. o problema é ensinar o treco a manobrar de ré...

Em tempo. eu só faço baliza em vaga onde caberia uma carreta 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@.if Também imaginei a opção da carretinha atrás; o aspirador tem uma espécie de função bate e volta que varia conforme a programação que está seguindo no momento:

funes.jpg.d549a1288f2ff0ce26fc4f6f983abe86.jpg

Quando encontra obstáculo que aciona o sensor dianteiro ele volta de ré e avança em seguida, às vezes reto e às vezes para um lado ou para outro lado, acho que a carretinha só dá certo com eixo livre que permita que uma roda vá para trás enquanto a outra vá para frente mas, ai pode dar o problema dele ficar preso num espaço pequeno, sem ter para onde voltar por causa da carretinha.

Apenas nos testes práticos dá para observar como ele vai se sair.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!