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Drop de FPS em alguns jogos, em áreas abertas - Principalmente em Lies of P


Ir à solução Resolvido por MarkolaBR,

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Recentemente tenho reparado em algumas quedas de FPS bruscas e alguns stutterings enquanto jogo Lies of P, sendo que antes eu não tinha com essa frequência. Inclusive vi testes com setups iguais, e outros semelhantes e sem problemas, até mesmo setups com mais de 100 FPS constantes realizados aqui no Brasil (especifico por conta da temperatura etc)... Inclusive o meu setup (em teoria) seria um pouco superior ao recomendado para jogar o game.

Não parece ser um problema referente a GPU por si só, já que o problema não persiste em batalhas contra bosses, ou inimigos em geral, pois apenas em cenários mais amplos ou semiabertos que o problema persiste (pode ser a CPU com dificuldade de comunicação com a memória/GPU?).

Confesso que sou um pouco leigo quando o assunto é realizar uma análise mais minuciosa em relação aos dados do overlay do MSI afterburn. Mas, em geral a queda de FPS em si não é tão significante, mas ela vem acompanhada de um stuttering agressivo, como se não fosse possível renderizar com eficácia as texturas etc.

 

Obs: eu calculei e em teoria o meu gargalo seria de 20%, isso seria muito?

 

GPU: RX 6600

Motherbord: x99 E5 - H9

16Gb RAM

CPU: E5 2670 v3 

 

 

Alguém teria alguma sugestão de teste, ou passou por algo parecido e pode ajudar? Desde já agradeço.

fps-drop-in-some-open-areas-v0-5pmovwsqi0pc1.webp

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5 minutos atrás, Hadrien Sanches disse:

Recentemente tenho reparado em algumas quedas de FPS bruscas e alguns stutterings enquanto jogo Lies of P, sendo que antes eu não tinha com essa frequência. Inclusive vi testes com setups iguais, e outros semelhantes e sem problemas, até mesmo setups com mais de 100 FPS constantes realizados aqui no Brasil (especifico por conta da temperatura etc)... Inclusive o meu setup (em teoria) seria um pouco superior ao recomendado para jogar o game.

Não parece ser um problema referente a GPU por si só, já que o problema não persiste em batalhas contra bosses, ou inimigos em geral, pois apenas em cenários mais amplos ou semiabertos que o problema persiste (pode ser a CPU com dificuldade de comunicação com a memória/GPU?).

Confesso que sou um pouco leigo quando o assunto é realizar uma análise mais minuciosa em relação aos dados do overlay do MSI afterburn. Mas, em geral a queda de FPS em si não é tão significante, mas ela vem acompanhada de um stuttering agressivo, como se não fosse possível renderizar com eficácia as texturas etc.

 

Obs: eu calculei e em teoria o meu gargalo seria de 20%, isso seria muito?

 

GPU: RX 6600

Motherbord: x99 E5 - H9

16Gb RAM

CPU: E5 2670 v3 

 

 

Alguém teria alguma sugestão de teste, ou passou por algo parecido e pode ajudar? Desde já agradeço.

fps-drop-in-some-open-areas-v0-5pmovwsqi0pc1.webp

Qual sua fonte, e o jogo está instalado em HD ou SSD?

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Pode ser difícil de acreditar pra você, mas seu processador está abaixo dos requisitos para esse game. Repare que na Steam é pedido um Ryzen 3 1200 ou um Core i3 6300, tanto no mínimo quanto no recomendo. Mas aí você me diz: "esses processadores são bem mais fracos que o meu", até certo ponto você está correto, seu processador tem muito mais núcleos, o desempenho multi-core destroi qualquer um desses dois processadores, mas não é isso que importa para esse game.

 

O jogo recomenda processadores dual-core com 4 threads porque não se beneficia de muitos núcleos da CPU, veja que até o seu processador no print está com apenas 12% de uso. E por não depender de tantos núcleos, o que faz diferença é o desempenho individual de cada núcleo. O seu processador, além de ser baseado numa arquitetura mais antiga e mais lenta do que a dos dois processadores acima, ele também está rodando numa frequência muito baixa de 2.6GHz (mostrada no print). O Core i3 6300, para efeito de comparação, roda a 3.8GHz, uma frequência 46% mais alta, fora as melhorias geracionais, por ele ser um processador de 6ª geração, e seu Xeon compartilha a mesma arquitetura dos processadores de 4ª geração.

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10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pode ser difícil de acreditar pra você, mas seu processador está abaixo dos requisitos para esse game. Repare que na Steam é pedido um Ryzen 3 1200 ou um Core i3 6300, tanto no mínimo quanto no recomendo. Mas aí você me diz: "esses processadores são bem mais fracos que o meu", até certo ponto você está correto, seu processador tem muito mais núcleos, o desempenho multi-core destroi qualquer um desses dois processadores, mas não é isso que importa para esse game.

 

O jogo recomenda processadores dual-core com 4 threads porque não se beneficia de muitos núcleos da CPU, veja que até o seu processador no print está com apenas 12% de uso. E por não depender de tantos núcleos, o que faz diferença é o desempenho individual de cada núcleo. O seu processador, além de ser baseado numa arquitetura mais antiga e mais lenta do que a dos dois processadores acima, ele também está rodando numa frequência muito baixa de 2.6GHz (mostrada no print). O Core i3 6300, para efeito de comparação, roda a 3.8GHz, uma frequência 46% mais alta, fora as melhorias geracionais, por ele ser um processador de 6ª geração, e seu Xeon compartilha a mesma arquitetura dos processadores de 4ª geração.

De acordo com o minha placa-mãe existe outro processador que você recomendaria, que tenha mais equilíbrio entre frequência e quantidade de cores ? Eu acredito nisso visto que sou leigo no assunto.

 

Existe uma forma temporária de equilibrar o uso da CPU? Ou desligar cores seria efetivo? Alguma forma de melhorar a frequência?

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2 minutos atrás, Hadrien Sanches disse:

De acordo com o minha placa-mãe existe outro processador que você recomendaria, que tenha mais equilíbrio entre frequência e quantidade de cores ? Eu acredito nisso visto que sou leigo no assunto.

 

Existe uma forma temporária de equilibrar o uso da CPU? Ou desligar cores seria efetivo? Alguma forma de melhorar a frequência?

 

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8 minutos atrás, MarkolaBR disse:

@Hadrien Sanches seria interessante fazer o unlock turbo boost nesse processador, e travar o FPS do jogo para tentar reduzir esses stutterings. 

vi que em alguns casos geralmente desativam 4 núcleos do processador e os jogos conseguem lidar melhor também. 

Vou tentar fazer isto então, como uma medida a curto prazo, mas acredito que para isso teria que ver na BIOS, se não acho que seja perigoso, ou é? Ah eu vi o que postou o Vídeo, assim que conseguir fazer atualizo se der certo ou errado. 

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8 minutos atrás, Hadrien Sanches disse:

É uma Gamemax GM500, e o lies of P em especifico está instalado em um HD

Fonte ruinzinha, mas não deve estar causando problema aí. O jogo instalado no HD, sim, diversos jogos que foram lançados nos últimos anos apresentam problemas de stutterings rodando no HD. Faça a instalação no SSD e teste antes de tomar qualquer outra atitude mais drástica.

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@Hadrien Sanches 

2 minutos atrás, Hadrien Sanches disse:

Vou tentar fazer isto então, como uma medida a curto prazo, mas acredito que para isso teria que ver na BIOS, se não acho que seja perigoso, ou é?

Acredito que não... também não acho que compensa você trocar o processador para um com menos núcleos, o que demanda mesmo é single thread na maior parte dos jogos, e os processadores com melhor arquitetura e tecnologia, vão consumir menos e entregar mais desempenho, esses xeons são tudo 2014 para baixo, o mais "correto" é migrar para alguma plataforma como AM4/LGA 1200/1700 se você tem foco em jogar.  

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Faça a instalação no SSD e teste antes de tomar qualquer outra atitude mais drástica.

Igual dito pelo usuário Guilherme, os jogos mais recentes tem problema de stuttering quando rodados no HD, muitos jogos já exigem o SSD, é interessante instalar/transferir o jogo pro SSD e fazer o teste. 

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Antes de condenar o processador, você falou que usa HD, correto? passa o jogo para o SSD e faz a memória de paginação (ou memória de swapp se for windows) estática, se tivesse mais ram poderia remover essa memória sem problemas.

windows + R → control → sistema e segurança → sistema → configurações avançadas do sistema → avançado → em memória virtual → alterar → desmarque gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação → sem arquivo de paginação → ok.

 

se você sentir que piorou em vez de melhorar, coloque um tamanho fixo equivalente a sua memória RAM, ou seja 16 * 1024.

 

 

 

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9 horas atrás, Swalls disse:

Antes de condenar o processador, você falou que usa HD, correto? passa o jogo para o SSD e faz a memória de paginação (ou memória de swapp se for windows) estática, se tivesse mais ram poderia remover essa memória sem problemas.

windows + R → control → sistema e segurança → sistema → configurações avançadas do sistema → avançado → em memória virtual → alterar → desmarque gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação → sem arquivo de paginação → ok.

 

se você sentir que piorou em vez de melhorar, coloque um tamanho fixo equivalente a sua memória RAM, ou seja 16 * 1024.

 

 

 

Eu fiz o teste, resultou em uma pequena melhora no FPS, o que resultou na diminuição dos stutterings realmente! Porém, continua bem irregular, infelizmente...

@MarkolaBR @GuilhermeGB  Inclusive a redução dos cores também parece ter resultado no uso melhor dos outros... Mas, o teste no SSD só demonstrou loadings quase instantâneos, e mais uma melhora na quantidade de FPS em si, o stuttering não teve uma alteração considerável

 

Outra coisa que reparei é esse current link width não tem nenhuma utilidade? Porque em vários setups parecidos com o meu ele fica em 16x

10 horas atrás, MarkolaBR disse:

@Hadrien Sanches 

Acredito que não... também não acho que compensa você trocar o processador para um com menos núcleos, o que demanda mesmo é single thread na maior parte dos jogos, e os processadores com melhor arquitetura e tecnologia, vão consumir menos e entregar mais desempenho, esses xeons são tudo 2014 para baixo, o mais "correto" é migrar para alguma plataforma como AM4/LGA 1200/1700 se você tem foco em jogar.  

Igual dito pelo usuário Guilherme, os jogos mais recentes tem problema de stuttering quando rodados no HD, muitos jogos já exigem o SSD, é interessante instalar/transferir o jogo pro SSD e fazer o teste. 

Sim, eu pretendo fazê-lo, mas depois que eu terminar a faculdade, e pagar meu carro... Isso me deixou meio sem escolhas, por isso no momento tenho que me contentar em medidas remediativas...

CPU Z.png

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7 minutos atrás, Hadrien Sanches disse:

Eu fiz o teste, resultou em uma pequena melhora no FPS, o que resultou na diminuição dos stutterings realmente! Porém, continua bem irregular, infelizmente...

@MarkolaBR @GuilhermeGB  Inclusive a redução dos cores também parece ter resultado no uso melhor dos outros... Mas, o teste no SSD só demonstrou loadings quase instantâneos, e mais uma melhora na quantidade de FPS em si, o stuttering não teve uma alteração considerável

 

Outra coisa que reparei é esse current link width não tem nenhuma utilidade? Porque em vários setups parecidos com o meu ele fica em 16x

Sim, eu pretendo fazê-lo, mas depois que eu terminar a faculdade, e pagar meu carro... Isso me deixou meio sem escolhas, por isso no momento tenho que me contentar em medidas remediativas...

CPU Z.png

como uma ultima medida, você pode travar o jogo a 30fps e jogar no controle...

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@MarkolaBR

15 horas atrás, MarkolaBR disse:

como uma ultima medida, você pode travar o jogo a 30fps e jogar no controle...

Infelizmente já tentei, ele ta caindo igual, infelizmente

 

@Swalls Infelizmente não tem....

 

@GuilhermeGB É um objetivo que eu tenho mais pra frente.

 

Só que o que me incomoda é ver, por exemplo, esses testes, onde ele possui o mesmo CPU, e com uma GPU que tem um desempenho relativamente semelhante ao meu... Ele conseguiu esse desempenho por causa desse XT BIOS? O que seria isto?

 

p.jpg

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