Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um motor de esteira antiga e queria fazer o controle dele através do Arduino.
Motor: 90vdc 2hp 17A
Basicamente tenho 2 duvidas.

1. O que utilizar para o controle da potência (encontrei alguns mosfets mas nada que suportasse essa corrente.)

2. Como baixar a tensão de 127v depois de retificada? A placa original dela, pelo que me parece utilizava um divisor de tensão. 

placa.jpg

Postado

@Pedrohenrique2080 ,

Existem no mercado nacional dezenas de Mosfets que atendem esse motor, como por exemplo o IRFP260N .

Já para abaixar, pelo que vejo na placa original tem vários diodos de potencia, mas não faço ideia mesmo....

Paulo

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, Pedrohenrique2080 disse:

. O que utilizar para o controle da potência (encontrei alguns mosfets mas nada que suportasse essa corrente.

Porque não retira o mosfet da placa original e usa ele? 

Ali na foto ele parece estar ruim, mas acho que dá pra ver o número e comprar um novo. 

Com o circuito disparador adequado, qualquer mosfet N com corrente acima de 20A e 200V funciona. 

13 horas atrás, Pedrohenrique2080 disse:

. Como baixar a tensão de 127v depois de retificada? A placa original dela, pelo que me parece utilizava um divisor de tensão. 

Tinha a mesma dúvida até mexer com uma esteira dessas. 

Só usa o Mosfet mesmo. O PWM está calibrado pra nunca chegar em duty Cycle 100%. 

A esteira que eu mexi, usava um regulador PWM bem fácil de achar, o UC3845. É um CI para reguladores e fontes chaveadas bem versátil. Ele monitora a tensão do motor de modo a manter os pulsos no equivalente ao máximo de 90V.

Já essa da foto usa um micro controlador da família COP8, ele também pode fazer a mesma função que eu descrevi acima e mais um pouco. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!