Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cooler: o que comprar nesse caso


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Estou querendo comprar um air cooler, analisando as opções e com a ajuda do pessoal daqui, cheguei na conclusão de que iria comprar o ag620. Entretanto, duas coisas me deixam com um pé atrás: o peso de 1300g e o medo dele não caber no meu mancer narok. Entre as outras opções tem o ak500s e o water cooler aigo se 240. 

 

Estou pensando em pegar um desses pra durar pelo menos uns 2 upgrades em cima do Ryzen 5 5600, e que possa aguentar até o fim da am4 pelo menos (aguentar am5 é um bônus forte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o peso do Air Cooler não gera influencia alguma na compatibilidade com o gabinete, a altura dele sim. O Mancer Narok afirma que suporta coolers de até 160mm, que atende 99,99% dos Air Coolers do mercado. No caso do AG620, ele tem 157mm de altura. Só esteja ciente que para o 5600 você não verá nenhuma diferença na temperatura em relação ao seu irmão mais novo AG400 ou AK400. A diferença entre esses dois coolers ó é visível com processadores que dissipam maior quantidade de calor, tipo um Ryzen 7 da vida.

 

53 minutos atrás, IgorMA disse:

e que possa aguentar até o fim da am4 pelo menos

AM4 já chegou ao fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
45 minutos atrás, IgorMA disse:

A questão do peso seria mais em relação a placa-mãe,

Nunca ouvi falar em nenhum relato de placa-mãe danificada por Air Cooler, isso porque existem Air Coolers muito mais pesados que o AG620. A PCB das placas-mãe são bastante reforçadas, tem várias camadas de material. Pegue uma placa-mãe qualquer que não tem mais utilidade, tente quebra-la no meio usando sua própria força e vejo o resultado.

 

45 minutos atrás, IgorMA disse:

e o "fim da am4" É que aguente todos os processadores am4.

Entendo, mas pegando um R5 5600 agora, eu não vejo muitos benefícios em continuar dentro da AM4, dependendo de quando for fazer esse upgrade. Daqui alguns anos os processadores AM5 estarão bem mais acessíveis e oferecendo saltos de desempenho muito maiores que qualquer AM4.

 

45 minutos atrás, IgorMA disse:

Queria pegar o ag620 pra quando eu julgar necessário trocar o processador eu não precise trocar o cooler por pelo menos uns 2 upgrades

A quantidade de vezes que você poderá manter ou não seu cooler só vai depender se o soquete do processador em questão é compatível com o tipo de cooler que você tem, e se o tipo de processador que você vai usar não gerar mais calor do que a quantidade que seu cooler consegue dissipar. Sabemos que um AG620 é compatível com soquete AM4 e AM5, por exemplo, não sabemos se será compatível com um eventual AM6.

 

Em com relação a dissipação de calor, o AG620 é um cooler até que bem construído, os únicos processadores que ele não consegue refrigerar corretamente sãos os mesmos que nenhum outro cooler do mundo consegue, que são os Intel de 13ª/14ª geração. Do i5 13600K pra cima, são processadores que comumente vão trabalhar acima dos 90ºC em carga máxima, os Core i9 normalmente trabalham acima dos 100ºC (o recém-lançado 14900KS trabalha a 120ºC, pelo que ouvi falar).

 

A vantagem dos Air Coolers é que praticamente não tem manutenção, Water Cooler sim. Então um Air Cooler tem sua durabilidade quase infinita, precisando apenas trocar a ventoinha a cada alguns anos por causa do desgaste. Water Cooler está sujeito a defeito na bomba, problemas de vedação, coisas do tipo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorMA o AK500 é um cooler "menos potente" que o AG620, já que ele tem apenas um radiador em vez de dois, mas como eu disse antes, para um processador mais comum não vai fazer tanta diferença.

 

Aqui tem um gráfico com alguns resultados usando um Ryzen 9 3900X com overclock de 4.0GHz, veja que o AK500 ficou 6ºC acima do AK620 (e 5ºC abaixo do AK400) no teste de renderização do Blender, que usa o processador ao máximo:

 

temp_oc_blender.png

 

Mas veja que em stock, com o processador rodando a 3.85GHz, a diferença entre eles foi de apenas 1ºC (e 4ºC de diferença para o AK400):

 

temp_stock_blender.png

 

Isso mostra que a diferença de desempenho dos coolers com melhor capacidade de dissipação só começa a aparecer em situações mais críticas. Apesar de ser apenas 0.15GHz de diferença, pra conseguir estabilizar esse aumento em todos os 12 núcleos do Ryzen 9 3900X é necessário ultrapassar bastante o limite de energia dele em stock, por isso ele acaba aquecendo muito mais, e por isso mesmo que overclock nem sempre é tão viável. O ganho de desempenho na prática seria praticamente insignificante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!