Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de novas Fans argb no gabinete


Posts recomendados

Recentemente adquiri um gabinete novo, o montech Air 100 argb, ele já vem com 4 Fans argb de fabrica e uma controladora (foto)

 O gabinete suporta até mais 4 novas Fans, totalizando 8, seriam mais duas em cima e duas em baixo, mas minha dúvida entra aqui: 

Como vimos na imagem da controladora, temos mais 2 entradas para argb, minha intenção era apenas completar colocando os dois em cima, não pretendo colocar em baixo, mas meu Air Cooler também é argb, então aqui entra o problema, temos 3 novos argb pra apenas 2 conectores, neste caso, imaginei usar um splitter pro argb, assim, usando apenas 1 conector pras duas Fans e o outro pro Air Cooler 

Porém temos o segundo problema que é de onde vem minha dúvida pra criar esse tópico, justamente o que vai fazer os Fans girarem...

De fabrica, o gabinete também já tem um splitter do RWM (foto), os 4 Fans já vem com um splitter com saída 3 pinos (creio que essa saída não dê pra controlar a velocidade também...) mas como ficaria pras duas novas fans? Minha placa-mãe é uma b450m ds3h V2 da gigabyte, ela só tem apenas 1 conector SYS_Fan, inicialmente daria pra conectar o splitter dos Fans do gabinete mas não teria lugar nenhum mais pra conectar um possível splitter de RWM também dos novos fans... Ou seja, o que eu deveria fazer nesse caso? Comprar um novo splitter com a quantidade exata de Fans e remover o original? Ou existe alguma forma de possivelmente conectar o splitter original em um novo splitter (aí ficaria tipo, um splitter de 3 entradas, 2 ficam pras Fans novas e 1 pro splitter original)

 Sei que escrevi de mais aqui, mas é uma dúvida sincera 

Screenshot_2024-03-20-00-01-00-826_com.miui.gallery.jpg

Screenshot_2024-03-20-00-01-14-924_com.google.android.apps.photos.jpg

images (11).jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, The_TurnipHead disse:

...colocando os dois em cima,... Air Cooler também é argb, então aqui entra o problema...

 

Primeiro, quando usa air cooler não tem beneficio colocar 2 ou 3 fans no topo do gabinete, pois os fans mais à frente vão roubar ar frio antes de chegar no air cooler - na página do gabinete NZXT H6 tem um teste mostrando isso. Coloque apenas um, mais atrás, que vai puxar ar quente do VRM.

 

Citação

 ... justamente o que vai fazer os Fans girarem.

 

Esta controladora no Air 100 alimenta apenas os LEDs "frufru", o que faz as ventoinhas girarem são os conectores PWM ligados pelo spliter 1-3  no SYS_FAN da placa-mãe, que precisa ser expandido.

 

Não é recomendável ligar mais de 4 fans num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN), pode superar a corrente (A) fornecida, então precisa de um spliter ou HUB com alimentação pela fonte, exemplo HUB PWM para 10 fans  (não controla LED), ou cabo spliter Akasa 1-5 alimentado pela fonte.

 

Ou pode trocar esta controladora do gabinete por uma controladora CoolMoon - que é controladora de LED e HUB PWM, que permite ligar

  • 8 fans PWM (4 ou 3 pinos)
  • LEDs ARGB de 8 fans
  • 2 fitas de LED ARGB

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos é que assim, entendi isso que tu falou sobre as Fans em cima, achei interessante, mas ainda supondo que eu fosse colocar, eu precisava de pelo menos 6 pontas do splitter pra apenas 1 sys_fan, como tu disse que pode sobrecarregar, qual seria a melhor opção pra isso? 

porque o Air Cooler iria direto no CPU_fan da placa-mãe e o argb na controladora, mas as outras duas Fans eu teria que achar algum lugar pra elas...

***** que minha placa-mãe não tem como controlar pelo sistema também, por ser só 12v, então acha que seria mais fácil eu trocar a controladora original por essa da coolmoon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, The_TurnipHead disse:

... eu precisava de pelo menos 6 pontas do splitter pra apenas 1 sys_fan, como tu disse que pode sobrecarregar, qual seria a melhor opção pra isso? 

 

O HUB PWM com 10 portas - que alimentado pela fonte através de conector SATA; ou a controladora CoolMoon, que integra HUB PWM 8 da portas e também é alimentada direto pela fonte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!