Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa sair de um Core i5 11400 para um Ryzen 7 5700X3D?


Posts recomendados

Atualmente minhas configurações são:

 

RTX 4070

I5 11400

B560M Aorus Elite

Cooler Gamdias boreas m1-610

 

Em jogos que usam mais CPU minha placa de vídeo acaba tendo gargalo. Já faz algum tempo que queria fazer um upgrade, mas como precisaria trocar tanto placa-mãe quanto CPU, acaba saindo meio caro.

 

Esse Ryzen 7 5700X3D seria um bom upgrade? Quanto esta valendo pagar nele?

O mais barato que encontrei foi por 1480 reais.

 

E seria que meu cooler daria conta? Sei que o 5800X3D é um forninho, mas não vi muito sobre o 5700X3D, que é mais novo.

 

Outra dúvida é, qual placa-mãe seria boa para usar com esse processador?

Eu gostaria de gastar até uns 2300 a vista no máximo. 

 

Mas a dúvida maior é se realmente compensaria esse upgrade. Se for pra gastar toda essa grana e a CPU ainda não dar conta de tudo, vou acabar segurando mais um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB 1440p mesmo

 

Varia, em alguns jogos mais e outros menos.

Cyberpunk 2077 senti um pouco na cidade. Battlefield 2042, Fortnite, Baldurs Gate, imagino que agora no Dragons Dogma 2 também vá ser bem sofrido.

 

@CaptaAngolan Minha placa só vai até as 11 geração, então também não tem muito upgrade da intel que eu possa fazer sem trocar de placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lactobacilos disse:

Cooler Gamdias boreas m1-610

 

5700X3D

 

Para jogos esse cooler M1-610 deve ser suficiente para o Ryzen 5700X3D, deve ter performance entre o AG400 e o AG500. Sendo que o AG400 é suficiente.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lactobacilos disse:

Varia, em alguns jogos mais e outros menos.

Cyberpunk 2077 senti um pouco na cidade. Battlefield 2042, Fortnite, Baldurs Gate, imagino que agora no Dragons Dogma 2 também vá ser bem sofrido.

Cyberpunk 2077: É um jogo bastante intensivo para CPU, mas o 11400 não terá dificuldades para entregar mais do que 60 FPS na maior parte do game, desde que não abuse do Ray Tracing. Ray Tracing não pesa apenas em placa de vídeo, impacta bastante também o desempenho do processador, pois ele é necessário para fazer os cálculos das interações dos raios com o ambiente do jogo.

 

Battlefield 2042: O i5 11400 também não deve ter dificuldades para proporcionar uma experiência de 120+ FPS, o que eu já considero OK. Em 1440p Ultra + DLSS Qualidade você já conseguria aproveitar bem o que tanto o processador quanto a placa de vídeo tem a oferecer.

 

Fortnite: Outro jogo que você não deve ter dificuldade para jogar em altas taxas de FPS, acima dos 140 FPS, considerando que talvez você tenha um montiro 144Hz. Você não conseguirá usar 100% de uma RTX 4070 nesse game, a menos que comece a ligar o recursos mais avançados da Unreal Engine 5, isso incluiria ativar recursos de Ray Tracing, que também afetaria negativamente o desempenho do processador. A maioria das pessoas iria preferir manter a qualidade do jogo num patamar mais baixo para garantir a melhor taxa de FPS possível, e nesse cenário, mesmo em 4K a RTX 4070 trabalharia sobrando.

 

Baldur's Gate 3: Nas cidades processadores sofrem um pouco nesse game, somente processadores muito fortes para conseguir desempenho sobrando, parece que não foi bem otimizado nessa parte.

 

Dragon's Dogma 2: Nem mesmo o Ryzen 7 7800X3D, o mais poderoso processador para jogos do momento, está conseguindo segurar 60 FPS dentro dos vilarejos, outro exemplo de má otimização.

 

Pessoalmente eu não vejo tanta necessidade de alcançar muito mais do que 60 FPS em jogos de campanha, e para jogos competitivos, acredito que 100+ FPS também já consiga proporcionar uma experiência agradável. Às vezes a coisa que você mais precisa é desligar o monitor de hardware e tentar curtir o jogo. Claro, se você realmente sente que precisa dar uma melhorada na sua performance, pode adquirir um novo processador mais rápido, mas cuidado para não cair num vício de upgrade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então, esses são jogos que eu já testei.

Cyberpunk no geral é Ok, mas coloco a população no médio pra compensar.

 

Battlefield eu consigo perceber bastante stuttering enquanto estou jogando. Não lembro de ver cair de 60fps, mas a oscilação é bem grande.

Hoje mesmo eu estava jogando com configurações otimizadas de desempenho + dlss e é perceptível que não ta fluido a todo momento. 

 

Fortnite é outro jogo que da pra perceber bastante engasgos, principalmente no começo das partidas com muitos players.

 

BGs é aquele negocio, na cidade é bem pesado e em alguns combates o fps chegava nos 40 quando tinham muitos NPCs.

 

Outro jogo que estou jogando agora é o Helldivers 2 e volte e meia tenho quedas de 60fps quando puxa demais o processador.

Em MMORPGs como Guild Wars ou New World também tenho quedas de 60fps nas cidades.

 

Dragons Dogma realmente ta bem mal otimizado e não da pra usar de parâmetro direito. Mas era só mais uma das preocupações.

 

 

Mas assim, não é o fim do mundo, se esse upgrade não compensar, da pra segurar mais um tempo assim.

A dúvida é realmente se teria um ganho considerável ou talvez não mudassem muita coisa.

 

Muito jogo é mal otimizado pra CPU, então acaba sendo mais complicado analisar se vai ter ganhos ou não, diferente de um upgrde de GPU que é bem nítido. 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Aproveitando também a postagem, esse meu Gamdias boreas ta com os leds dando problema. 

Alguns parecem que não ligam/ficam oscilando e volte e meia as cores bugam também. Já mexi em programas, formatei PC, troquei entrada na placa-mãe. Enfim.

 

Se eu não for gastar com esse upgrade agora, pensei em aproveitar o aniversario do aliexpress e pegar algum cooler novo.

 

Vi algumas recomendações em modelos da Thermalright, alguém conhece e recomenda?

Se for parecido com o Fuma 3, imagino que vá segurar algum futuro processador mais parrudo que eu queira pegar, certo? 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Battlefield eu consigo perceber bastante stuttering enquanto estou jogando. Não lembro de ver cair de 60fps, mas a oscilação é bem grande.

Hoje mesmo eu estava jogando com configurações otimizadas de desempenho + dlss e é perceptível que não ta fluido a todo momento. 

Esses dias eu decidi testar o BF 2042 aqui no meu hardware, meu Ryzen 5 3600 é um pouco inferior ao seu Core i5 11400, e eu tenho uma GTX 1660 Ti 6GB, na qualidade média em 1080p eu tive um desempenho relativamente estável entre 70-90 FPS, não percebi nenhum tipo de engasgo.

 

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Fortnite é outro jogo que da pra perceber bastante engasgos, principalmente no começo das partidas com muitos players.

Infelizmente isso é bastante comum, você verá esse tipo de reclamação de pessoas com diversas configurações diferentes, mas ele é mais intenso em configurações com processadores fracos. Geralmente o desempenho só estabiliza na segunda ou terceira partida. A otimização do Fortnite não é muito boa também, é uma tendência hoje em dia nos jogos, principalmente esses jogos que funcionam como serviço (Free to Play).

 

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

A dúvida é realmente se teria um ganho considerável ou talvez não mudassem muita coisa.

Sim, você terá ganho sim, mas como eu disse antes, não espere ver milagres nos jogos mal otimizados.

 

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Aproveitando também a postagem, esse meu Gamdias boreas ta com os leds dando problema. 

Alguns parecem que não ligam/ficam oscilando e volte e meia as cores bugam também. Já mexi em programas, formatei PC, troquei entrada na placa-mãe. Enfim.

Verifique se a forma de controle de controle de rotação da ventoinha está no modo PWM. Se estiver no modo DC, essa forma de controle altera a velocidade controlando a tensão de alimentação da ventoinha e isso também pode afetar o funcionamento dos LEDs.

 

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Se eu não for gastar com esse upgrade agora, pensei em aproveitar o aniversario do aliexpress e pegar algum cooler novo.

Talvez você só precise de uma ventoinha nova para o seu cooler, se a sua realmente tiver com problema e se você quiser continuar com ele. Mas eu não compraria no Aliexpress, já vi muita gente dizendo que a maioria das ventoinhas chinesas são só enganação, não tem pressão suficiente nem pra servir como ventoinha do gabinete, ainda mais como ventoinha de cooler.

 

8 horas atrás, Lactobacilos disse:

Vi algumas recomendações em modelos da Thermalright, alguém conhece e recomenda?

Se for parecido com o Fuma 3, imagino que vá segurar algum futuro processador mais parrudo que eu queira pegar, certo? 

Não tenho muito conhecimento sobre essa marca, só sei que vejo bastante ela como patrocinadora de vídeos gringos. Qual modelo especificamente você está de olho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Compensa sair de um Core i5 11400 para um Ryzen 7 5700X3D?

@GuilhermeGB A fan dele ta tranquila, trocaria mais pela estética.

E como ele é meio diferentão, acho que não daria pra colocar qualquer outra fan nele.

image.png.7ac3f9825830994ee0733135809d82ce.png

 

Sobre os Thermalright, não tenho nenhum modelo em mente ainda. Só olhei meio por cima os modelos de duas fans, parecidos com o fuma 3.

Vou dar uma pesquisada melhor nisso depois.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!