Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para Ryzen 7 5700x


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

 

Hoje possuo o seguinte setup:

  • ASRock a320
  • Ryzen 5 3600
  • 24gb RAM
  • RTX 2070 Super

 

Estou querendo trocar este processador, pois acredito que ele está limitando o desempenho da GPU (inclusive gostaria de saber a opinião de vocês sobre). E minha ideia inicial seria um Ryzen 7 5700x. Porém minha dúvida é com a placa-mãe, qual devo pegar. Dei uma olhada nas B450m, mas não tenho certeza se seria o casamento ideal, com o restante das peças. A RAM devo aumentar futuramente e a RTX talvez também troque daqui 1 ou 2 anos (GTA 6 vai demorar à chegar ainda né kkkk)

 

Enfim, estou procurando sugestões e opiniões referente a configuração atual e nova pretendida (tanto processador quanto placa-mãe). 

Quanto ao valor investido, seria em torno de 2 mil reais, podendo passar, caso seja necessário, para valer a pena o upgrade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Michel0595 disse:

Estou querendo trocar este processador, pois acredito que ele está limitando o desempenho da GPU (inclusive gostaria de saber a opinião de vocês sobre). E minha ideia inicial seria um Ryzen 7 5700x. Porém minha dúvida é com a placa-mãe, qual devo pegar.

Nenhuma, use a que você já tem e não gaste dinheiro a toa. A única ressalva é que você não informou o modelo exato da placa, então talvez tenha que grudar um fan nela.. mas isso não é problema. Em todo caso, use a grana para já comprar o 5700x3D direto.

 

43 minutos atrás, Michel0595 disse:

A RAM devo aumentar futuramente

Não faça isso, você já tem mais RAM do que deveria. Não invista em tecnologia morta sem necessidade, é dinheiro jogado fora.

 

Fora isso, você já tem um WC de 240mm e uma fonte que presta, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não deveria notar limitação de processador nessa configuração na maioria dos jogos, somente em jogos mais específicos, como aqueles competitivos com gráficos mais leves onde o processador seria o único limitante do sistema, ou alguns casos de jogos AAA recentes que são muito pesados para o processador, e o R5 3600 pode não conseguir segurar 60+ FPS. Se seu foco for esse tipo de jogo, você veria sim ganho trocando o processador por um melhor, caso contrário, poderá acabar não tendo uma melhoria visível. De qualquer forma, eu tentaria focar no R7 5700X3D ou esperar mais um pouco pra ir de AM5, já que você teria que trocar de placa-mãe também.

 

Falando sobre GTA 6, acho que não é hora de pensar em upgrade para ele, só dá pra ter uma noção de como ele rodaria com base no que sabemos sobre os consoles, mas isso vai depender de quão bem otimizado o jogo estará no PC. O PS5 possui um processador que no geral fica no nível de um Ryzen 5 3600, a diferença é que ele é um octa-core, mas tem menos cache, então seus núcleos extras compensam um pouco a falta de cache. A GPU dele se aproxima de uma RX 6700 da AMD, que estaria mais ou menos no nível de uma RTX 4060 ou uma RTX 2080 Super. Então acredito que os requisitos de CPU e GPU para rodar esse game em 1080p 30+ FPS com uma qualidade gráfica OK giraria em torno disso.

 

Para rodar em 1080p 60 FPS com uma qualidade gráfica decente eu colocaria pelo menos um Ryzen 7 5700X3D e uma RTX 4070. Quando GTA 6 sair pra PC, esse nível de desempenho já será considerado intermediário quase que de entrada, então você deve pagar mais barato em peças equivalentes quando chegar lá. Em 2025 vai lançar a RTX 5060, no pior dos casos ela será equivalente a RTX 3070, e em 2027 a RTX 6060 deve estar no nível da RTX 4070 já. Isso considerando que a NVIDIA decida continuar capando as placas 60, porque se ela decidir trazer um ganho decente para RTX 5060, ela já poderia chegar quase no nível da RTX 4070 (a GTX 1060 chegou com nível da GTX 980, a RTX 2060 com nível da GTX 1080 e a RTX 3060 no nível da RTX 2070 Super, mas a NVIDIA decidiu que a RTX 4060 não deveria superar nem a RTX 3060 Ti nessa geração).

 

OBS: acho bem difícil que a versão de PC saia junto com a de console.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal! Respondendo aos comentários:

 

@JotaCF opa, vou dar uma olhada nessa placa-mãe ai. Valeeu!

 

@Imakuni errata, minha placa-mãe é uma Gigabyte A320M-S2H-CF (ASRock era a outro que deu garantia). WC seria Water Cooler, certo? Não tenho. To usando um gabinete Aerocool AERO 500, com uns 5, 6 fans. E a fonte é uma Corsair CX 650w, acredito que aguente tranquilo o setup.

 

@GuilhermeGB então, alguns jogos como Starfield, Alan Wake 2, Cyberpunk 2077 (principalmente na DLC do game, que ficou mais pesada), o PC tem dificuldade pra atingir ou segurar os 60FPS em 1080p, high (em alguns momentos dos jogos, claro) e acredito que seja o CPU limitando. GTA 6 acredito que só chegue aos PCs em 2026, isso se não sofrer aidamentos pra consoles.

 

Dei uma olhada no valor do R7 5700X3D e está numa diferença de 400/500 reais para o 5700X. Compensa tanto assim essa diferença de valor?

Valores apropximados, a vista, que encontrei (Kabum, Pichau e Terabyteshop):

R7 5700X por R$1200,00

R7 5700X3D por R$ 1650,00

R7 5800X por R$ 1450,00

 

Até o momento, agradeço pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michel0595 eu entento, esses jogos são justamente casos mais específicos onde o R5 3600 sofre pra rodar mesmo, mas a tendência é que isso se torne cada vez mais comum nos próximos games. Eu já testei aqui no meu R5 3600 também uma versão bem antiga do game, acho que era a versão 1.5, o FPS caia mesmo abaixo dos 60 nas partes mais pesadas pra CPU, na nova atualização deve ter piorado um pouco.

 

O 5700X3D oferece praticamente um salto geracional em relação ao 5700X, o nível de desempenho dele em jogos é semelhante a um processador Ryzen 7000 normal (sem cache 3D). Cyberpunk 2077 é um jogo que se beneficia MUITO do cache L3 extra desses processadores X3D, tanto que em relação ao R7 5700X, o 5700X3D chega a ser mais 30% mais rápido, agora imagina em relação ao 3600. Mas fazendo uma média geral, o 5700X3D é coisa de 20% mais rápido que o 5700X em jogos (em multitarefas ele é até um pouco pior), em relação ao R5 3600 vai ser em média 40-50% mais rápido em jogos.

 

Se você quer apenas desafogar a sua 2070 Super, o 5700X deve ser suficiente. Processador novo sai todo ano, oferecendo saltos de desempenho que variam de 10-20% em relação à geração anterior, o que também faz a geração anterior cair de preço. Então se você quiser um processador pra ficar tranquilo no GTA 6, pode deixar pra pegar lá na época que ele sair, até lá AM5 já vai estar bem em conta. No fim do ano mesmo já vai sair a segunda geração de processadores AM5 e novos processadores Intel num novo soquete, acredito que a partir do ano que vem as RAMs DDR5 vão baratear bem, e as placas AM5 também deve se tornar mais acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Michel0595 disse:

errata, minha placa-mãe é uma Gigabyte A320M-S2H-CF (ASRock era a outro que deu garantia).

Ah sim, ótimo, não é totalmente lixosa.

 

4 horas atrás, Michel0595 disse:

Dei uma olhada no valor do R7 5700X3D e está numa diferença de 400/500 reais para o 5700X. Compensa tanto assim essa diferença de valor?

Sim.

 

4 horas atrás, Michel0595 disse:

Valores apropximados, a vista, que encontrei (Kabum, Pichau e Terabyteshop):

Faça favor, não dë dinheiro para a Tera. Pode comprar em qualquer lugar, menos com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2024 às 23:42, Imakuni disse:

Faça favor, não dë dinheiro para a Tera. Pode comprar em qualquer lugar, menos com eles.

Por quê?  Fiquei curiosa porq quase comprei uma fonte lá semana passada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!