Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei uma placa-mãe que não é compatível com o meu processador.


Posts recomendados

A placa-mãe tem o mesmo soquete do processador, placa no soquete AM4 e o processador é um Ryzen 5 3400g, mas diz na caixa que ela não suporta os processadores Ryzen 3 3200g e 5 3400g, realizei a montagem do pc e funcionou, mas parece que o processador sempre está fazendo muita "força" pra certas coisas. Além de quando eu vou jogar jogos do tipo GTA V não consigo rodar com um bom fps (uso 16gb em dual chanel e uma RTX 2060 de 6gb). Uso o computador a mais de 3 anos e nunca deu erro, mas pensei em comprar uma outra placa-mãe compatível com o processador, porque acho q ai eu teria a potência total do processador, mas ao mesmo tempo estou com medo de comprar e continuar do mesmo jeito e ter que trocar o processador, por conta de querer mais desempenho.

Rodo GTA V no grafíco normal, poís no ultra cai muito o fps, mas acho que não seria o caso se fosse todos os componentes compatíveis.

Mudaria alguma coisa eu trocar a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Middoken @MarkolaBR  Não sei em especifico o nome da placa-mãe, pois estou no trabalho, assim que chegar em casa eu mando, mas é desse modelo: placa-mãe Gigabyte A520M H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4
Na caixa da placa diz ser incompativel com Ryzen 3 3200g e 5 3400g

Fonte Cooler Master Elite V3 500W, PFC Ativo
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, tutsmaco disse:

A placa-mãe tem o mesmo soquete do processador, placa no soquete AM4 e o processador é um Ryzen 5 3400g, mas diz na caixa que ela não suporta os processadores Ryzen 3 3200g e 5 3400g, realizei a montagem do pc e funcionou, mas parece que o processador sempre está fazendo muita "força" pra certas coisas. Além de quando eu vou jogar jogos do tipo GTA V não consigo rodar com um bom fps (uso 16gb em dual chanel e uma RTX 2060 de 6gb). Uso o computador a mais de 3 anos e nunca deu erro, mas pensei em comprar uma outra placa-mãe compatível com o processador, porque acho q ai eu teria a potência total do processador, mas ao mesmo tempo estou com medo de comprar e continuar do mesmo jeito e ter que trocar o processador, por conta de querer mais desempenho.

Rodo GTA V no grafíco normal, poís no ultra cai muito o fps, mas acho que não seria o caso se fosse todos os componentes compatíveis.

Mudaria alguma coisa eu trocar a placa-mãe?

que estranho, quase o mesmo pc, rodando no muito alto/ultra. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, tutsmaco disse:

laca-mãe Gigabyte A520M H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4
Na caixa da placa diz ser incompativel com Ryzen 3 3200g e 5 3400g

No site do fabricante consta mesmo o 3200G na lista de suportados, mas precisa da BIOS na versão F10.

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-H-rev-1x/support#support-cpu

 

Você precisa atualizar a BIOS da placa, melhor levar para um técnico se não tiver conhecimento, mas pede para não remover o chip da BIOS por meio de solda por conta da garantia.

 

Outra opção que eu diria é de devolver essa A520 e comprar uma B450, mas pode ocorrer de você não querer essa dor de cabeça de devolver e ter de trocar por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, tutsmaco disse:

@Middoken @MarkolaBR  Não sei em especifico o nome da placa-mãe, pois estou no trabalho, assim que chegar em casa eu mando, mas é desse modelo: placa-mãe Gigabyte A520M H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4
Na caixa da placa diz ser incompativel com Ryzen 3 3200g e 5 3400g

Fonte Cooler Master Elite V3 500W, PFC Ativo
 

Tenho quase certeza que é este modelo https://www.hardstore.com.br/shop/products/placa-mãe-gigabyte-a520m-h-socket-am4-amd-a520-m-2

 

@Elder Nauvirth não seria possível por ter feito a compra no ano de 2021 e ser um "pc montado", então talvez eu teria que devolver todas as peças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tutsmaco PC montado tem esse problema mesmo.

 

Já vi anuncio de pc montado no instagram a muito tempo, que vinha com uma placa-mãe incompativel com o processador, nem a lista de processadores compatíveis citava o dito processador na compatibilidade, deixei de seguir a loja.

 

É estranho você estar tendo problemas com o PC, já que justamente o fabricante mesmo diz que é compatível com o processador.

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-H-rev-1x#kf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth comprei na terabyte, mas eu montei naquela parte de monte o seu pc, eu era leigo na época sobre peças, então não tinha o conhecimento de que talvez não poder ser compatível, eles inclusive sabiam sobre a incompatibilidade, poís pedi para vir montado e eles não realizaram a montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!