Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O problema começou do nada, estava jogando normalmente quando a fonte começou fazer um barulho bem alto, retirei a fonte e abri ela para verificar e aparentemente nada esta errado.
Com mais paciência comecei a jogar para avaliar o que poderia ser o barulho, e descobri que o ruído acompanha os fans da GPU, quanto mais quente a GPU trabalha mais rápido os fans ficam e mais alto fica o barulho na fonte.
Suspeitei que poderia ser coil whine, mas nesse estilo nunca vi e pesquisando sobre não encontrei nada parecido, será que é algo relacionado a elétrica ? 

Postado

A GPU é uma 1660 SUPER da GALAX, tem exatamente 1 ano e 6 meses de uso
A Fonte é da Corsair ATX 650W.

Postado

Ela está muito suja? Se for algum problema técnico terayde tentar um rma. Ela ainda está na garantia? Já tentou controlar a curva da rotação no GeForce experience ou no msi afterburner? 

Postado

Já verifiquei a GPU, ela não esta suja e sua pasta térmica foi trocada recentemente.
O problema em si não é a GPU, é a fonte.
Como comentando, a GPU está trabalhando normalmente porém a fonte que está fazendo barulho.
Exemplo citado, quando as fans da GPU começam a girar a fonte faz barulho meio que acompanhando a rotação das fans da GPU.

Postado

Poderia dizer o modelo exato da fonte? só chegou a passar a marca e potência.Talvez precise acionar a garantia dela se ainda estiver no período hábil. Poderia gravar um vídeo da fonte/Pc pra ter uma ideia do barulho?

Postado

O modelo da fonte é uma Corsair ATX 650W - CV650-80 PLUS BRONZE, provavelmente já perdi a garantia por abrir ela no passado para limpeza.

Segue vídeos de exemplos :

Postado

Nossa que barulho horrível, entendo sua preocupação, até achei que tinham começado obra aqui perto de tão parecido com uma britadeira o som é. Qual seu setup completo? 

Tente controlar a curva da fan porque acho que ela é a culpada por esse som. Também já ouvi falar que essa linha de fontes da Corsair é de baixa qualidade, mas nem fonte bomba é pra fazer barulho de furadeira. Já tive uma e ela só tinha a fan barulhenta mesmo, mas não era algo intolerável como no seu caso. 

Coloquei o vídeo em câmera lenta, e digo com uns 80% de certeza que o problema é a VGA

• Haha 1
Postado

Muito curioso, já que o barulho esta saindo da fonte e não imaginava que essa fonte em questão da corsair é da má qualidade, fico muito triste.
Essa GPU pelo pouco tempo de uso que tenho nunca apresentou problemas ou alta temperatura.
Minha ideia é levar para um assistência para fazerem alguns testes, já que não tenho mais peças aqui para fazer a verificação.

Meu Setup: 
placa-mãe SOYO NEW H610M LGA 1700

CPU Core i5 12400F
GPU 1660 SUPER 6GB GALAX
32 GB RAM DDR4

Setup.png

Postado

Recomendo esperar algum tempo antes de levar numa assistência, talvez alguém mais experiente saiba sanar sua dúvida. Tem certeza mesmo que o barulho é da fonte? A ventoinha dela nem é pra girar tão forte assim.

Chegou a tentar fazer curva da rotação das fans da Gpu pra ver se diminui o barulho?

Postado

Sim, mesmo com a curva de fans o barulho é perceptível, algo que antes não fazia barulho nenhum.
E sim, certeza que o barulho está saindo da fonte, não faz sentido mesmo mas se tratando de PC tudo pode acontecer infelizmente.  

Postado

Tem algum técnico na sua cidade de confiança? Esse tipo de problema específico os técnicos chinelões vão te dizer que algo queimou, e tem que pagar Key do windows e acaba dando 1000 reais. Já quase levei golpe de um pessoal que disse que precisava trocar a fonte e reinstalar windows, isso dava 400 conto mais uns 200 da key do windows. Fui num amigo meu e só reinstalou windows e cobrou um preço bem mais amigável, uso o Pc até hoje, e mesmo sendo bomba a fonte continua funcionando.

• Curtir 1
Postado

Sim, tem uma bem famosa no shopping da cidade, único lugar que tenho em mente e conhecidos indicam.
Realmente muitas lojas estão aplicando golpes e querem ganhar em cima do cliente, mas já estou ligado nisso.
Vou ver se consigo deixar o PC na assistência essa semana, atualizo o tópico com os detalhes do que pode ter acontecido. 
De todo modo, muito obrigado por sua atenção e dicas! excelente noite amigo.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!