Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! 

Recentemente instalei uma placa de vídeo no computador (RX 580 do Aliexpress). Ela está funcionando normalmente mas quando eu desligo o computador o fan do processador continua a girar. Eu cheguei a retirar o PC da tomada mas mesmo assim ele não parou de girar e só parou quando eu removi o cabo HDMI da placa de Vídeo. 

Isso é prejudicial pro Pc? 

Alguém sabe dizer como corrigir esse problema?

Postado
40 minutos atrás, leorick1 disse:

Boa tarde! 

Recentemente instalei uma placa de vídeo no computador (RX 580 do Aliexpress). Ela está funcionando normalmente mas quando eu desligo o computador o fan do processador continua a girar. Eu cheguei a retirar o PC da tomada mas mesmo assim ele não parou de girar e só parou quando eu removi o cabo HDMI da placa de Vídeo. 

Isso é prejudicial pro Pc? 

Alguém sabe dizer como corrigir esse problema?

Esse comportamento não é nada normal, mesmo com o PC fora da tomada continuar girando a ventoinha não faz muito sentido, pois a única coisa que alimenta a placa fora da tomada e a bateria da placa-mãe e esse comportamento não deveria acontecer. E muito difícil saber o problema disso, porém como você falou que colocou a placa de vídeo recentemente, talvez ela está gerando algum curto no circuito da placa-mãe e fazendo isso ocorrer. E muito difícil julgar sem estar com o computador na frente. Mais o comportamento é fora do normal e pode sim causar problemas.

Outro caso pode ser alguma configuração da sua BIOS, mais e muito incomum ter esse comportamento, sugiro entrar na BIOS também e dar uma olhada.

Postado

Fiz mais alguns testes e é realmente isso. Assim que eu conecto o cabo HDMI o fan do processador começa a girar, mesmo que o cabo da fonte esteja desconectado do pc

Postado

@leorick1 Tente fazer os seguintes testes:
Se tiver uma outra placa de Vídeo com HDMI, coloque ela no PC e faz os mesmos procedimentos pra ver se o cooler vai girar.
Tente usar um outro cabo HDMI e um outro monitor pra ver se o problema vai ocorrer.

Se possível coloque sua placa de Vídeo em um outro computador e veja se o mesmo comportamento está ocorrendo.

E muito difícil saber o real motivo disso sem estar com o computador na frente. Recomendo levar em alguma assistência ou alguém que entende do assunto proximo a você, para eles darem uma olhada melhor pessoalmente e te falar o real motivo do problema.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Boa tarde!

Acho que descobri o que estava causando o problema. Eu estava utilizando um cabo divisor de HDMI no monitor e sempre que eu conectava o segundo HDMI no meu notebook o fan do pc começava a girar, desconectei o divisor de HDMI e deixei a placa ligada no monitor sem o divisor de cabos e o fan parou de girar com pc desligado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!