Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível gargalo no R5 3600


Ir à solução Resolvido por ChristianRJ2,

Posts recomendados

 

Guys, bom dia! Tirei print durante minha última jogatina de Cyberpunk 2077 e esses foram o status de uso da CPU E GPU. 

 

O que achei bem estranho é a minha CPU ficar em 84% de uso e a GPU ficar em apenas 37%. (Detalhe, o DLSS está ligado no modo qualidade.)

 

Isso pode ser um possível gargalo da minha CPU?

 

 

image.thumb.png.df2caa97b235c2b3d9b991873833e340.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

Estranho, sua CPU deve aguentar tranquilamente essa placa sem gargalo, você fez recentemente alguma alteração na BIOS ou no regedit/msconfig (ou driver da placa) por influência de visões de Tiktok/YouTube sobre otimização de PC?

Cara, a única alteração na BIOS que eu fiz foi para configurar o MHz das memórias quando atualizei a BIOS, e isso já faz um bom tempo.

E driver da placa eu apenas baixo os mais novos, sem modificações além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ChristianRJ2 disse:

@_N2S Hum, gargalo não é, seu processador não é fraco, tem chance de ser algo corrompido, recomendo reinstalar o driver, resetar a BIOS para o padrão e em último caso formatar o Windows

O jogo instalado no HD interfere em alguns desses status?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_N2S Geralmente um jogo estar instalado em HD ou SSD não interfere em desempenho, somente em tempo de carregamento (que às vezes nem difere tanto, sendo mais evidente em jogos mais novos)

Porém que eu me recorde, o Cyberpunk no update dele que causou boas melhorias, também fez ele não ser mais recomendado jogar com HD, esse "gargalo" que está ocorrendo, é somente no Cyberpunk? Se sim, provavelmente é esse o problema, aí eu te recomendo instalar o jogo em um SSD(se você possuir)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@_N2S Geralmente um jogo estar instalado em HD ou SSD não interfere em desempenho, somente em tempo de carregamento (que às vezes nem difere tanto, sendo mais evidente em jogos mais novos)

Porém que eu me recorde, o Cyberpunk no update dele que causou boas melhorias, também fez ele não ser mais recomendado jogar com HD, esse "gargalo" que está ocorrendo, é somente no Cyberpunk? Se sim, provavelmente é esse o problema, aí eu te recomendo instalar o jogo em um SSD(se você possuir)

Fui testar em um outro jogo mais antigo e que não especifica SSD na recomendação da steam (Uncharted 4).

E foram esses os status da CPU E GPU.

OBS: a qualidade da imagem está ruim porque tive que recortar... mas o mais importante são os status.

f2c23368-c16b-4179-97c4-2ee162063eca.thumb.jpg.bfcf687e8fdbf3095c3619da7e297680.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_N2S Hum, ainda está estranho, esse jogo deveria estar com uso bem mais baixo da CPU e a GPU deveria estar em 100% tranquilo, os jogos que você testou, estavam todos em maior resolução de seu monitor e configurações na mais alta que sua GPU aguenta?(Alto no Cyberpunk e épico nesse Uncharted), e como estão as opções nas configurações do driver de sua placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 Na realidade o uso estava bem mais baixo, esses 59% foi um pico. Geralmente estava na casa dos 30/20% CPU e 80%+ na GPU.

image.thumb.png.018d585d1352efc9cad9cd727264321e.png

 

A resolução está na maior do meu monitor, 1920x1080 FH 60HZ.

Já as configurações de ambos os jogos eu fiz a partir de otimizações vistas em canais de hardware renomados, como por exemplo, este aqui. Porém, mais de 70% das opções estão em alto/ultra e o restante seria no médio.
Obs: Minhas configurações do Cyberpunk 2077 são exatamente essas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@_N2S Acredito que o motivo seja, sua placa é bem forte para Full HD, então ela não precisa estar em 100% para entregar o desempenho necessário de resolução e FPS, por isso ela não está fixa, te recomendaria aumentar as configurações para exigir mais da placa de vídeo e encontrar maior estabilidade, sobre o desempenho no Cyberpunk, aparentemente é por causa de estar no HD mesmo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

te recomendaria aumentar as configurações para exigir mais da placa de vídeo e encontrar maior estabilidade,

Isso seria em qual dos dois games? Lembrando que os 60 FPS de Uncharted 4 são estáveis. Eu que limitei/fixei mesmo, já que não adianta ter mais que 60FPS em FH no jogo single player.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!