Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente estou pensando em fazer overclock no meu processador, mas estou com medo de esquentar muito.
Minhas configurações:
R5 5600G
A520M-DB

16GB 2x8 3200mhz
SSD 480gb 
Com 2 Fans frontais, e a Wraith Stealth padrão da amd.
Gostaria de conseguir um desempenho melhor em jogos de FPS, não passo dos 140fps no Valorant.
E aí, devo fazer o overclock?

Postado

Não é muito recomendável fazer overclock por padrão, e com o cooler box, menos ainda, já que ele é feito para "segurar as pontas", certas vezes apresentando temperaturas elevadas até com o processador no padrão, e placas a520 não são recomendadas para fazer overclock, eu só faria após mudar o CPU Cooler e a placa, já que um overclock "mal feito" ou mal executado, poderia te fazer perder três itens de seu PC

• Membro VIP
Postado

@Plasma_ Tarde

Overclock gera mais desempenho no PC e conseguintemente gera mais calor e maior consumo, não tem como desvincular uma coisa da outra.

"Cavalo que anda come mais".

Primeiro de tudo qual sua fonte de alimentação e qual cooler do processador você está usando.

Se você está usando o cooler padrão da AMD e uma fonte de baixa qualidade, primeira coisa a se fazer é trocar ambos.

cooler-para-processador-amd-wraith-steal

Se você aumentar o clock da memória de 3200Mhz para 3400Mhz vai te dar alguns FPS a mais.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Estou utilizando este cooler mesmo, e com uma fonte de 700w.
Tentei fazer o clock da memória para 3400mhz, mas depois de fazer isso, meus periféricos e monitor simplesmente não ligavam. 

No CPU-Z diz que a frequência que estou utilizando é de 1300mhz.
O que devo fazer?

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Estou utilizando este cooler mesmo, e com uma fonte de 700w.
Tentei fazer o clock da memória para 3400mhz, mas depois de fazer isso, meus periféricos e monitor simplesmente não ligavam. 

No CPU-Z diz que a frequência que estou utilizando é de 1300mhz.
O que devo fazer?

Mande um print de como está parecendo no CPD-Z.

Essa fonte tem marca e modelo?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Na verdade acho que a fonto não tem marca nem modelo, foi uma fonte que meu pai tinha lá em casa, e estava marcada como 700w.
A print do CPU-Z é essa.
image.png.2cbce55fa6ff7b3b2f7e9a38a18ee9d7.png

Bom dia

A memória está rodando a 2667Mhz (2 x 1333Mhz), em SPD verifique se realmente as memória são 3200Mhz, se sim você entra na BIOS e habilite o XMP para ver se a memória vai rodar em 3200Mhz.

Se não conseguir fazer a memória rodar em 3200Mhz, vai diminuindo, se não me engano o valor abaixo do 3200Mhz é 3000Mhz, depois 3933, depois 3800, não lembro ao certo só testando.

Sempre escolha o G1

help-with-changing-ram-frequency-in-bios

Abra a lateral do gabinete e veja o modelo dessa fonte se o mesmo não for de boa qualidade, fazer overclock não é um boa.

Veja se o seu pai está disposto a fazer um melhoria nesse computador, primeiro trocando a fonte e depois uma placa de vídeo.

Pergunte a ele quanto da pra gastar nesses dois itens e depois você volta com o valor.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Abri a BIOS, habilitei o overclock das memórias, e alterei o XMP para 3200mhz, automaticamente alterou o Memory clock speed para 3200mhz também, após salvar e sair, ele iniciou mas deu tela azul (não carregou o sistema), mas logo ao carregar a tela azul, inicializou normalmente. Mas parece que funcionou, agora quando abro o CPU-Z ele relata estar com a frequência de 1599 variando.

image.png.79708caa58339243135bddc826eadbad.png

image.png.9c7505600c14743c271d4623141547d4.png
image.png.002b697d83cd5ec0b7f488f412720d11.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 10/04/2024 às 10:53, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Abri a BIOS, habilitei o overclock das memórias, e alterei o XMP para 3200mhz, automaticamente alterou o Memory clock speed para 3200mhz também, após salvar e sair, ele iniciou mas deu tela azul (não carregou o sistema), mas logo ao carregar a tela azul, inicializou normalmente. Mas parece que funcionou, agora quando abro o CPU-Z ele relata estar com a frequência de 1599 variando.

image.png.79708caa58339243135bddc826eadbad.png

image.png.9c7505600c14743c271d4623141547d4.png
image.png.002b697d83cd5ec0b7f488f412720d11.png

Bom dia

Ótimo 👏🏿👏🏿 agora sim a suas memórias estão rodando a 3200Mhz (2 x 1600Mhz), onde está escrito "Clock Memory Speed" você alterar para próximo valor, salve e veja como o PC se comporta, se teve melhoria no FPS.

Não altere a latência das memória (TCL, TRCDRD, TRCDWR, TRP, etc), porque isso é mais complicado de acertar.

Postado

Recomendo fazer um pendrive de boot com o memtest86 e rodar um teste de memória por pelo menos umas 4 horas pra ter certeza de que as memórias estão estáveis... Se der algum erro é porque não está rodando estável, pode estar faltando tensão para as memórias, as latências podem estar muito baixas para essa frequência, pode ser também incompatibilidade das memórias com a placa-mãe ou com o CPU, geralmente frequências mais altas de memória só funcionam com 2 módulos de memória (e geralmente os módulos precisam ser do tipo "single-rank")... Geralmente no site da placa-mãe você consegue encontrar as configurações de memória suportadas e a frequência máxima que ela consegue rodar de forma estável para cada tipo de configuração.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 12/04/2024 às 13:41, marclbr disse:

Recomendo fazer um pendrive de boot com o memtest86 e rodar um teste de memória por pelo menos umas 4 horas pra ter certeza de que as memórias estão estáveis... Se der algum erro é porque não está rodando estável, pode estar faltando tensão para as memórias, as latências podem estar muito baixas para essa frequência, pode ser também incompatibilidade das memórias com a placa-mãe ou com o CPU, geralmente frequências mais altas de memória só funcionam com 2 módulos de memória (e geralmente os módulos precisam ser do tipo "single-rank")... Geralmente no site da placa-mãe você consegue encontrar as configurações de memória suportadas e a frequência máxima que ela consegue rodar de forma estável para cada tipo de configuração.

Dia

Consegui subir 400Mhz usando 4 pentes de memória a Kingston sem nem um aumento de tensão rsrs.

Se "single-rank" ajuda bastante, normalmente memória de 8Gb DDR4 são "single-rank".

@Plasma_ Depois que você mudou para 3200Mhz as memórias teve alguma melhoria nos jogos?

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Desculpa a demora para responder, percebi uma diferença, não aumentei a frequência a mais de 3200 ainda, mas ainda sim percebi.
Mas ainda estou tendo problemas, as vezes quando estou com um certo tempo com o pc ligado, simplesmente enquanto estou no game, dá tela azul.

• Membro VIP
Postado
Em 20/04/2024 às 20:59, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Desculpa a demora para responder, percebi uma diferença, não aumentei a frequência a mais de 3200 ainda, mas ainda sim percebi.
Mas ainda estou tendo problemas, as vezes quando estou com um certo tempo com o pc ligado, simplesmente enquanto estou no game, dá tela azul.

Dia

Essas placas mãe de entrada são mais difíceis de conseguir estabilidade em overclock.

Tente reduzir um pouco o clock de 3200Mhz para 3000Mhz.

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Irei fazer isso, mas também estou pensando em arrumar esses problemas, e depois vender ele, será que consigo? e por quanto?

Dia

Por qual motivo você quer vender seu computador?

Vi no mercado livre pessoal pedindo de 2000 á 2500 reais, se o gabinete estiver bem cuidado acho que da pra pedir isso, ou até um pouco mais.

Pra resolver esse problema é só usar a frequência da memória no ´padrão da placa-mãe que deve ser 2667Mhz.

Suas memórias conseguem trabalhar até 3200Mhz, porém não é todo PC que se da bem com essa frequência, principalmente quando se usa uma placa-mãe de entrada.

Postado
14 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Por qual motivo você quer vender seu computador?

Estou com um dinheiro guardado, pensei em vender este e comprar outro.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Quantos reais você conseguiu juntar?

Em volta de 500, mas acho que consigo mais.
Tenho em mente o que quero comprar.

placa-mãe Biostar B650MT, Chipset B650, AMD AM5, MATX, DDR5

Memória Dale7, 2x8GB, 4800Mhz, DDR5, Desktop, 1.1v

FONTE MANCER THUNDER 600W 80 PLUS BRONZE

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 8500G, 6-CORE, 12-THREADS, 3.5GHZ (5.0GHZ TURBO)

GABINETE GAMER MANCER NAROK, RGB, MID-TOWER, LATERAL DE VIDRO, COM 3 FANS, PRETO

SSD PICHAU ROVER, 512GB, M.2 2280, PCIE NVMe, LEITURA 2100 MB/S, gravação 1400 MB/S

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...