Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo fazer overclock no meu Ryzen 5 5600G?


Posts recomendados

Atualmente estou pensando em fazer overclock no meu processador, mas estou com medo de esquentar muito.
Minhas configurações:
R5 5600G
A520M-DB

16GB 2x8 3200mhz
SSD 480gb 
Com 2 Fans frontais, e a Wraith Stealth padrão da amd.
Gostaria de conseguir um desempenho melhor em jogos de FPS, não passo dos 140fps no Valorant.
E aí, devo fazer o overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito recomendável fazer overclock por padrão, e com o cooler box, menos ainda, já que ele é feito para "segurar as pontas", certas vezes apresentando temperaturas elevadas até com o processador no padrão, e placas a520 não são recomendadas para fazer overclock, eu só faria após mudar o CPU Cooler e a placa, já que um overclock "mal feito" ou mal executado, poderia te fazer perder três itens de seu PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Plasma_ Tarde

 

Overclock gera mais desempenho no PC e conseguintemente gera mais calor e maior consumo, não tem como desvincular uma coisa da outra.

"Cavalo que anda come mais".

Primeiro de tudo qual sua fonte de alimentação e qual cooler do processador você está usando.

Se você está usando o cooler padrão da AMD e uma fonte de baixa qualidade, primeira coisa a se fazer é trocar ambos.

cooler-para-processador-amd-wraith-steal

Se você aumentar o clock da memória de 3200Mhz para 3400Mhz vai te dar alguns FPS a mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Estou utilizando este cooler mesmo, e com uma fonte de 700w.
Tentei fazer o clock da memória para 3400mhz, mas depois de fazer isso, meus periféricos e monitor simplesmente não ligavam. 

No CPU-Z diz que a frequência que estou utilizando é de 1300mhz.
O que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Estou utilizando este cooler mesmo, e com uma fonte de 700w.
Tentei fazer o clock da memória para 3400mhz, mas depois de fazer isso, meus periféricos e monitor simplesmente não ligavam. 

No CPU-Z diz que a frequência que estou utilizando é de 1300mhz.
O que devo fazer?

Mande um print de como está parecendo no CPD-Z.

Essa fonte tem marca e modelo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Na verdade acho que a fonto não tem marca nem modelo, foi uma fonte que meu pai tinha lá em casa, e estava marcada como 700w.
A print do CPU-Z é essa.
image.png.2cbce55fa6ff7b3b2f7e9a38a18ee9d7.png

Bom dia

 

A memória está rodando a 2667Mhz (2 x 1333Mhz), em SPD verifique se realmente as memória são 3200Mhz, se sim você entra na BIOS e habilite o XMP para ver se a memória vai rodar em 3200Mhz.

Se não conseguir fazer a memória rodar em 3200Mhz, vai diminuindo, se não me engano o valor abaixo do 3200Mhz é 3000Mhz, depois 3933, depois 3800, não lembro ao certo só testando.

Sempre escolha o G1

help-with-changing-ram-frequency-in-bios

Abra a lateral do gabinete e veja o modelo dessa fonte se o mesmo não for de boa qualidade, fazer overclock não é um boa.

Veja se o seu pai está disposto a fazer um melhoria nesse computador, primeiro trocando a fonte e depois uma placa de vídeo.

Pergunte a ele quanto da pra gastar nesses dois itens e depois você volta com o valor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Abri a BIOS, habilitei o overclock das memórias, e alterei o XMP para 3200mhz, automaticamente alterou o Memory clock speed para 3200mhz também, após salvar e sair, ele iniciou mas deu tela azul (não carregou o sistema), mas logo ao carregar a tela azul, inicializou normalmente. Mas parece que funcionou, agora quando abro o CPU-Z ele relata estar com a frequência de 1599 variando.

image.png.79708caa58339243135bddc826eadbad.png

image.png.9c7505600c14743c271d4623141547d4.png
image.png.002b697d83cd5ec0b7f488f412720d11.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 10/04/2024 às 10:53, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Abri a BIOS, habilitei o overclock das memórias, e alterei o XMP para 3200mhz, automaticamente alterou o Memory clock speed para 3200mhz também, após salvar e sair, ele iniciou mas deu tela azul (não carregou o sistema), mas logo ao carregar a tela azul, inicializou normalmente. Mas parece que funcionou, agora quando abro o CPU-Z ele relata estar com a frequência de 1599 variando.

image.png.79708caa58339243135bddc826eadbad.png

image.png.9c7505600c14743c271d4623141547d4.png
image.png.002b697d83cd5ec0b7f488f412720d11.png

Bom dia

 

Ótimo 👏🏿👏🏿 agora sim a suas memórias estão rodando a 3200Mhz (2 x 1600Mhz), onde está escrito "Clock Memory Speed" você alterar para próximo valor, salve e veja como o PC se comporta, se teve melhoria no FPS.

Não altere a latência das memória (TCL, TRCDRD, TRCDWR, TRP, etc), porque isso é mais complicado de acertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo fazer um pendrive de boot com o memtest86 e rodar um teste de memória por pelo menos umas 4 horas pra ter certeza de que as memórias estão estáveis... Se der algum erro é porque não está rodando estável, pode estar faltando tensão para as memórias, as latências podem estar muito baixas para essa frequência, pode ser também incompatibilidade das memórias com a placa-mãe ou com o CPU, geralmente frequências mais altas de memória só funcionam com 2 módulos de memória (e geralmente os módulos precisam ser do tipo "single-rank")... Geralmente no site da placa-mãe você consegue encontrar as configurações de memória suportadas e a frequência máxima que ela consegue rodar de forma estável para cada tipo de configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/04/2024 às 13:41, marclbr disse:

Recomendo fazer um pendrive de boot com o memtest86 e rodar um teste de memória por pelo menos umas 4 horas pra ter certeza de que as memórias estão estáveis... Se der algum erro é porque não está rodando estável, pode estar faltando tensão para as memórias, as latências podem estar muito baixas para essa frequência, pode ser também incompatibilidade das memórias com a placa-mãe ou com o CPU, geralmente frequências mais altas de memória só funcionam com 2 módulos de memória (e geralmente os módulos precisam ser do tipo "single-rank")... Geralmente no site da placa-mãe você consegue encontrar as configurações de memória suportadas e a frequência máxima que ela consegue rodar de forma estável para cada tipo de configuração.

Dia

 

Consegui subir 400Mhz usando 4 pentes de memória a Kingston sem nem um aumento de tensão rsrs.

Se "single-rank" ajuda bastante, normalmente memória de 8Gb DDR4 são "single-rank".

@Plasma_ Depois que você mudou para 3200Mhz as memórias teve alguma melhoria nos jogos?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Devo fazer overclock no meu Ryzen 5 5600G?
  • Membro VIP
Em 20/04/2024 às 20:59, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Desculpa a demora para responder, percebi uma diferença, não aumentei a frequência a mais de 3200 ainda, mas ainda sim percebi.
Mas ainda estou tendo problemas, as vezes quando estou com um certo tempo com o pc ligado, simplesmente enquanto estou no game, dá tela azul.

Dia

 

Essas placas mãe de entrada são mais difíceis de conseguir estabilidade em overclock.

Tente reduzir um pouco o clock de 3200Mhz para 3000Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Plasma_ disse:

@Edvaldo J. Frederico Irei fazer isso, mas também estou pensando em arrumar esses problemas, e depois vender ele, será que consigo? e por quanto?

Dia

 

Por qual motivo você quer vender seu computador?

Vi no mercado livre pessoal pedindo de 2000 á 2500 reais, se o gabinete estiver bem cuidado acho que da pra pedir isso, ou até um pouco mais.

Pra resolver esse problema é só usar a frequência da memória no ´padrão da placa-mãe que deve ser 2667Mhz.

Suas memórias conseguem trabalhar até 3200Mhz, porém não é todo PC que se da bem com essa frequência, principalmente quando se usa uma placa-mãe de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Quantos reais você conseguiu juntar?

Em volta de 500, mas acho que consigo mais.
Tenho em mente o que quero comprar.

placa-mãe Biostar B650MT, Chipset B650, AMD AM5, MATX, DDR5

Memória Dale7, 2x8GB, 4800Mhz, DDR5, Desktop, 1.1v

FONTE MANCER THUNDER 600W 80 PLUS BRONZE

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 8500G, 6-CORE, 12-THREADS, 3.5GHZ (5.0GHZ TURBO)

GABINETE GAMER MANCER NAROK, RGB, MID-TOWER, LATERAL DE VIDRO, COM 3 FANS, PRETO

SSD PICHAU ROVER, 512GB, M.2 2280, PCIE NVMe, LEITURA 2100 MB/S, gravação 1400 MB/S

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!