Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei a placa-mãe ASUS Z790-a Wi-fi | 1700
Quando comprei não tinha lançado o Processador 14ª Geração 
Acabei comprando o  i7 14700k
A placa é 12ª Geração e 13ª Geração - Gostaria de saber quais procedimentos devo tomar para instalar a BIOS da 14ª Geração. 
Posso ligar ele direto e instalar normal ou devo acessar a BIOS 1° para fazer instalação?
caso tenha algum tutorial de Instalação para recomendar, eu agradeço. 

----- Qual pasta térmica devo usar? -Ater cooler 3600mm Rise

______
Mais uma duvida:
Comprei 3 memórias DDR5 16GB 5600hz total 42GB
Terá algum problema apenas as 3 memórias ?

• Izaqui - Hardware alterou o título para Como Atualizar a BIOS 1700 12ª Geração e 13ª Geração para 14ª Geração?
Postado
7 horas atrás, Izaqui - Hardware disse:

Meus pêsames. Se tivesse esperado para comprar a placa e o processador juntos (como deveria), teria ficado com um PC melhor.

A placa é 12ª Geração e 13ª Geração - Gostaria de saber quais procedimentos devo tomar para instalar a BIOS da 14ª Geração. 
Posso ligar ele direto e instalar normal ou devo acessar a BIOS 1° para fazer instalação?

Como sua placa não tem função de flash de BIOS sem CPU, você primeiro compra um processador compatível, atualiza, e depois coloca o novo.

Pasta térmica não importa, se preocupe mais em comprar a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da Intel.

Mais uma duvida:

Foi dinheiro jogado fora... use apenas 32gb que vai ficar melhor.

Postado

Realmente, esta no "mato sem cachorro", vai precisar de um CPU Intel 12ª geração para fazer a atualização do BIOS, ex. i3-12100F, se não tiver ou algum colga que tenha procure nas assistências da sua cidade e pague para fazerem a atualização do BIOS.

Postado

Entenda, você não consegue atualizar o BIOS da ASUS Z790-a Wi-fi usando o i7-14700K, pois a placa-mãe simplesmente não liga com ele por falta do microcode que o identifica.

Se na sua cidade não tem quem faça atualização de BIOS, ou você manda a placa-mãe para fora - tente com quem te vendeu a placa-mãe; ou compra um i3-12100F (que é o LGA1700 mais barato) atualiza o BIOS e depois coloca a venda.

Outra alternativa - mais delicada, requer habilidade e compreensão do que esta fazendo; compre um gravador de EPROM CH341A  ~R$ 120,00 ou R$ 20,00 no ALiEx; conecte a garra jacaré no chip de BIOS da placa-mãe e usando um notebook ou outro computador faça a gravação do novo BIOS necessário para reconhecer o i7-14700K.

Este vídeo dá ideia de como é o processo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 14/04/2024 às 02:32, Izaqui - Hardware disse:

Tarde

Dependendo de onde você comprou, você pode pedir para atualizar a BIOS, e dependendo do lote de fabricação é bem provável que essa placa-mãe já venha com a BIOS atualizada.

A ASUS chutou o balde não colocando opção de atualizar a BIOS sem processador, em um placa-mãe que está em um nível um pouco acima de intermediária. 🤦🏿‍♂️

Use a pasta térmica que veio com water cooler, que atende muito bem.

Mais uma duvida:

Memórias só se usa em pares para melhor desempenho do PC.

Postado
Em 15/04/2024 às 13:23, 1lokos disse:

Entenda, você não consegue atualizar o BIOS da ASUS Z790-a Wi-fi usando o i7-14700K, pois a placa-mãe simplesmente não liga com ele por falta do microcode que o identifica.

Se na sua cidade não tem quem faça atualização de BIOS, ou você manda a placa-mãe para fora - tente com quem te vendeu a placa-mãe; ou compra um i3-12100F (que é o LGA1700 mais barato) atualiza o BIOS e depois coloca a venda.

Outra alternativa - mais delicada, requer habilidade e compreensão do que esta fazendo; compre um gravador de EPROM CH341A  ~R$ 120,00 ou R$ 20,00 no ALiEx; conecte a garra jacaré no chip de BIOS da placa-mãe e usando um notebook ou outro computador faça a gravação do novo BIOS necessário para reconhecer o i7-14700K.

Este vídeo dá ideia de como é o processo.

Muito Obrigado. pela atenção! 

Entrei em contato com o técnico da loja que me vendeu.

Ele disse: Pode ligar normal.. Já vai reconhecer. 
Ele também informou que no site fala que já vai na última versão. 

Em 15/04/2024 às 13:56, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

Dependendo de onde você comprou, você pode pedir para atualizar a BIOS, e dependendo do lote de fabricação é bem provável que essa placa-mãe já venha com a BIOS atualizada.

A ASUS chutou o balde não colocando opção de atualizar a BIOS sem processador, em um placa-mãe que está em um nível um pouco acima de intermediária. 🤦🏿‍♂️

Use a pasta térmica que veio com water cooler, que atende muito bem.

Memórias só se usa em pares para melhor desempenho do PC.

Pois é mano a ASUS eu um tiro no pé. 
Andei pesquisando eu vi que outras placas da ASUS tem esse botão de Atualização.

Desde já! muito obrigado. .pela atenção.

Em 14/04/2024 às 09:57, Imakuni disse:

Meus pêsames. Se tivesse esperado para comprar a placa e o processador juntos (como deveria), teria ficado com um PC melhor.

Como sua placa não tem função de flash de BIOS sem CPU, você primeiro compra um processador compatível, atualiza, e depois coloca o novo.

Pasta térmica não importa, se preocupe mais em comprar a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da Intel.

Foi dinheiro jogado fora... use apenas 32gb que vai ficar melhor.

@Edvaldo J. Frederico

Comprei a ultima memória RAM ksksks...
Fiquei pensando: 
Não quero só usar 32GB quero usar 64GB de Ram 

A questão da Pasta Térmica vou usar a que veio no Water Cooler Rise 360mm pois tem ótimos feedback a respeito dela

Desde já! muito obrigado. .pela atenção.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!