Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar uma FAN sem RGB em controladora de Fan RGB


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Caros, boa noite!

Tentarei sintetizar a minha dúvida e situação.

 

Tenho 10 fans do modelo Ventoinha Rise Mode, 120mm, Branco - RM-FN-01-BW, de cor única, branca. 

 

image.png.c7ce1ec20881bbd0b7985ec4167dfcbf.png

 

E conectei todas via Molex, porém, devido a isso elas estão trabalhando a 100%. Eu não me importo muito com o barulho que elas geram quando estou jogando e nem trabalhando até porque elas melhoram e muito o fluxo de ar do gabinete, mas gostaria de poder diminuir a velocidade das mesmas para não diminuir tanto a vida útil delas.

Aí que entra a minha dúvida:

 

Recentemente comprei uma controladora de fan de modelo T-Dagger T-TGFC414, segue foto do modelo abaixo:

image.png.7702f1ba946c39e5d27f6be209d6ee48.pngimage.png.b5ac9623cfc36eee5b4c9e905b0965a4.png

Minha dúvida seria, teria como conectar as minhas FANS via os 3 pinos dela nessa controladora para pelo menos controlar a velocidade delas? E se sim, em quais pinos da controladora eu devo conectar as fans (considerando a ordem da esquerda para direita)?

Se não for possível, essa controladora só funcionaria com fans argb de 6 pinos mesmo?

 

Espero ter sido claro e breve na minha questão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se suas fans conectam via Molex na fonte significa que não tem PWM (controle de rotação)*,  então mesmo que ligue na controladora** com o conector de 3 pinos (que tem em paralelo com o Molex) não adiantará, não vão alterar a rotação em função da temperatura do CPU.  No conector de 3 pinos os pinos são: +12V, Gnd (terra) e sensor de RPM, não tem o PWM.

 

*Fans baratas, de baixa qualidade como Rise Mode e afins em geral não tem PWM, são basicamente "fans de enfeite".

 

** Outra detalhe, esta controladora que você linkou é modelo de baixo custo, tem controle de rotação dos fans, mas para "economizar" juntaram o conector das ventoinhas com o do "frufru" dos LEDs num conector só de 6 pinos, por isso as fans precisam ser também com conectores de 6 pinos, tipo do qual vai encontrar só os  "fans enfeite" = preço baixo, baixa qualidade, baixo CFM e pressão, são basicamente suporte de LEDs.

 

Deixe as fans a 100%, quando pifarem compre fans de qualidade melhor.

 

Em todo caso, nestes conectores de 6 pinos em geral a ordem é essa - mas vai saber se esta T-Dagger seguiu o padrão:

 

f1drdapbhiw61.jpg?width=2592&format=pjpg

 

 

Só os 2 pinos de baixo - Fan: GND e FAN: +12V são usados pela ventoinha, isso significa que a controladora varia a rotação das ventoinhas alterando - reduzindo; a tensão (os +12V).

 

Então você pode tentar ligar só os fios +12V e Gnd (terra) dos fans na controladora e ver se reduz a rotação.

 

De qualquer forma o controle da rotação será manual - provavelmente pelos botões Speed+ e Speed- do controle remoto IR; e não dinamicamente pelo BIOS como é feito no caso de fans PWM.

 

Esse vídeo é relacionado, - a parte "+2 Pin fan".

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!