Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor posição para fans no gabinete hx710l


Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Olá boa tarde, minha configuração é a seguinte: Ryzen 5 5600, b550m aorus elite, rtx4060 galax, e 2 pentes de 8gb da corsair, ele tambem tem um ag400 de air cooler mas que não esta presentena foto. Queria saber qual seria a melhor posição para as fans no gabinete hx710l. No monento ele esta assim e queria saber onde seria bom colcar as fans. Seriam 4 fans sickleflow 120. Uma outra duvida se alguém souber seria que para colocar as 4 fans nessa placa-mãe eu vou precisar do adaptador para 4 saidas certo? IMG-20240418-WA0056.thumb.jpg.7ef5fa901e1e268dd7f3188cb97d6c58.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá novamente, o ideal seria duas puxando ar (na lateral do lado direito da placa-mãe, uma em cima tirando o ar e outra na parte vazada de trás do gabinete perto do espelho da placa-mãe. 

Lembre-se da posição das fans também, a parte da frente (a mais bonita basicamente) é de onde o ar é puxado, a parte "feia" (que tem o suporte com 4 braços plásticos na parte de trás da fan é para onde o ar é empurrado.

Então o ideal seria 2 com a parte da frente visível (puxando ar para dentro do gabinete), outra logo atrás de onde fica o ag400 também com a frente visível, e por último uma logo acima do ag400 mas com a parte de trás dela visível.

@Leo.l quando estiver pronto poderia enviar uma foto pra poder verificar se colocou na posição correta?

Aliás, teria como ver se cabem 3 fans no lugar que indiquei pra colocar 2 puxando ar? E sabe quantas entradas sys_fan tem na placa-mãe? Talvez precise de um splitter para ligar as 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox posso enviar a foto sim mas conseguirei apenas amanha, essa parte de entradas eu não sei responder tanto que era essa minha dúvida pois quem vai fazer a instalação já me avisou sobre ter que comprar o split para 4 entradas e daí fiquei na dúvida. Saberia me recomendar alguma desses para 4 entradas porque realmente não tenho ideia de qual seria bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, melhor instalar você mesmo nem é tão difícil basta aparafusar as extremidades das fans no local indicado no gabinete e conectar elas na placa-mãe. Se essa pessoa que for instalar é aquela que disse que não cabia o ag400 por causa do dissipador da placa-mãe recomendaria que não faça mais esse tipo de serviço com ele. 

Aliás para o splitter acho que vai ser necessário, então recomendo dar uma olhada no tópico abaixo e ver qual dos links ficaria o melhor preço+frete para você

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe B550M Aorus Elite tem dois conectores SYS_FAN

  • - 2 x header de cooler do sistema

Então para conectar 4 fans precisa de spliter de um PWM 1-3, 1-4ou um HUB PWM para expandir um conectores SYS-FAN , 0 4º  fan liga no outro conector SYS-FAN.

 

Como usa air cooler, no topo do gabinete coloque apenas um fan, na posição de trás, pois fan no topo que fique na frente da placa-mãe vai roubar parte do ar fresco que entra pela frente antes que chegue no air cooler.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox então cara busquei o PC hoje e deu tudo certo referente  a air cooler do processador resumindo foi o seguinte, a parte de não encaixar o ag400 foi por conta das borrachas que ficam na base dele que segundo o que o tecnico me disse não vieram, assim não sei se foi apenas algo que ele lerdiou e não viu que estavam la mas ele disse que tinha as borrachas e deu tudo certo. Agora o CPU que no ark ascended ficava entre uns 90° agora não bate nem 60°. Como vou precisar comprar o spliter e esperar chegar outro dia posto como ficaram as fans. Saberia me dizer se este é confiável? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1952689625-cabo-adaptador-sata-cooler-fan-1-para-4-saidas-sleevado-_JM?matt_tool=34055620&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413817&matt_ad_group_id=125984298397&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956989&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=164770692&matt_product_id=MLB1952689625&matt_product_partition_id=2267948080546&matt_target_id=aud-1966857867496:pla-2267948080546&cq_src=google_ads&cq_cmp=14303413817&cq_net=g&cq_plt=gp&cq_med=pla&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwiYOxBhC5ARIsAIvdH51NS6DvpoLLrW19qgsQLdWOfTCk6wYeqEm-Rlm689YS_m12bimlu08aAua7EALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Splitter é nada mais que uma extensãozinha para os cabos das fans, então só basta que seja barato, seja 4 pinos e longo o suficiente para alcançar todas as fans e conectar na placa-mãe. Esse que linkou não parece ser ruim, só meio curto mesmo.

Recomendo este que também pretendo comprar para minhas futuras fans do gabinete.

Também dê uma olhada nestes, e veja qual mais compensa pelo valor+frete.

12   3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leo.l disse:

 

N~]ao é desse tipo de cabo que precisa, esse ai é para ligar os fans direto na fonte (conector SATA), veja um dos linkados no tópico anterior.

 

O modelo do link2 2 é OK porque além de ser o mais barato deixa as conexões dos fans atrás da placa-mãe, assim vai apenas um cabo para o SYS_FAN da placa-mãe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leo.l disse:

@1lokos você sabe me falar qual é a diferença de ligar na placa-mãe ou na fonte? 

 

O fan (Cooler Master Sickleflow 120) tem PWM - o conector tem 4 pinos (+12V, Gnd, Sensor de rotação, PWM).

 

PWM é um sistema que controla a rotação do FAN ligando e desligando várias vezes por segundo.

 

Quando o fan é ligado na placa-mãe, no conector SYS_FAN, CHA_FAN (são mesma coisa, a ASUS usa nome diferente das outras marcas), o BIOS controla a rotação do fan em função da temperatura do CPU (pode ser de outro componente, como VRM).

 

Então se você apenas navegando na Internet, com o CPU pouco exigido o fan gira na rotação mínima, em torno de 650 RPM no caso do Sickleflow 120, fazendo menos barulho.  

 

Quando abre um jogo, ou programa que exige mais do CPU fazendo esquentar mais, o fan gira na rotação máxima em torno de 1800 RPM, empurrando o máximo de ar possível.

 

Você pode configurar a partir de qual temperatura o fan gira a 100% ou limitar para girar, por exemplo a 80% da rotação possível, diminuindo o ruído que fazem.

 

O fan de air cooler e fans de WC - deste se configurados corretamente; fazem a mesma coisa.

 

Quando você liga o fan direto em conector Molex ou SATA da fonte o fan - mesmo sendo PWM; fica em rotação máxima o tempo todo, "zumbindo" o tempo todo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!