Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Em qual sequência devo comprar? processador, placa-mãe e demais itens


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Então pessoal, escolhi os itens finais do meu queridíssimo setup. Porém, a dúvida me veio na seguinte forma.

Em qual sequência devo comprar? Atualmente eu to com um i3 10100f com RTX 4060 16gb ram e 500w a fonte, mas ja fiz a lista de upgrade.

  • Ryzen 7 5700x3d
  • b550m pro vdh wifi
  • Gabinete Montech 903 air max
  • WC 360mm
  • Fonte XPG 650w
  • memória RAM 32gb 3200mhz          

Tendo essas peças em mente, fiquei em dúvida em qual sequência comprar, peço a ajuda de vcs para me ajudarem a sequência melhor à se seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@raiozin. Já que você tem uma RTX4060 no seu atual setup, indico que inicie o upgrade pelo CPU e a nova Placa-mãe, dessa forma já vai utilizar o máximo potencial da sua GPU.

 

Sobre um itens do upgrade, duas coisas:

 

1º - Indico outra fonte, primeiramente porque você não precisa de 650W e segundo porque acredito que essa XPG seja do modelo Pylon, o qual não indico devido a polêmicas de downgrade de componentes recentemente. Indico a Cooler Master MWE V2 450W (MPE-4501-ACAAB-WO) fonte de boa qualidade, 5 anos de garantia e excelente custo-benefício.

 

2º - Você já tem 16GB de memória RAM, essas são em 3200Mhz ou inferiores?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr eu queria comprar as peças de uma forma que não tivesse que interromper o uso do computador durante esse tempo, entende?. Se eu comprar a CPU e a nova placa-mãe, consequentemente vou ter que comprar um water cooler, e consequentemente comprar outro gabinete junto na mesma tacada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Indico outra fonte, primeiramente porque você não precisa de 650W e segundo porque acredito que essa XPG seja do modelo Pylon

Se já tem a fonte, pode manter.

 

Você precisa comprar processador e placa-mãe junto, se vai comprar um por vez, não faz diferença qual compra primeiro.

 

O air cooler AG400 plus é suficiente para esse processador. 

Post #8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@raiozin. Já que você tem uma RTX4060 no seu atual setup, indico que inicie o upgrade pelo CPU e a nova Placa-mãe, dessa forma já vai utilizar o máximo potencial da sua GPU.

 

Sobre um itens do upgrade, duas coisas:

 

1º - Indico outra fonte, primeiramente porque você não precisa de 650W e segundo porque acredito que essa XPG seja do modelo Pylon, o qual não indico devido a polêmicas de downgrade de componentes recentemente. Indico a Cooler Master MWE V2 450W (MPE-4501-ACAAB-WO) fonte de boa qualidade, 5 anos de garantia e excelente custo-benefício.

 

2º - Você já tem 16GB de memória RAM, essas são em 3200Mhz ou inferiores?

@guilherme_dr a minha fonte atual é a de 500w nidus da pichau, eu ja tenho 16gb de ram mas é de 2666mhz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, Pedroou disse:

Se já tem a fonte, pode manter.

 

Mas ele não tem, comentou que tem uma de 500W e está pensando em adquirir essa de 650W.

 

  

3 minutos atrás, raiozin. disse:

@guilherme_dr a minha fonte atual é a de 500w nidus da pichau, eu ja tenho 16gb de ram mas é de 2666mhz

 

 

Certo, você pode manter essa fonte até que consiga comprar outra, mas indico sim a troca futura, a Nidus não é uma fonte ruim, mas também não é das melhores visando um hardware moderno.

 

E sobre as memórias é sim interessante trocar, mas sem urgência também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
4 minutos atrás, raiozin. disse:

@Pedroou de qualquer forma vou ter que comprar o processador e placa-mãe juntos, a questão seria a melhor sequencia a se seguir, primeiro comprar o air cooler e posso ir deixando ele no i3 atual? ou é melhor comprar outra coisa primeiro

 

Amigo, isso depende única e exclusivamente do seu orçamento!

 

Como eu disse no meu primeiro post, visando a busca por melhor desempenho (que é o motivo do upgrade), a sequência lógica é comprar CPU / placa-mãe e manter o restante do já possui.

 

Como o @Pedroou já disse, não é necessário um WC de 360mm para esse CPU e dependendo do seu atual gabinete, não seria preciso trocá-lo por hora.

 

Então a opção dada logo acima é válida sim, compre o AirCooler e aguarde até que possa comprar o CPU + placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr entendi, farei dessa forma que vcs comentaram, vi alguns videos e esse ag400 é realmente muito bom. Meu gabinete atual é o Kronen da pichau, não sei se ele suporta o ag400

 

farei essa sequencia então pessoal: Air cooler pra usar com i3 por enquanto, processador e placa-mãe, memória RAM e fonte.

 

obs: o gabinete que vou pegar vai ser o montech 903 air max, que já vem com algumas fans, e que por indicação daqui do clube, é muito bom no quesito ventilação e espaço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raiozin. só se atenta pro modelo do AG400 que você vai adquirir, o normal tem somente uma fan, já o plus que é o que a galera tá recomendando e que eu tenho também (o post que o @Pedroou citou foi meu com essa mesma dúvida) tem duas fans. Por experiência própria, ele segura muito bem, ficou no máximo 70° com o 5700x3d a 100%, então acredito que o normal não vai dar conta. Importante você garantir um air flow decente no seu gabinete também, sem isso só o AG400 plus não vai fazer milagre, então recomendo você investir em alguns fans, no meu caso tenho 5, 3 frontais jogando ar pra dentro, 1 traseiro e 2 superiores jogando ar pra fora, só veja se seu gabinete tem suporte pra no mínimo essa quantidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...