Ir ao conteúdo

Qual seria melhor na minha situação, Ryzen 4500 ou 5500?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo tudo bem?

Procuro montar meu Pc em algum tempo, e achava que já havia escolhido as peças e cortado custos onde dava, mas estou pensando em pegar o 4500 em vez do 5500. Sei que obviamente o 5500 é melhor, clock mais alto, dobro de l3 cache etc, mas a maioria dos jogos que pretendo rodar (fh5, miles morales, Minecraft, talvez valorant) não são na maioria cpu bound, e a diferença de preço é notável (500 reais o 4500, 650 o 5500) por isso a dúvida. Também procurei Benchmarks em jogos mas quem faz eles não entendem que, pra ver diferença da cpu é necessário colocar tudo no low pra empurrar a carga pra ela. Aí no ultra dá quase nada de diferença (vi em poucos jogos uns 20 fps no máximo, mas já estava acima de 100 o que para mim já estaria mais que perfeito).

Aliás abaixo está minha config (com 5500)

https://meupc.net/build/b3W6Dz

Grato aos que leram meu textão!

Postado

Meu PC ficou quase igual ao seu mas para cortar custos, eu peguei o 5600GT (porque tava mais barato do que o 5600G) e deixei pra pegar gpu no final do ano/começo do ano que vem, quando lança a RTX Série 5000 e as atuais baixam de preço. Eu acho que FH e Miles Morales rodam decentemente no 5600G. Se não em engano, tem vídeo no YT desses 2 jogos.

Minha ideia inicial era pegar o 5500 e a RX 6600, igual ao seu setup, mas como eu precisava comprar monitor e teclado, tive que abrir mão da GPU. Confesso que não me arrependo. 

Já o SSD, eu comprei open box, porque o de 1TB saiu quase o preço do de 500gb. Instalei, vi que tinha poucas horas de uso e nenhum erro, então fiquei com ele.

Postado

@Nito obrigado pela sua opinião!

Já pensei em fazer isso, mas me conhecendo bem, sei que vou acabar só pegando a cpu, e com a vida no caminho acabaria ficando com a vega 7 mesmo por muito tempo. Pior que pretendo pegar a maioria das peças mais ou menos nessa época do final do ano, próximo a black fraude para pegar os melhores preços, e também porque a AMD vai lançar os Ryzen 9000, e NVidia as RTX 50 então ambos irão diminuir de preço, talvez significamente. 

Teria alguma opinião sobre o 4500 vs 5500?

Postado

Não pesquisei muito sobre os Ryzen 4000 para opinar.

Se você vai montar o pc só no final do ano, nem vale muito a pena ficar pensando tão detalhadamente no setup. Muita coisa pode acontecer e não dá pra saber como os preços estarão lá. Melhor montar algo só como referência de valores no momento.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
  • Solução
Postado

Senhores, cheguei à conclusão que o mínimo para "PC gamer" é um R5 5500 ou R5 3600 (usado e com valor acessível), o 4500 é baseado na litografia Zen 2 que é consideravelmente inferior ao Zen 3, além de ter metade do L3 cache do 5500 - que por sua vez têm metade do 5600, então você terá um quarto da quantidade dele - que influencia muito em jogos.

Para uso de coisas como pacote office ele dará para o gasto, no mercado chinês é possível encontrá-lo [R5 4500] na faixa dos 200-300 mangos e no interno 400 em promoções.

Eu irei comprar o 5600, já que quero longevidade e desempenho, mas me recuso a pagar mais de 700 reais nele.

• Confuso 1
Postado

Como você não tem pressa, você pode pegar promoções. Várias vezes, no último mês, o 5600GT saiu por R$599 na live da Terabyte, por exemplo.  Chips mais antigos são mais difíceis de sair, então, até o final do ano, acho provável você achar um 5600 novo por esse valor que citei, principalmente do mês de Novembro.

• Curtir 1
Postado

Parece uma boa opção, mas ainda prefiro pelo 5600 já que o GT têm metade do L3 cache, trabalha em PCIe 3.0 e, por ser mais novo, tenho de me preocupar com a versão da BIOS da placa.

Postado

@RonaldoXbox Não sugeri o 5600GT. Eu o usei como exemplo de como é possível pegar o processador que você quiser durante promoções. Além disso, o que justifica a escolha do 5600GT é a necessidade de vídeo integrado, principalmente. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...