Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo fazer a troca de placa-mãe? a520m dsh3


Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Bom dia pessoal do fórum, tudo certo?

 

Há praticamente 3 semanas atrás eu montei meu PC e ele ta funcionando tranquilamente, mas uma coisa vem me impedindo de ficar tranquilo, que é a placa-mãe. Vejo muito gente dizendo que essa a520m pode fazer com que o pc perca desempenho, pois os vrms não possuem dissipador, e também vejo muita gente dizendo que não é uma boa escolha.

 

Porém quando tava montando o computador, vi algumas pessoas recomendando ela, e como o preço foi convidativo por volta dos R$ 380 optei por ela, eu estava de olho na b550 mas a diferença de preço é bem grande.

Quando fui comprar o PC, eu tava com a ideia de não gastar muito, tanto que a configuração que montei saiu R$ 1980,00 sem a placa de vídeo, que eu precisei comprar semana passada porque a que eu usava simplesmente morreu, a config é a seguinte:

 

CPU: Ryzen 5 5500 com cooler stock

placa-mãe: a520m dsh3

GPU: rx6600

fonte: MSI MAGABN 650w

RAM: Kingston fury 2x8 3200hz (xmb já ativado na BIOS)

SSD: kingston NVMe 1tb
gabinete: red dragon grapple (com 3 fans, 2 na frente e uma atrás)

 

Não notei nenhuma perda de desempenho e tudo funciona normal, jogo cs2 tranquilo, doom eternal no alto a 144hz tranquilamente também. Só o Atomic Heart que mesmo estando a 90 fps em ambientes internos o frametime oscilava muito, mas ao setar o fps fixo no rivaturner isso sumiu.

 

As temperaturas aparentemente estão boas também, quando a placa chega em 99% de uso, ela não passa dos 68 graus, e o CPU fica em 58 graus, e quando mais exigido chega no máximo a 63 graus.

Queria saber se há a necessidade de troca da placa-mãe o mais rápido possível, ou se posso ficar com ela por pelo menos 1 ano e fazer a troca depois?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Só troque se for trocar de CPU... e ainda assim, só se for uma CPU que realmente vá judiar das VRMs (tipo um 5700x3D).

 

Para um 5500 vai dar e sobrar.

 

Vale dizer que dissipador é apenas um pedaço de metal. Tenho uma B450 Prime da ASUS em que eu mesmo coloquei dissipadores de cobre, que acho que são até melhores que os de fábrica.

 

IMG_20211022_211235.thumb.jpg.ca37256bac9f46899e3a8d6317e89d09.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r É necessário soldar esses dissipadores que você colocou? Achei uma ideia muito da hora. Minha namorada partilha da mesma placa-mãe do autor do tópico, e eu também fico um pouco assim em relação a essas temperaturas que dizem que a a520m gigabyte pega. ( ela tem um Ryzen 5 5600G ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Middoken disse:

eles realmente dão uma boa diferença?

 

 

Os dissipadores que vem de fábrica provavelmente tem uma superfície maior, mas são de alumínio anodizado. O cobre é um condutor de calor superior então compensa (em parte) supostas desvantagens.

 

Não fiz medições rigorosamente cientificas, mas com a maquina em full load coloquei o dedo nos dissipadores e estavam muito quentes... o que indica que a transferência de calor das VRMs para o metal está ocorrendo com sucesso. Só do calor não estar todo concentrado nas VRMs já é um upgrade.

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005002935762442.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!