Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, caros usuários do fórum!
A cerca de dois meses tenho relatado que meu PC tem dado umas reiniciadas de forma suspeita. Seja estudando ou jogando, a máquina simplesmente desliga de uma vez (após alguns minutos ou algumas horas). Já fiz de tudo (limpeza, teste de peças individualmente, verifiquei os cabos, etc.), mas nada adiantou. Seguem aqui as configurações:

- Placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II

- Processador: AMD Ryzen 5 5600G

- memória RAM: DDR4 XPG Spectrix D50, 8GB, 3600Mhz

- Fonte: XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo
- Armazenamento: SSD Adata XPG Gammix S70 Blade 1TB NVMe M.2

- Gabinete: Montech AIR 100 ARGB

Não me aparece nenhuma luz de indicação, apenas as luzes padrões de reinicialização: vermelho, branco e amarelo. Também uso filtro de linha iClamper (já houveram quedas de energia durante o uso, mas não sei se isso de fato afeta os componentes). Os item acima foram adquiridos na Terabyte em setembro/2023 (na garantia), com exceção do armazenamento obtido na Amazon. Gostaria de saber se alguém já sofreu com esse problema e como eu poderia resolver. 

setup.jpg

Postado

desligue os fans, deixe a tampa do gabinete aberto e veja se o problema continua.

O pc simplesmente desarma ou dá tela azul/travadas antes? você escuta um estalo ou "cleck" quando isso ocorre?

a fonte está na validade? fez teste de estresse?

usou o memtest bootavel para testar essas ram ao adquirir elas? ou agora?

Essa placa-mãe tem buzzer? se n tiver, compre um e coloque para ver se dá beeps.

Postado

@Swalls Respondendo:
- Ele desarma do nada, sem sinal de instabilidade;

- Sim, escuto um estalo durante o desarme (e tenho a impressão que as luzes dão uma leve "piscada")

- A fonte é nova e está na validade

- Sim, utilizei o Aida64 para teste de estresse

- Não fiz Memtest após a aquisição

- Não tem buzzer na placa-mãe

• Moderador
Postado

@visconde Tente fazer o seguinte:

Entre do Windows no Modo de Segurança e depois vá em “Propriedades”, do lado esquerdo da janela, clique em “Configurações Avançadas do Sistema” e vá até a aba Avançado e clique em “Configurações…” na seção “Inicialização e Recuperação”. Desmarque a caixa “Reiniciar Automaticamente”.

Isso não resolve o problema, mas ao invés de reiniciar automático, o Windows vai lhe apresentar qual é o erro, um código alfanumérico e pode ajudar a descobrir o problema.

• Curtir 2
Postado

faz um memtest e pega um buzzer em alguma loja/técnico de informatica, não custa nem 2 reais um, as vezes eles até te dão se tiver sobrando das velharias.

Mas antes desliga os fans e deixa o gabinete aberto e verifica se funciona normal.

@guilherme_dr Essa configuração não funciona apenas para tela azul? para empedir que ele reinicie rápido ao receber tela azul? ele também pode ver esses erros nos logs de evento na parte de sistema, são os erros com a tag Kernel-Power

Postado
1 hora atrás, visconde disse:

- Placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II

- Processador: AMD Ryzen 5 5600G

- memória RAM: DDR4 XPG Spectrix D50, 8GB, 3600Mhz

- Fonte: XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo
- Armazenamento: SSD Adata XPG Gammix S70 Blade 1TB NVMe M.2

- Gabinete: Montech AIR 100 ARGB

A unica coisa que dá pra notar é que a fonte está superdimensionada, essa sua configuração mal consome 200w.

Uma boa fonte de 450w já seria mais do que suficiente, ainda teria uma folga gigante.

Faça um teste com outra fonte pra logo descartar que ela esteja com problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!