Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stutter em varios jogos no Ryzen 5600X Radeon RX 6700XT


Posts recomendados

Galera estou jogando alguns jogos ultimamente porém sinto meus fps instaveis e causando stutter em varios momentos 

JOGOS como EA FC FC24, PUBG, eu desconfio do gargalo do processador, será isso mesmo eu jogo em full HD, e days gone q usa mais da placa de Vídeo rodo de boa sem esses stutter será meu Ryzen 5600x o problema mesmo ?

 

MEU KIT: 

Ryzen 5600x

rx 6700xt

16gb ram DDR4 3600mhz cl18

fonte 850w xpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza não é culpa do processador, diretamente, ele é mais que suficiente para esses games. Claro que ainda pode ser problema de processador superaquecendo, mas isso só vai acontecer se você tiver um gabinete com péssimo air flow, ou um cooler mal instalado no processador. Outra causa pode ser SSD ou HDD ruim ou placa-mãe com superaquecimento no VRM (geralmente modelos ruins de placa-mãe tem isso).

 

Precisará nos dar mais detalhes sobre sua configuração, incluindo marca e modelo da placa-mãe e do gabinete, e quantas ventoinhas tem no gabinete.  Verifique também as temperaturas do processador durante os jogos, e a saúde do HD com programas como CrystalDiskInfo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Vinicius Reis 7 disse:

@GuilhermeGB processador não passa de 75 graus nos momentos mais quentes, placa-mãe eu uso a b450m steel legend e o HD SSD M.2 é um kingston 500gb, no gabinete possui 7 fans

Você não disse o modelo do gabinete, é o detalhe mais críticos. Tem gabinetes tão ruins que você pode encher ele da fans até a tampa que ele ainda vai superaquecer, simplesmente porque é projetado apenas para ter estética, e o fluxo de ar é uma porcaria. Mas no seu caso aí, processador está pegando 75ºC, incida que pode não ser temperatura.

 

Faça os testes nos seus SSDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Vinicius Reis 7 disse:

formatei o pc também

Formatar o PC não corrige defeito físico no seu SSD, amigo, por isso estou pedindo para verificar a saúde. Se for algo mais fácil de identificar, algum programa (como o CristalDiskInfo) já vai acusar logo de cara, se não terá que tentar uma verificação mais profunda com CHKDSK, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vinicius Reis 7 disse:

@GuilhermeGB exatamente, coloquei outro HD nele um SSD sata dai para formatar por isso acho q também não é o SSD, days gone roda normal sem nenhum stutter somente no ea fc e pubg q noto isso 

Seria interessante se você fornecesse um vídeo mostrando esse comportamento nos jogos com problema, mostrando pra gente o monitor do MSI Afterburner com as informações do seu hardware em tempo real. As informações essenciais, seriam: uso da CPU/GPU/RAM, temperaturas (CPU/GPU), frequências (CPU/GPU), FPS e linha de frametime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Vinicius Reis 7 disse:

@GuilhermeGB boa tarde, olha se você consegue olhar o Vídeo amigo https://drive.google.com/file/d/1Y_asLm5I6KG1h9-VxZYd1xCyKZccFLEh/view?usp=sharing

o stutter parece muito mais sutil no Vídeo no que na minha tela, bem estranho, acontece mais quando lança a bola do goleiro para frente

Infelizmente não posso ajudar com muita coisa se você não fornecer aquelas informações em tempo real que pedi para incluir:

 

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

As informações essenciais, seriam: uso da CPU/GPU/RAM, temperaturas (CPU/GPU), frequências (CPU/GPU), FPS e linha de frametime.

Por meio dessas informações em tempo real, podemos tentar identificar qual é a anolamia que está ocorrendo no momento exato do stutter. Você teria que configurar para ficar mais ou menos assim (o jeito que eu uso):

 

Screenshot_36.png.d629ea99fe6d262fcb0532f3389225bf.png

 

No meu caso eu mudei o nome dos sensores pra ficar mais organizado, coloquei o nome da minha placa de vídeo, do meu processador, etc., mas você só precisaria mostrar o básico mesmo. O que eu risquei é o que não precisa mostrar.

 

Nas configurações de Monitoramento do MSI Afterburner você deixaria ativado:

 

-Uso da GPU (Texto)

-Temperatura da GPU (Texto)

-Frequência da GPU (Texto)

-Uso da VRAM (Texto)

-Uso da CPU (Texto)

-Temperatura da CPU (Texto)

-Frequência da CPU (Texto)

-Uso da RAM (Texto)

-Taxa de Quadros (Texto)

-Tempo de Quadros (Gráfico ou Texto e Gráfico)

 

As opções que eu falei precisam estar com esse sinal de "correto" do lado esquerdo, e em cada opção você vai ali na parte de baixo e clica na caixinha "Exibir informação na tela", e na caixinha de seleção na mesma linha pode deixar quase tudo em "Texto", só o "Tempo de Quadros" que você deixa em "Gráfico" ou "Texto e Gráfico".

 

Semttulo.png.a977a9c5205904c22d85aa52adc8da41.png

 

Saindo da guia "Monitoramento", você vai para a seguinte chamada "Informações na tela", onde você irá configuração qual botão você aperte para ativar ou desativar esse overlay de informações enquanto estiver no jogo. Onde tiver "Ativar/Desativar informações da tela", na frete terá "Nenhum", você clia nessa caixinha e aperta um botão do seu teclado para configurar qual botão.

 

IMPORTANTE: Escolha um botão que não seja utilizado dentro dos jogos, pode ser algumas das teclas "F" alguma coisa que fica em cima do teclado.

 

Depois disso é só salvar tudo apertando OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB a questão é que no EAFC 24 O AFTERBURNER  não funciona, somente o software da amd mesmo

agora, Vinicius Reis 7 disse:

@GuilhermeGB a questão é que no EAFC 24 O AFTERBURNER  não funciona, somente o software da amd mesmo

não sei o que motivo não salvou junto, vou tentar filmar com o software da amd ligado com as informações e retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Stutter em varios jogos no Ryzen 5600X Radeon RX 6700XT

@Vinicius Reis 7 boa tarde. Não dá pra dizer que tem algo errado só por essa medida aí (que nem sabemos qual sensor está usando como base), você precisaria verificar a medição num programa mais detalhado, como o HWiNFO64. Tem que fazer o cruzamento de várias informações ao mesmo tempo para dizer que há algo errado: frequência x temperatura x energia e ainda verificar a estabilidade em tempo real.

 

Se você for fazer teste de estresse no AIDA, sugiro fazer teste marcando apenas a opção "Stress CPU", porque já vi que ativando o teste de FPU junto ele parece que fica "mais leve". Dá pra fazer o teste de FPU separado também, mas ele não é realista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!