Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu SSD sata não é reconhecido pela placa-mãe e não consigo dar boot por DVD


Posts recomendados

Olá;

 

Ontem eu migrei para um Ryzen 5 4600g e optei pela placa-mãe MSI A520M-A PRO.

Junto resolvi comprar um SSD M.2.

 

Ocorre que eu estou reaproveitando meus outros dois discos rígidos, um Sata da Samsung e um SSD Sata Kingston.

 

A placa-mãe reconheceu o M2 e o Sata da Samsung, porém não reconheceu o meu SSD da Kingston. Diga-se de passagem que ele estava funcionando normalmente na minha antiga configuração.

 

E notei que após ter instalado o sistema operacional no M2, não consigo mais dar boot por DVD mesmo pressionando F11 e solicitando o menu de boot. O windows é a única opção e está instalado no m2.

 

- Eu gostaria de ajuda para saber se existe algum meio de fazer meu SSD ser reconhecido e como eu faço para dar boot por DVD caso seja necessário. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente seu DVD está configurado para instalar o Windows como CSM/Legacy, e usa BIOS está configurada para o padrão moderno UEFI, então não será reconhecido. A mesma coisa sobre seu SSD Kingston, que deve estar particionado em MBR, formato que só é compatível com CSM/Legacy. Existem duas soluções: mudar sua placa-mãe para CSM/Legacy ou criar uma nova mídia de instalação do Windows num pendrive para formatar o sistema do zero já no padrão UEFI, que seria o mais recomendado. O modo Legacy/CSM pode dar conflito com o funcionamento de alguns jogos/app dentro do Windows por não suportar Secure Boot nem TPM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então... Mas eu fucei as configs dessa placa e não consegui fazer funcionar esse modo CSM/Legacy. Não dou muita bola para jogos, seria mais interessante para mim manter os discos em funcionamento.

 

Aproveitando, onde fica o conector de Speaker desta placa? O manual n diz nada e na placa também não tem nenhum rótulo 

2 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Cankemi O SSD aparece no gerenciamento de disco? Aparece no gerenciador de dispositivos? Aparece na BIOS?

Não aparece em lugar nenhum, nem na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cankemi geralmente a BIOS padrão da MSI já tem essa opção logo na tela inicial, talvez tenha que apertar F7 pra trocar entre o "EZ Mode" e "Advanced", acho que essa opção ficaria mais facilmente acessível no "EZ Mode".

 

Peguei um print qualquer aqui pra mostrar, mas você pode ver logo na parte inferior direita como se fosse uma chave "ON/OFF" que você troca entre CSM/UEFI.

 

uefi-bios-11.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Cankemi geralmente a BIOS padrão da MSI já tem essa opção logo na tela inicial, talvez tenha que apertar F7 pra trocar entre o "EZ Mode" e "Advanced", acho que essa opção ficaria mais facilmente acessível no "EZ Mode".

 

Peguei um print qualquer aqui pra mostrar, mas você pode ver logo na parte inferior direita como se fosse uma chave "ON/OFF" que você troca entre CSM/UEFI.

 

uefi-bios-11.gif

 

Então...

Se eu clicar no botão CSM/UEFI, aparece escrito "onboard device current mode" "RAID" se clicar novamente aí fica em AHCI.

 

Mas aí o meu Sata da samsung some no Windows.

 

- Não era para ao menos o SSD Kingston ser reconhecido pela BIOS?

01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cankemi bom, nesse print que você postou aí parece que já está no modo CSM, ele está verde, enquanto o UEFI está cinza. E no disco aí, precisa ficar no modo AHCI, mas parece que está selecionado modo RAID (em verde). Ou seria o contrário, o cinza é o que está selecionado? Isso aí é do jeito que está configurado já, ou foi porque você mexeu aí na seleção?

 

Até onde eu sei, se seu Windows estiver instalado em modo UEFI no seu SSD, ele só será reconhecido pela placa-mãe na BIOS se ela estiver configurada para o modo UEFI também. Se ela estiver configurada para modo CSM, ela não reconhecerá uma instalação do Windows UEFI como uma partição bootável. Se você tiver uma instalação do Windows no modo CSM/Legacy e tentar boot enquanto a placa-mãe estiver no modo UEFI, geralmente ela também não reconhecerá a partição como bootável.

 

Agora sobre seu SSD que não aparece, é algo mais complicado, primeiro você teria que ver se ele aparece em alguns dos dois modos, seja UEFI ou CSM. Por acaso ele não teria alguma instalação do Windows dentro dele, certo? Geralmente mesmo os discos que estão com uma partição que não seja reconhecida pelo sistema deveriam aparecer dentro do gerenciador de discos do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Cankemi bom, nesse print que você postou aí parece que já está no modo CSM, ele está verde, enquanto o UEFI está cinza. E no disco aí, precisa ficar no modo AHCI, mas parece que está selecionado modo RAID (em verde). Ou seria o contrário, o cinza é o que está selecionado? Isso aí é do jeito que está configurado já, ou foi porque você mexeu aí na seleção?

 

Até onde eu sei, se seu Windows estiver instalado em modo UEFI no seu SSD, ele só será reconhecido pela placa-mãe na BIOS se ela estiver configurada para o modo UEFI também. Se ela estiver configurada para modo CSM, ela não reconhecerá uma instalação do Windows UEFI como uma partição bootável. Se você tiver uma instalação do Windows no modo CSM/Legacy e tentar boot enquanto a placa-mãe estiver no modo UEFI, geralmente ela também não reconhecerá a partição como bootável.

 

Agora sobre seu SSD que não aparece, é algo mais complicado, primeiro você teria que ver se ele aparece em alguns dos dois modos, seja UEFI ou CSM. Por acaso ele não teria alguma instalação do Windows dentro dele, certo? Geralmente mesmo os discos que estão com uma partição que não seja reconhecida pelo sistema deveriam aparecer dentro do gerenciador de discos do Windows.

@GuilhermeGB O SSD Sata tem uma instalação do Windows 10. E tem uma opção lá na BIOS "UEFI+CSM/LEGACY" ou apenas "UEFI". Se eu coloco uefi+csm/legacy, surgem mais opções de ordem de boot, porém não inicializa por meio do DVD por exemplo. E independente dos modos, o SSD Sata não é reconhecido pela BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Cankemi disse:

 

Então...

Se eu clicar no botão CSM/UEFI, aparece escrito "onboard device current mode" "RAID" se clicar novamente aí fica em AHCI.

 

Mas aí o meu Sata da samsung some no Windows.

 

- Não era para ao menos o SSD Kingston ser reconhecido pela BIOS?

01.jpg

Tarde

 

Esse problema da placa-mãe não estar reconhecendo a SSD não tem ligação, se a placa-mãe está configurada para UEFI ou CSM/Legacy.

UEFI ou CSM/Legacy só vai fazer diferença para o SSD ou HD em que será instalado o sistema operacional.

Esse problema de não estar reconhecendo está com cara de mau contato no cabo de alimentação ou no cabo de dados.

Tente inverter o cabo sata do SSD da Samsung com o SSD da Kingston, tanto na placa-mãe como no SSD.

sddefault.jpg

E se reconhecer na BIOS e não reconhecer dentro do Windows, pode ser o SSD sem partição ou sem letra na unidade.

2016-02-04-captura-de-tela-2016-02-01-as

E sobre dar boot no DVD pode ser que o seu sistema operacional seja um pouco antigo, recomendo baixar uma nova ISO do site da Microsoft e criar um novo pendrive.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11

E se você já tiver sistema operacional em qualquer dos SSD desligue da placa-mãe antes de instalar o novo Windows.

Se você manter duas unidade com sistema operacional vai aparecer essa tela sempre que ligar o PC.

2015-10-30-instalar-dois-windows-no-pc.p

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

 

Esse problema da placa-mãe não estar reconhecendo a SSD não tem ligação, se a placa-mãe está configurada para UEFI ou CSM/Legacy.

UEFI ou CSM/Legacy só vai fazer diferença para o SSD ou HD em que será instalado o sistema operacional.

Esse problema de não estar reconhecendo está com cara de mau contato no cabo de alimentação ou no cabo de dados.

Tente inverter o cabo sata do SSD da Samsung com o SSD da Kingston, tanto na placa-mãe como no SSD.

sddefault.jpg

E se reconhecer na BIOS e não reconhecer dentro do Windows, pode ser o SSD sem partição ou sem letra na unidade.

2016-02-04-captura-de-tela-2016-02-01-as

E sobre dar boot no DVD pode ser que o seu sistema operacional seja um pouco antigo, recomendo baixar uma nova ISO do site da Microsoft e criar um novo pendrive.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11

E se você já tiver sistema operacional em qualquer dos SSD desligue da placa-mãe antes de instalar o novo Windows.

Se você manter duas unidade com sistema operacional vai aparecer essa tela sempre que ligar o PC.

2015-10-30-instalar-dois-windows-no-pc.p

@Edvaldo J. Frederico Opa, boa tarde! 

Então, eu já fiz inversão dos cabos e até mesmo a troca mas continua sem reconhecer. 

Quanto ao lance do boot pelo DVD, eu andei lendo o pdf da placa e parece que ela só suporta Windows 64bits e do 10 pra cima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Espera aí, mas esse DVD não seria de instalação do Windows 10?

@GuilhermeGB Não. Na verdade eu estava tentando dar boot via DVD e usando um live disc do tipo "Hiren's Boot" porque eu preciso deletar uma pasta que está bloqueada em meu HD sata da Samsung. Foi aí que eu vi esse lance de não inicializar pelo drive de CD/DVD. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cankemi ah sim. Teoricamente você deveria conseguir bootar qualquer coisa no seu PC, desde que estejam adequados para a firmware da BIOS, seja CSM/Legacy ou UEFI. Se você tiver um DVD muito antigo do Hiren's Boot, ele conseguiria bootar apenas no modo CSM/Legacy mesmo. Hiren's Boot com suporte a UEFI só veio aparecer nos últimos anos, pelo que andei vendo, e para um DVD bootável, ou ele é UEFI ou ele é CSM/Legacy. Pra você criar uma mídia de boot que consiga bootar em sistemas CSM/Legacy e UEFI ao mesmo tempo, depende de duas partições, sendo uma exclusiva para gerenciar a parte do UEFI, mas você não consegue criar partições em um DVD, somente em um pendrive, HD externo, cartão de memória, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!