Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodar jogo pesado na placa de Vídeo pode danificar a PCI Express da placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Estou com uma dúvida em relação a um problema que tive com uma placa-mãe que tenho aqui. É o seguinte, a placa-mãe se trata de uma H61 LGA1155 da marca TGT, ela estava com uma GT 1030, depois de uns três meses de uso, resolvi testar o God Of War 2018 e FIFA 23 nele. Os fps ficaram entre 20 e 25, joguei por 1h no máximo cada um, e a temperatura da placa de Vídeo e do processador não passaram de 60°. Após isso, uma semana depois começou a travar do nada, trava e vai para uma tela azul como se fosse problema no Windows, uma tela informando que precisou ser reiniciado e uma mensagem "Vídeo TDR failure". Chegou um dia que o PC só inicializou na onboard da placa, não funcionou mais com a placa de Vídeo (Até fiz um post aqui no clube do hardware em busca de ajuda). Pensei que havia queimado a placa de Vídeo, porém, peguei uma placa-mãe (da mesma marca TGT), com uns dois meses de uso, e decidi colocar a placa de Vídeo nela, e deu imagem e funcionou normalmente, inclusive estou usando há quase um mês e até agora não apresentou problemas. Então a minha dúvida é essa, será que o problema da placa-mãe anterior seria porque abri o God Of War ou o FIFA? Ou não tem nada a ver? Se alguém puder me tirar essa dúvida irei agradecer muito, não tenho muito conhecimento com placas de Vídeo e fiquei muito curioso para saber se o problema pode ser esse, apesar de fazer sentido de que seja, já ouvi pessoas falarem que jogos pesados não trazem esse tipo de problema, já que quando um computador atinge um certo "limite" ele é desligado de imediato, não sei se estou correto, como falei, só vejo pessoas comentando isso, que seria meio que um mecanismo de segurança presente nos componentes para evitar que eles "queimem" facilmente.                                                                           

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@TI Nível Iniciante Rodar um jogo pesado não danifica PCIe da placa-mãe e GPU, se isso ocorrece de fato, ninguém iria comprar RX7000 ou RTX20, 30 ou 40 para jogos pesados.

 

Pode ter ocorrido algo mais especifico para o problema do seu pc, TGT também não é lá marca decente para peças.

 

Quando o pc atinge um certo "limite" ocorre mesmo de desligar, mas é casos especificos.

 

Se o processador bater X temperatura, desliga.

 

Se a GPU bater X temperatura, se não me engano vai fazer perder o vídeo apenas, aqui não trate como verdade em 100%.

 

Se o computador como um todo consumir muita energia, mais do que a fonte entrega, se ela for de qualidade, fonte boa mesmo, não vale aquelas que diz "Real" no nome porque essas é bomba, a fonte desliga. Se a fonte for ruim, queima o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Entendi, muito obrigado irmão. Imaginava que poderia ser isso mesmo, pois essa placa-mãe não é muito confiável, só que comentando com um amigo e explicando que o fato aconteceu coincidentemente dias depois de ter jogado, ele falou que poderia ser o jogo, que o God Of War esquenta muito o PC, porém como falei, no MSI a temperatura de ambas não passaram dos 60°. Mas sua explicação me deixou mais aliviado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!