Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso fazer o upgrade da placa de Vídeo ou devo atualizar o setup todo?


Posts recomendados

Olá a todos,

 

gostaria de ler a opinião de vocês para conseguir formar uma opinião melhor.

 

Atualmente tenho um desktop com as seguintes configs:

 

- placa-mãe: ASUS H110m-e/M.2
- CPU: Core i7 7700 (sem k) 
- GPU: GTX 1060 6gb
- RAM: HyperX Fury 32Gb 2400mhz (2x16)
- Fonte: YDTech ATX 600W 80 Plus (comprei na shopee tem pouco mais de um ano, na correria quando a minha evga 600W 80p morreu e não podia ficar sem. me surpreendeu, pois é silenciosa e segura a configuração mencionada)

P.s.: (Vou omitir o SSD e os HDDs pois estou no trabalho e não lembro de cabeça as especificações, mas a intenção é ir trocando eles gradativamente).

 

O tempo de vida da placa-mãe, cpu e gpu são de ~10 anos. Memórias são novas, e eu achei que subindo de 2x8 pra 2x16 ajudaria muito a jogar Tarkov, e sim ajudou um pouco; mas não o quanto eu gostaria. rs


Agora vamos ao que interessa de fato:

Quero fazer o upgrade da GPU e estou pesquisando e notei que as RTX estão praticamente no mesmo valor médio (uma RTX 4060 é quase o mesmo valor de uma RTX 3060 e que é quase o mesmo valor de uma rx 7600 xt)...

A minha dúvida é:

- Compensa fazer o up pra uma destas 3 GPUs agora, ou melhor já montar um pc novo? (IMPORTANTE: consigo fazer o up da GPU agora, mas não do PC todo);


- Vou sofrer muito com gargalo? Existe algum detalhe prejudicial (fisicamente/logicamente) que deve ser levado em consideração?

 

A intenção primária é rodar games mais pesados e/ou um tanto mal otimizados, sendo o ESCAPE FROM TARKOV o principal deles, e pra rodar games nessa linha, EFT, Arma Reforger, Cyberpunk, etc....


Pelo que pesquisei, entendi que a GPU vai ser limitada pela CPU e que o upgrade de geração seria ideal, mas como mencionei, neste momento só consigo fazer o up da gpu.

 

Vcs acreditam que compensa fazer o up somente da GPU agora com essa configuração e ir trocando as outras peças com o tempo?

Ou a perda de performance seria tamanha que não justificaria a troca somente da GPU?

 

Se sim, qual GPU eu deveria escolher, considerando que na data deste post as 3 (RTX 3060, RTX 4060, RX7600 xt) estão com preços bem similares. (sei que a resposta parece que é meio que óbvia, mas gostaria de ouvir opiniões)

 

Grato,

 

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Leite Martins Boa tarde!

 

Bem, tenho um amigo que utiliza o i7-7700K com uma 3060 12GB, ele disse para mim que não tem gargalo jogando Warzone 2 e que consegue rodar super bem o game... Como no seu caso é o modelo sem '' K '' eu até acredito que você consegue por uma 3060 12GB sim nesse computador, já uma 4060... Não sei ao certo, o gargalo seria bem maior. Mas vamos por um lado, se você equilibrar bem entre CPU e placa de vídeo, vai ter um gargalo muito menor do que teria jogando tudo no baixo.

 

Ouvi uma galera aqui do grupo falar que vale mais a pena você já ter, do que no futuro não ter e precisar... Então se você já comprasse a GPU, só teria que trocar o resto no futuro. Mas vou por um outro lado, com a série 5000 chegando, você poderia fazer um UP de placa-mãe, memória e processador, e no final do ano ou inicio do ano que vem, pegar os novos preços das 3000 ou 4000 da Nvidia.

 

Só que assim, essa fonte provavelmente teria que ser trocada, nem achei ela no PSU TIER List pra você ter uma noção kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno Leite Martins Tarde

 

Eu faria apenas o upgrade placa de vídeo, e sobre gargalo sim pode existir.

Mais não é algo que vai impedir você de se divertir.

Tenho uma RTX 3060 e usei ela por quase dois anos com um xeon x3450 (da mesmo família do primeira core i ) e todos os jogos que rodei, rodaram super bem, e pra te provar veja o teste realizado no 3D Mark.

Primeira foto foi feito no xeon, e segunda foto com o i5 13600k, repare que o resultado da placa de vídeo não ficou tão distante.

image.png

image.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Bruno Leite Martins disse:

- Compensa fazer o up pra uma destas 3 GPUs agora, ou melhor já montar um pc novo? (IMPORTANTE: consigo fazer o up da GPU agora, mas não do PC todo);


- Vou sofrer muito com gargalo? Existe algum detalhe prejudicial (fisicamente/logicamente) que deve ser levado em consideração?

 

Claro que o ideal é fazer upgrade do conjunto todo. Mas, não sendo possível, então faça por partes. Você pode trocar a GPU agora, e utilizar ela no novo conjunto que será adquirido futuramente. Qual GPU? A melhor que você conseguir comprar.

 

Vai ter gargalo? Provavelmente, mas gargalo não estraga nada. É um termo usado para indicar que o desempenho do conjunto será definido pelo seu item de menor performance. Logo, pode não atingir 300 fps no ultra em fullHD por causa do processador, mas vai chegar a 160, que é mais que os 65 que você atinge hoje (dados hipotéticos). E quando você trocar o restante do conjunto, vai chegar nos 300. 

 

Qual eu compraria? 4060.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Middoken então, essa fonte eu comprei pra não ficar sem e como sempre essas situações acontecem 'bem quando não podem' eu não tinha muito pra investir na fonte (mesmo sendo componente obrigatório). rsrs

 

Mas vou provavelmente seguir com a sua orientação, pegar uma GPU agora e ir subindo os outros componentes depois...

 

Muito obrigado pela sua ajuda.

@Edvaldo J. Frederico realmente a diferença de pontuação não é gritante, mas a de performance deve ser mais notável né?

 

Provavelmente vou pegar a GPU agora e com calma ir pegando as peças em promos ou tudo numa black da vida.

 

Valeu pelo seu tempo amigo.

@Kleber Peters provavelmente vou pra 4060 mesmo. só estudar melhor essa questão da próxima geração chegando (quando) pra tentar pegar alguma promo (se é que é possível em GPU hj em dia. rsrs)

 

Muito obrigado meu bom.

1 hora atrás, Bruno Leite Martins disse:

Olá a todos,

 

gostaria de ler a opinião de vocês para conseguir formar uma opinião melhor.

 

Atualmente tenho um desktop com as seguintes configs:

 

- placa-mãe: ASUS H110m-e/M.2
- CPU: Core i7 7700 (sem k) 
- GPU: GTX 1060 6gb
- RAM: HyperX Fury 32Gb 2400mhz (2x16)
- Fonte: YDTech ATX 600W 80 Plus (comprei na shopee tem pouco mais de um ano, na correria quando a minha evga 600W 80p morreu e não podia ficar sem. me surpreendeu, pois é silenciosa e segura a configuração mencionada)

P.s.: (Vou omitir o SSD e os HDDs pois estou no trabalho e não lembro de cabeça as especificações, mas a intenção é ir trocando eles gradativamente).

 

O tempo de vida da placa-mãe, cpu e gpu são de ~10 anos. Memórias são novas, e eu achei que subindo de 2x8 pra 2x16 ajudaria muito a jogar Tarkov, e sim ajudou um pouco; mas não o quanto eu gostaria. rs


Agora vamos ao que interessa de fato:

Quero fazer o upgrade da GPU e estou pesquisando e notei que as RTX estão praticamente no mesmo valor médio (uma RTX 4060 é quase o mesmo valor de uma RTX 3060 e que é quase o mesmo valor de uma rx 7600 xt)...

A minha dúvida é:

- Compensa fazer o up pra uma destas 3 GPUs agora, ou melhor já montar um pc novo? (IMPORTANTE: consigo fazer o up da GPU agora, mas não do PC todo);


- Vou sofrer muito com gargalo? Existe algum detalhe prejudicial (fisicamente/logicamente) que deve ser levado em consideração?

 

A intenção primária é rodar games mais pesados e/ou um tanto mal otimizados, sendo o ESCAPE FROM TARKOV o principal deles, e pra rodar games nessa linha, EFT, Arma Reforger, Cyberpunk, etc....


Pelo que pesquisei, entendi que a GPU vai ser limitada pela CPU e que o upgrade de geração seria ideal, mas como mencionei, neste momento só consigo fazer o up da gpu.

 

Vcs acreditam que compensa fazer o up somente da GPU agora com essa configuração e ir trocando as outras peças com o tempo?

Ou a perda de performance seria tamanha que não justificaria a troca somente da GPU?

 

Se sim, qual GPU eu deveria escolher, considerando que na data deste post as 3 (RTX 3060, RTX 4060, RX7600 xt) estão com preços bem similares. (sei que a resposta parece que é meio que óbvia, mas gostaria de ouvir opiniões)

 

Grato,

 

Bruno

 

Uma dúvida sobre a questão da RTX 4060 com esse setup e esta fonte atual:

 

Hipoteticamente, essa fonte segura esse setup com uma 4060 no lugar da 1060? Considerando somente que ela é de 600W 80 plus (ignorem a procedência da mesma.rsrsrs)

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Bruno Leite Martins disse:

Hipoteticamente, essa fonte segura esse setup com uma 4060 no lugar da 1060? Considerando somente que ela é de 600W 80 plus (ignorem a procedência da mesma.rsrsrs)

A RTX 4060 é bem moderna em design e economia, então na teoria ela aguentaria sim, mas não arriscaria, procurei por testes dessa fonte mas não encontrei nada além de apenas umboxings e alguns "testes" bem razos, não achei citações dela em fóruns (seja nesse ou em outros), e como o amigo @Middoken citou, também não aparenta ter presença da mesma no PSU tier list, e pesquisando em fotos desta fonte, ela aparenta ter o que hoje em dia precisa-se manter distância, chave de tensão, um sinal claro de que sua arquitetura e modernidade não vai ser das melhores (para se utilizar em computadores visados para jogos, onde geralmente o consumo de energia é elevada).

Mas ignorando a qualidade da mesma, como você citou, é possível que aguente sim, pois a GTX 1060 tem uma média de 120TDP, e a RTX 4060 tem uma média de 115TDP (lembrando que pode variar para mais ou para menos dependendo do uso do hardware), então, sim, é possível que aguente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!