Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Pretendo comprar diversas peças para meu computador (e até lá talvez algumas outras coisas) e veio uma dúvida, como consigo que a loja me envie uma nota fiscal do produto que comprei?

Após algumas pesquisas, descobri que para ativar a garantia de basicamente qualquer produto (principalmente hardware) é necessária ela para comprovar a data da compra, senão corre o risco de eu nem ter garantia considerada se algum produto meu der problema.

Já comprei alguns produtos por meio de lojas como Samsung, casas Bahia, Amazon etc e nunca recebi a nota fiscal ou a opção de recebê-la, e isto me preocupa...

Existe alguma maneira de avisar a loja que quero a nota fiscal, ou pelo menos um comprovante oficial da compra?

Obrigado pela atenção!

• Membro VIP
Postado

Deve vir impressa junto com a embalagem/pacote. Algumas lojas, como a Kabum, fica disponível para download no site.

Na Amazon, tem como solicitar envio da nota por PDF, já fiz isso.

A emissão da nota fiscal é obrigatória. Lei Federal Nº 8.846 de 24 de janeiro de 1994. Existem exceções, mas via de regra, todos devem emitir.

• Curtir 3
Postado
12 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Já comprei alguns produtos por meio de lojas como Samsung, casas Bahia, Amazon etc e nunca recebi a nota fiscal ou a opção de recebê-la, e isto me preocupa...

@RonaldoXbox Se você não recebeu a "nota fiscal" impressa, você recebeu no mínimo a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (um código para acessar a nota fiscal no Portal da Nota Fiscal Eletrônica https://www.nfe.fazenda.gov.br/ que costuma vir impresso na própria etiqueta de endereçamento nas compras atuais) ou o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - uma espécie de "resumo" da NF). De qualquer forma, você pode acessar isso dentro do histórico de pedidos das lojas que mencionou. Algumas lojas também enviam a chave de acesso e/ou DANFE por e-mail. 

A emissão é obrigatória por força de lei como citou o @Pedroou

Postado
31 minutos atrás, Pedroou disse:

Na Amazon, tem como solicitar envio da nota por PDF, já fiz isso.

Estranho, isso aparece na hora da finalização da compra, como por exemplo no estilo daquelas caixinhas que você marca?

21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Todas as lojas que eu já comprei enviam NF por e-mail, e também enviam junto com o pacote.

Quais foram? Irei tentar priorizar pelas que tenho certeza que enviarão de forma clara.

@Sergio Mega agora me dei conta de algo, este código da NF pode vir naquele papel/adesivo que vem na caixa do produto, com diversas informações incluindo endereço e nome do remetente? Se ela estiver ali, prestarei maior atenção na hora de descartar a caixa...

Postado
6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@Sergio Mega agora me dei conta de algo, este código da NF pode vir naquele papel/adesivo que vem na caixa do produto, com diversas informações incluindo endereço e nome do remetente? Se ela estiver ali, prestarei maior atenção na hora de descartar a caixa...

@RonaldoXbox Sim, a chave de acesso pode vir nesse papel/adesivo. 

Postado
2 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Quais foram? Irei tentar priorizar pelas que tenho certeza que enviarão de forma clara.

A última loja que comprei foi a Terabyte, eles enviam por e-mail. Eu também tinha comprado na Pichau, fui conferir e eles não enviam no e-mail, me enganei, mas geralmente fica disponível dentro do site. Mercado Livre envia um e-mail informado a disponibilidade da nota que você pode baixar no app, isso no caso de você comprar de um vendedor com CNPJ. Amazon fica disponível dentro da sua conta no app, você pode baixar a qualquer momento. Na Kabum eu só comprei uma vez quase 10 anos atrás, então não lembro, mas recebi a nota impressa e também deve ter no site pra baixar novamente.

Todas as lojas acima enviam NF junto com o produto também, eu tenho as notas impressas guardadas até hoje. Se eu procurar, pode até ser que encontre da minha GTX 650 que comprei na Kabum no fim de 2014 kkkk.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

A última loja que comprei foi a Terabyte, eles enviam por e-mail. Eu também tinha comprado na Pichau, fui conferir e eles não enviam no e-mail, me enganei, mas geralmente fica disponível dentro do site. Mercado Livre envia um e-mail informado a disponibilidade da nota que você pode baixar no app, isso no caso de você comprar de um vendedor com CNPJ. Amazon fica disponível dentro da sua conta no app, você pode baixar a qualquer momento. Na Kabum eu só comprei uma vez quase 10 anos atrás, então não lembro, mas recebi a nota impressa e também deve ter no site pra baixar novamente.

Todas as lojas acima enviam NF junto com o produto também, eu tenho as notas impressas guardadas até hoje. Se eu procurar, pode até ser que encontre da minha GTX 650 que comprei na Kabum no fim de 2014 kkkk.

@GuilhermeGB Algumas (muitas) lojas não estão mais enviando as notas impressas, somente a chave de acesso, ai fica a critério da pessoa baixar no site da loja o pdf ou pegar pelo portal da NFe usando a chave... medida de economia e meio "ecologicamente correta" para evitar desperdício de papel. 

• Curtir 1
Postado

@Sergio Mega eu notei isso mesmo ultimamente, mas não com produtos pra mim, e sim em mercadorias aqui pra loja que eu trabalho (não é na área de informática). Mas os fornecedores enviam o XML da NF por e-mail, também existem outras formas de acessar, então não é tão necessário ter a cópia impressa.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Estranho, isso aparece na hora da finalização da compra, como por exemplo no estilo daquelas caixinhas que você marca?

Não, você solicita ao vendedor depois.

Alguns modelos de envio, tipo correio, pedem preferencialmente para NF acompanhar a compra. Se não, tem um formulário para preencher e vai junto.

44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

mercadorias aqui pra loja que eu trabalho (não é na área de informática). Mas os fornecedores enviam o XML da NF por e-mail

Nesse caso, o transporte pode ser feito pelo próprio fornecedor muita das vezes, e boa parte dos processos de contabilidade atualmente é digital, então não se faz mais necessário nota impressa. É possível buscar as notas tiradas para o CNPJ utilizando certificado digital.

Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Nesse caso, o transporte pode ser feito pelo próprio fornecedor muita das vezes, e boa parte dos processos de contabilidade atualmente é digital, então não se faz mais necessário nota impressa. É possível buscar as notas tiradas para o CNPJ utilizando certificado digital.

No nosso caso, quando vem por uma transportadora menor que faz todo o frete por caminhão, a NF vem impressa normalmente, mas quando é um transportadora maior como a Azul, que percorre a maior parte do trajeto por avião, vem um adesivo já colado na caixa com as informações da NF. E como você disse, temos acesso a tudo através de certificado digital.

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Como receber a Nota Fiscal ao realizar compra online nacional?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...