Ir ao conteúdo

Ryzen 7 1700 pouco desempenho

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Opa, venho aqui tentar explicar para vocês o meu ''problema''.

Primeiro começarei com minha configuração para que não haja dúvidas.

Ryzen 7 1700

A320Km/BR

16 GB Pichau 3000mhz

RX 6600 Eagle 8GB

Fonte XPG Pylon 650w

Monitor SAMSUNG Odyssei 24 165hz

Segundo monitor TV 32 POL SEMP

Enfim, vamos lá.

Eu acredito que meu processador não está desempenhando corretamente, comecei a ter muitos framedrops.

Eu jogo DOTA 2 e outros jogos também, mas o DOTA 2 vai de 140 fps para 30 no meio de uma briga 5x5.

Entendo que é muito efeito e é totalmente plausível, porém para essa placa de vídeo/processador, os vídeos q procurei rodando na minha configuração, não baixa tanto o FPS.

Tenho amigos que tem o Ryzen 5 3600 (sim, eu sei que é um pouco superior) e eles rodam o jogo todo no TALO (eu rodo no médio para tentar amenizar um pouco o lag), e eles usam 1660ti que é praticamente a metade do desempenho da minha RX6600.

E conseguem 120fps+ em todo momento... coisa que não estou conseguindo.

Sabendo disso, testei em outro jogo, que recentemente joguei com um amigo, o Euro Truck Simulator 2, que fui obrigado a colocar o jogo no MEDIO para poder rodar acima de 80/100 fps sem quedas abaixo de 60fps.

Eu jogo em 1920x1080 e caso alguém tenha dúvida, deixarei um link abaixo, de um Vídeo rodando na mesmo configuração que eu, e ainda em 4K, com mais desempenho que o meu em 1920x1080 no médio.

https://youtu.be/5ET3frIt2SI

Com base nisso, queria relatar que tive problema em demais jogos, como GTA V que não roda como deveria... 

PUBG também, tenho problemas de stuttering de milisegundos, que acabam atrapalhando, aquela travadinha bem rapida.....(stuttering)

Para evitar perguntas, já vou relatar que não tenho problema de aquecimento, nem na placa de vídeo e menos ainda no processador.

O processador não passa de 65c e a placa não chega a 80c.

Já verifiquei os VRMs da placa-mãe e estão em uma temperatura OK para essa placa.

Estou com drivers atualizados, já tentei baixar resolução, já ativei o FSR no software da placa de vídeo.

Eu realmente não sei mais como prosseguir.

Eu acredito q seja algum tipo de ''problema'', mas caso for normal isso, alguém que tenha o Ryzen 7 1700 possa me dizer se tem problema em algum outro jogo, OK.

É só uma dúvida, pois quero trocar de processador, mas não queria fazer isso logo, e não é justo eu não usar 100% este enquanto ainda tenho!!!

Editei agora pois esqueci de colocar antes: Aliás ele não passa de 40% nesses jogos que mencionei, no máximo 50% por aí....

Espero por respostas, obrigado!!!

Postado
1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

Tenho amigos que tem o Ryzen 5 3600 (sim, eu sei que é um pouco superior) e eles rodam o jogo todo no TALO (eu rodo no médio para tentar amenizar um pouco o lag), e eles usam 1660ti que é praticamente a metade do desempenho da minha RX6600.

Reduzir qualidade gráfica não alivia o impacto no CPU, na verdade até piora, porque você está deixando a placa de vídeo folgada, e o jogo passa a depender mais da CPU. O ideal seria você aumentar o gráfico o máximo que der pra tentar amenizar o lado da CPU.

1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

Já verifiquei os VRMs da placa-mãe e estão em uma temperatura OK para essa placa.

E como você verificou isso? Testou com a câmera térmica? Eu pergunto porque no review do Peperaio essa placa-mãe já estava acima de 100ºC com o Ryzen 5 2600 em estresse, isso com o cooler padrão da AMD dando uma soprada. Talvez esteja tendo problema no VRM da placa.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGBVerifiquei no HW Monitor!

Ok, já que vi que você tem um bom conhecimento.

Eu estou afim de pegar uma B450.

Porém to com o orçamento apertado, tem os modelos Stell legend (Obvio que é superior)

Mas se eu comprar essa aqui https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-mãe-ASRock-b450m-HDV-r4-0-amd-am4-micro-atx-DDR4?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw_-GxBhC1ARIsADGgDjsv1365TFWYh3jOmmhU95YMhNVwi4CF8_5APSsgRwwfv72oJhh0mfkaAqMWEALw_wcB

Você acha que por ser uma marca ''ruim'' vai continuar o meu problema ou não?

A pergunta em si é, essa placa B450 Biostar acima é superior a minha? talvez eu terei algum ganho, ou não vale a pena.

• Solução
Postado
17 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@GuilhermeGBVerifiquei no HW Monitor!

Pelo que eu saiba, o HWMonitor não mostra temperatura de VRM, nem mesmo para a placa que realmente tem sensor de temperatura no VRM, como é o caso da minha. O HWMonitor é muito pobre em informações, o HWiNFO64 é bem mais completo, recomendo usa-lo, ele sim mostra o sensor do VRM (se sua placa tiver).

Mesmo se não tiver sensor no VRM, você poderia até verificar se o processador está operando normalmente verifcando a corrente e energia total que o VRM está fornecendo para o CPU, também dá pra identificar problema se o CPU estiver operando com clocks abaixo do normal, ou se esses clocks estiverem caindo repentinamente (é o que causa as das quedas de FPS).

1 minuto atrás, Arthur Arnemann disse:

Porém to com o orçamento apertado, tem os modelos Stell legend (Obvio que é superior)

Superior só na teoria, porque as B450 Steel Legend são muito problemáticas em questão de BIOS, aqui no fórum já vi alguns casos de usuários com problemas, também já vi outras pessoas falando de problemas dela também. E não é só com ela, é com quase toda linha de placas AM4 da ASRock, por isso é uma marca que eu deixaria entre ultimas opções, ainda assim a frente de marcas genéricas, como BIOSTAR.

3 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Mas se eu comprar essa aqui https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-mãe-ASRock-b450m-HDV-r4-0-amd-am4-micro-atx-DDR4?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw_-GxBhC1ARIsADGgDjsv1365TFWYh3jOmmhU95YMhNVwi4CF8_5APSsgRwwfv72oJhh0mfkaAqMWEALw_wcB

Você acha que por ser uma marca ''ruim'' vai continuar o meu problema ou não?

A pergunta em si é, essa placa B450 Biostar acima é superior a minha? talvez eu terei algum ganho, ou não vale a pena.

É como eu disse, ASRock teoricamente seria melhor que BIOSTAR, mas ainda só seria minha escolha depois de ASUS, MSI e Gigabyte.

Mas dá pra notar claramente que essa B450 da ASRock é capada até o talo, até pelo preço, é como se fosse uma A320 básica. O VRM dela não tem dissipador, e só tem um MOSFET de alta e  um MOSFET de baixa, o mínimo seria ter pelo menos 2 MOSFETs de baixa de boa qualidade pra conseguir levar pelo menos um Ryzen 7 de 65W em stock sem preocupação.

Você deu azar de escolher uma A320 da ASUS bem ruinzinha, essa placa é realmente muito capada, mas existem A320 melhores. Até se você pega uma A520M-A PRO da MSI, por exemplo, que é uma placa de R$319, ela dá conta de Ryzen 7 5700X tranquilo, e se for só pra jogar, até o 5800X3D roda de boa.

Só que A520 teoricamente não é compatível com Ryzen de 1ª geração, então te sobra B450 como opções mais batas e decentes. Sobraria essa MSI B450M-A Pro aqui, abaixo de R$400:

https://www.kabum.com.br/produto/458886/placa-mãe-msi-b450m-a-pro-max-amd-am4-micro-atx-DDR4

Pelo que dizem, ela é como se fosse uma MSI B450M PRO-VDH Max, mas sem dissipador no VRM. Essa versão PRO-VDH sem o dissipador instalado consegue segurar o 5700X stock em 100% de uso com VRM a 77ºC (FONTE), que é uma temperatura dentro do aceitável. Claro que se você puder pagar um pouco mais, seria melhor a PRO-VDH Max:

https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-DDR4

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@GuilhermeGB Muito obrigado pela explicação, realmente vou baixar esse app que você comentou para verificar a temperatura do VRM..

Aliás... até quantos graus você acha que é ''seguro'' ela rodar?

Seguro eu digo o limite para afetar o desempenho geral da máquina.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pelo que eu saiba, o HWMonitor não mostra temperatura de VRM, nem mesmo para a placa que realmente tem sensor de temperatura no VRM, como é o caso da minha. O HWMonitor é muito pobre em informações, o HWiNFO64 é bem mais completo, recomendo usa-lo, ele sim mostra o sensor do VRM (se sua placa tiver).

Mesmo se não tiver sensor no VRM, você poderia até verificar se o processador está operando normalmente verifcando a corrente e energia total que o VRM está fornecendo para o CPU, também dá pra identificar problema se o CPU estiver operando com clocks abaixo do normal, ou se esses clocks estiverem caindo repentinamente (é o que causa as das quedas de FPS).

Superior só na teoria, porque as B450 Steel Legend são muito problemáticas em questão de BIOS, aqui no fórum já vi alguns casos de usuários com problemas, também já vi outras pessoas falando de problemas dela também. E não é só com ela, é com quase toda linha de placas AM4 da ASRock, por isso é uma marca que eu deixaria entre ultimas opções, ainda assim a frente de marcas genéricas, como BIOSTAR.

É como eu disse, ASRock teoricamente seria melhor que BIOSTAR, mas ainda só seria minha escolha depois de ASUS, MSI e Gigabyte.

Mas dá pra notar claramente que essa B450 da ASRock é capada até o talo, até pelo preço, é como se fosse uma A320 básica. O VRM dela não tem dissipador, e só tem um MOSFET de alta e  um MOSFET de baixa, o mínimo seria ter pelo menos 2 MOSFETs de baixa de boa qualidade pra conseguir levar pelo menos um Ryzen 7 de 65W em stock sem preocupação.

Você deu azar de escolher uma A320 da ASUS bem ruinzinha, essa placa é realmente muito capada, mas existem A320 melhores. Até se você pega uma A520M-A PRO da MSI, por exemplo, que é uma placa de R$319, ela dá conta de Ryzen 7 5700X tranquilo, e se for só pra jogar, até o 5800X3D roda de boa.

Só que A520 teoricamente não é compatível com Ryzen de 1ª geração, então te sobra B450 como opções mais batas e decentes. Sobraria essa MSI B450M-A Pro aqui, abaixo de R$400:

https://www.kabum.com.br/produto/458886/placa-mãe-msi-b450m-a-pro-max-amd-am4-micro-atx-DDR4

Pelo que dizem, ela é como se fosse uma MSI B450M PRO-VDH Max, mas sem dissipador no VRM. Essa versão PRO-VDH sem o dissipador instalado consegue segurar o 5700X stock em 100% de uso com VRM a 77ºC (FONTE), que é uma temperatura dentro do aceitável. Claro que se você puder pagar um pouco mais, seria melhor a PRO-VDH Max:

https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-DDR4

Postado
8 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

GuilhermeGB Muito obrigado pela explicação, realmente vou baixar esse app que você comentou para verificar a temperatura do VRM..

Aliás... até quantos graus você acha que é ''seguro'' ela rodar?

Seguro eu digo o limite para afetar o desempenho geral da máquina.

Bom, pensando a longo prazo, para maior durabilidade da placa, é bom manter igual como se fosse o próprio processador ou a própria placa de vídeo, na deixar passar de 85ºC, mas enquanto mais baixo, melhor. A maioria das placas ainda conseguem operar até uns 100ºC, outras chegam até 120ºC, mas não é nem um pouco indicado chegar nessas temperaturas. É o caso da sua A320M-K, no teste do Peperaio ela estava rodando o 2600 em 100% de uso com um pouco mais de 100ºC, e ainda estava "segurando", mas com o 2600X ela já não segurou.

Postado

@GuilhermeGB Então você acha que meu problema é esse? 

Eu sei que é uma caixinha de surpresa, mas tenho medo de comprar a placa e persistir o problema kkk.

Mas de qualquer modo irá ser um upgrade bom!!!

Se puder me dar uma ajuda, para eu verificar a respeito da tensão que você comentou lááá em cima, pra ver se está ok.

Se ele está recebendo o que deveria dentro dos conformes.

Postado

@Arthur Arnemann isso aí você vai ter que verificar para ter certeza. Dentro do jogo mesmo você pode ativar o MSI Afterburer com o clock do processador em tempo real, e na hora que acontecer a queda de FPS, você verifica se o clock do CPU caiu junto. Se caiu, é porque o VRM está aquecendo demais e limitando o desempenho. Pra você não precisar ficar prestando atenção nisso enquanto joga, pode deixar a tela gravando, depois é só voltar na gravação e verificar.

Dá pra fazer teste de estresse no CPU também, mas isso não representa a situação real de um jogo, que é uma carga mais leve.

Seu gabinete é bem ventilado? Porque se não for, isso só piora a situação pro VRM.

Postado
3 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@GuilhermeGB É um Pichau Komor.

Tenho 2 fans, uma na frente e uma atrás, airflow está relativamente bom.

Mas acredito que o problema seja a placa mesmo, não o airflow

É, cara, mas seu gabinete não tem entrada de ar na frente, só tem umas entradinhas de nada nos cantos, que não serve de nada. Ele pode até ter fan na parte frontal, mas não tem de onde essa fan puxar ar frio pro gabinete. Considerando que você tenha um gabinete com aberturas de ar adequadas, o recomendável é ter pelo menos 2 fans puxando air frio pra dentro (pela frente) e mais 2 fans tirando o ar quente pra fora (atrás e em cima) pra ficar equilibrado. É assim que eu uso no meu gabinete.

Lembrando que os testes do vídeo do Peperaio são feitos em bancada aberta com temperatura ambiente por volta dos 32ºC. Dentro de um gabinete, a temperatura normalmente fica uns 10ºC acima do ambiente, e se não for bem ventilado, pode esquentar até mais. A temperatura em volta da placa-mãe influencia totalmente na temperatura de operação do VRM.

Postado
14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann esse aí pelo menos tem a frente mesh para facilitar a entrada de ar. Ele já vem com uma fan traseira inclusa, as duas que você já tem pode colocar na frente, pode até comprar mais 1 ou 2 em cima pra melhorar um pouco mais no futuro.

Outra pergunta, meio tosca...

Essa parada de Undervolt.. não ''resolveria'' meu problema ?

Postado

@Arthur Arnemann não tenho certeza se daria pra fazer isso em A320, mas você pode verificar na BIOS. O undervolting reduziria um pouco o consumo do processador, porém não sabemos se isso será suficiente. Reduzir demais a tensão pode fazer o processador não funcionar corretamente. Acredito que você não consiga fazer o controle da quantidade de energia que o CPU pode usar também, porque talvez daria pra resolver dessa forma também.

Postado

@Arthur Arnemann em que local você verificou a temperatura do VRM? Eu não vi nenhum sensor de VRM aí.

Só pra você ter uma ideia, na minha placa-mãe é assim, o nome do sensor é "VR MOS" (mede a temperatura dos MOSFETs do VRM):

HWiNFO64VRM.png.b597a9ec17a742b571e9e52514d3f1cf.png

De qualquer forma, o que você tem que fazer é colocar o processador para estressar e ver como o clock dele e o consumo de energia vão ficar. No meu exemplo abaixo, eu coloquei o processador para rodar o Cinebench R23, que é um teste de estresse relativamente pesado. Você coloca o CPU pra fazer o teste e precisa ficar de olho na frequência de operação e também pode ficar de olho na corrente e na energia. Se você ver que essas informações estão caindo para valores muito baixos depois de algum tempo testando, então algo está errado.

HWiNFO64CPU.png.a66d29bfa77120a335a705cf42d2a5e1.png

Postado

@Arthur Arnemann é porque no seu está traduzido. Você pode olhar ali em "corrente do núcleo da CPU" e também em "consumo de energia total da CPU".

Você pode baixar o programa Cinebench R23 e colocar pra testar aí. O normal para CPUs AMDs do nível do Ryzen 5 ou Ryzen 7 classificados como 65W é consumir uma corrente por volta de 50A, e o consumo de energia total fica na casa dos 80W, um pouco menos ou um pouco mais. No meu caso do meu print, você pode ver esses 50A e 79W (meu processador não está mais em stock, mas eu fiz uns ajustes para ficar como se estivesse). Mas digamos que você está testando aí e depois de alguns minutos você vê esses valores caindo lá pra baixo, então indica que o VRM não está dando conta de segurar o processador. Ao mesmo tempo que isso ocorrer, você também deve notar que a frequência (clock) vai ter caído também.

Mas, como eu disse antes, é pouco provável que sua placa-mãe consiga segurar esse CPU ai em estresse, então te dou 99% de certeza que vai ver o desempenho dele caindo no meio do teste, pelo jeito que seu PC está se comportando. O que nós precisamos saber é o comportamento dele durante os jogos, que são cargas um pouco mais leves, e talvez, mesmo assim, sua placa ainda não está dando conta. Se confirmarmos que sua placa não está dando conta do processador em jogos, então você poderá ter segurança que seu problema será resolvido com uma nova.

Pra verificar o processador dentro dos jogos, você pode igualmente acompanhar o consumo de energia dele, e o clock/frequência também com ajuda do MSI Afterburner, ou pode deixar o HWiNFO64 aberto no seu segundo monitor enquanto joga um dos jogos que está tendo problema no monitor principal. você teria que notar como ele se comporta quando o desempenho está "normal" e como ele se comporta quando o FPS cai.

No caso do ETS2, você pode até levar como base aquele vídeo mesmo que você postou de outra pessoa jogando. Repare que no caso dele o CPU estava operando por volta dos 3.7GHz e com consumo de energia em uns 45-50W. Se você for jogar e ver que está tendo algo muito abaixo disso, então alguma coisa já está errada.

Já faz um tempo que não jogo ETS2, eu comecei a jogar o ATS (American Truck Simulator) alguns anos atrás porque não gostei muito de jogar na mão contrária da Europa, e acabei ficando nele. De vez em quando eu jogo aqui, gráfico praticamente no máximo, resolução em 300% de 1080p, o jogo varia de 80-100 FPS em cidades, locais mais pesados para placa de vídeo, mas pega 120+ FPS em lugares mais abertos onde a GPU sobra. Acredito que o desempenho do ETS2 e ATS não são muito diferentes.

Tirei um print aqui pra você, no caso eu to numa região mais pesada para GPU (essa vegetação ai pesa bem), então jogo só está pegando uns 80-90 FPS.

spacer.png

Postado

@Arthur Arnemann meio estranho isso, porque aumentar resolução não afeta em nada o desempenho do processador, somente a placa de vídeo. Lembrando que sua RX 6600 é significativamente mais rápida que minha GTX 1660 Ti.  como sua placa de vídeo está trabalhando nesse jogo? Como está o uso, clocks, temperaturas?

Postado

@Guilherme FW Xavier Obrigado, é de ótima validade a informação, mas já to me ajeitando para comprar a nova placa-mãe :

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann meio estranho isso, porque aumentar resolução não afeta em nada o desempenho do processador, somente a placa de vídeo. Lembrando que sua RX 6600 é significativamente mais rápida que minha GTX 1660 Ti.  como sua placa de vídeo está trabalhando nesse jogo? Como está o uso, clocks, temperaturas?

Nunca monitorei, mas em alguns outros games tipo pubg da vida ou gta v.

Notei ela praticamente dando risada.. 

Só que é estranho, no dota 2 por exemplo, tenho quedas, mas a placa tá em sla...60% e o processador 35% de USO

A respeito da temperatura, ontem monitorei a noite toda depois de uma longa jogatina da vários jogos, Hot Spot foi 69c ( placa de vídeo ) e processador 63c.

Lembrando que tenho desvantagem por causa do PCI x3, tenho uma perda, mesmo pequena é uma perda de desempenho da parte da GPU.

Postado
15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann entendi. Eu preferia que você confirmasse as suspeitas de problema na placa-mãe antes de efetuar a compra. Se você puder fazer essas verificações que eu sugira enquanto joga, assim podemos confirmar 100% se é a placa-mãe.

Irei fazer hoje a noite, já encomendei a placa que você indicou como a melhor opção, chega em mais ou menos 10 dias!!! Assim que eu fizer a análise eu posto aqui.

Por enquanto, muito obrigado pela ajuda!!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!