Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento com CPU AMD no Socket AM5 - Pino Danificado


Posts recomendados

Olá, comunidade do Clube do Hardware,

Estou enfrentando um problema técnico e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Recentemente, percebi que meu processador AMD, utilizado em uma placa-mãe com socket AM5, começou a apresentar desligamentos quase instantâneos após ser ligado. Decidi inspecionar mais de perto e descobri que um dos pinos, especificamente na linha AW e possivelmente o 7º pino a partir da direita, parece estar derretido.

Aqui está um resumo das etapas que já tomei para solucionar o problema:

Realizei uma limpeza e inspecionei visualmente outros componentes, sem identificar outros danos visíveis.

A placa-mãe está atualizados com a versão mais recente do BIOS que corrige problemas anteriores de tensão alta.

Gostaria de saber se alguém tem informações sobre as funções específicas dos pinos na linha AW do socket AM5 ou experiências semelhantes. Qualquer insight sobre a importância desse pino específico para as operações do sistema seria muito útil.

image.png.91f34c4c2f54aa5cbc9f63642692325d.png

Mais imagens aqui https://imgur.com/gallery/R4rrzJM , criei um post no Reddit também (em inglês) explicando o problema deste o começo, mas não sei posso postar aqui

 

Agradeço desde já pela ajuda e espero que possamos encontrar uma solução para esse problema juntos.

2024-05-06 12_14_57-Downloads 
_ 20240506_115658.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do seu post no Reddit: "Conducted a thorough visual inspection of the CPU and socket, identifying no apparent signs of damage."

Bem, isso não é bem verdade né? Heh.

 

Enfim, se procurar vai ver que X670s tem vários casos relatados de "morte". Eu diria que a única forma de lidar com isso é trocando a placa-mãe.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@DJunio Boa noite e bem vindo a comunidade.

 

A placa-mãe está na garantia?

Boa noite, obrigado

Sim ainda, comprei ela dia 09/12/23

56 minutos atrás, W46n3r disse:

Do seu post no Reddit: "Conducted a thorough visual inspection of the CPU and socket, identifying no apparent signs of damage."

Bem, isso não é bem verdade né? Heh.

 

Enfim, se procurar vai ver que X670s tem vários casos relatados de "morte". Eu diria que a única forma de lidar com isso é trocando a placa-mãe.

 

Não é este post, este aqui 

 

Versões antigas da BIOS da ASUS tinha este problema a versão que instalei era uma versão bem depois da correção do problema, mas pode ser que ainda possa acontecer o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, DJunio disse:

Boa noite, obrigado

Sim ainda, comprei ela dia 09/12/23

Não é este post, este aqui 

 

Versões antigas da BIOS da ASUS tinha este problema a versão que instalei era uma versão bem depois da correção do problema, mas pode ser que ainda possa acontecer o problema

Então acione a garantia, antes que piore a situação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Então acione a garantia, antes que piore a situação.

Já até acionei mas não sei se eles vão aceitar, não conheço o RMA da ASUS no Brasil
E na hora de enviar a solicitação o site ficou parado nesta mensagem, recebi o email de confirmação, mas sei as imagens foram enviadas corretamente
image.thumb.png.35cab20e9c74607867e65e2e5cad4444.png


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, DJunio disse:

Já até acionei mas não sei se eles vão aceitar, não conheço o RMA da ASUS no Brasil
E na hora de enviar a solicitação o site ficou parado nesta mensagem, recebi o email de confirmação, mas sei as imagens foram enviadas corretamente
image.thumb.png.35cab20e9c74607867e65e2e5cad4444.png


 

Bom dia

 

Claro que vão aceitar, se fosse um pino arrancado eles poderiam alegar que foi mal uso, agora um pino derretido pode acontecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do RMA da ASUS me respondeu solicitando as imagens, igual eu tinha imaginado mesmo as imagens não foram enviadas por causa do problema no site, encaminhei para eles e estou aguardando o retorno deles.
Anexei aqui uma imagem aqui da ver para um pouco melhor, o pino quase se derreteu por completo. Tive que reduzi a qualidade da imagem para conseguir enviar aqui

20240507_155005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que mandei as imagens o RMA me respondeu com a mensagem:

Citação

 

Boa tarde

Agradecemos pelo seu retorno com as informações solicitadas.

 

Para solicitação de análise em garantia desta categoria de produto é necessário o contato direto com o revendedor primeiramente. Pois só conseguimos validar os pedidos por intermédio deles.
Pedimos por gentileza que entre em contato com a loja solicitando a garantia do produto, eles já possuem as informações necessárias para prosseguir com o caso.


Segue abaixo alguns tópicos que não são cobertos em garantia:

Trilhas cortadas ou danificadas
Placa de Circuito Impresso quebrada
Danos Físicos à Componentes ou Peças
Dano aos Pinos do Socket
Oxidação/Ferrugem da Placa de Circuito Impresso
Oxidação/Ferrugem de Componentes da Placa de Circuito Impresso, Pontos de Solda, Partes Físicas Metálicas ou Componentes da mesma
Placa de Circuito Impresso queimada
Componente Faltante
Descarga Elétrica ou Danos Causados pela Natureza
Reparo Não Autorizado ou Desmontagem do Produto
Corrupção do BIOS em Atualização
Uso de Hardwares / Componentes não compatíveis
For causado dano a este produto por você ou por terceiros não autorizados;
Se a etiqueta do Número de Série (SN/Serial Number) for alterada, removida, rasurada ou danificada;
For causado dano por acidente, desastres naturais, uso incorreto intencional ou acidental, abuso, negligência ou manutenção inadequada ou condições anormais de uso;
For causado dano por uma falha elétrica externa ou por qualquer acidente;
For causado dano pelo uso fora da operação ou parâmetros de armazenamento ou ambiente detalhado no Manual do Usuário;
Forem usadas peças ou componentes não fabricadas ou vendidas pela ASUSTeK;
For causado dano por software de terceiros ou por vírus;
Perda de software ou perda de dados que pode ocorrer durante o reparo ou a substituição;
For causado ou disfunção por manuseio, uso inadequado ou destruição.

Permanecemos à disposição em caso de dúvidas.

 

Sendo que no site da Kabum está escrito "Para GARANTIA acionar o fabricante até 09/12/2024"

image.thumb.png.eae294684a1da13339f49d14edb9a0c1.png

Mandei o email para Kabum parece que nem leram o que escrevi, me manda a seguinte mensagem:
 

Citação

 

Para acionar a garantia de seu produto, orientamos que siga os passos abaixo:

1º - Faça o login em nosso site, usando seu e-mail e senha;

2º - Entre no link: kabum.com.br/minha-conta/meus-pedidos;

3º - Depois, você irá localizar o pedido referente ao item que deseja acionar a garantia e selecionar "Detalhes do pedido";

4º - Busque o produto que deseja solicitar a garantia, clique em “Garantia” e depois em “Continuar”;

5º - Selecione a etiqueta/ número de série do produto e clique em "Garantia";

6º - Preencha o formulário e conclua a solicitação.

Após ter aberto este protocolo, somente terá de aguardar o retorno de nosso departamento responsável em até 3 dias úteis. Você receberá uma notificação em seu e-mail de cadastro, então, é importante que acompanhe sua caixa de entrada, caixa de spam ou lixo eletrônico!

Atenção: Caso você receba os contatos do fabricante, será necessário acioná-lo diretamente para solicitar a garantia de seu produto.

 

Mandei um segundo email para Kabum estou aguardando a resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, W46n3r disse:

 

Será que eles não estão dizendo "Amigo, agora é você direto com o fabricante... boa sorte"?

Estou com medo de ser isso também, o problema que parece que nem leram o e-mail que mandei e me retornaram está mensagem genérica que deve enviar para todos que tentam acionar a garantia por e-mail.


Vou esperar até amanha senão receber o e-mail da Kabum vou mandar outro e-mail para o RMA da ASUS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: a pessoa de que me respondeu na Kabum simplesmente ignorou a minha resposta para o e-mail (atendente "Theuane C."), no dia seguinte recebi o e-mail da Kabum para avaliar o atendimento. Resolvi mandar o e-mail de novo na quinta 09/05 para a Kabum e o RMA da ASUS, o RMA da ASUS afirmou novamente que precisar se através do revendedor, para minha sorte foi outras pessoas que me respondeu na Kabum e ele me ajudaram, na sexta 10/05 recebi o código de envio para enviar para a Kabum avaliar minha placa-mãe que vou estar enviando segunda-feira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!