Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente minha GPU começou a apresentar um problema estranho. Há 2 dias, fui ligar o meu pc normalmente, e quando o windows foi inicializado, comecei a ouvir um barulho muito alto vindo do pc. Logo percebi que eram os fans da GPU, após colocar meu ouvido perto dela. Nessa primeira vez, eles ficaram fazendo esse barulho absurdo durante uns 10 minutos mais ou menos, e depois voltou ao normal (os fans ficam em cerca de 30% se a GPU não tiver sendo utilizada em 100%). Então, pensando que seria apenas algum mau contato ou bug, ignorei. No outro dia (ontem), quando o windows foi inicializado, novamente começou o barulho da GPU, só que dessa vez durou os 10 minutos, voltou ao normal (cerca de 30% de velocidade dos fans) depois voltou aos 100% de velocidade e ficou oscilando, parecia que realmente estava com algum mau contato. Desliguei o pc e deixei quieto. Hoje, quando fui ligar, novamente após a inicialização os fans ficaram em 100%, mas dessa vez não pararam mais. Agora estão em 100% todo tempo, não abaixam de jeito nenhum. A GPU funciona normal, nada de bugs na tela, riscos, os jogos estão rodando normalmente, a GPU não está super-aquecendo. Normalmente, sempre estou monitorando as temperaturas do pc, fora ou dentro dos jogos, e a GPU nunca passa de 40 graus fora de jogo, e o máximo que chega jogando é 73 graus. Já tentei tirar a GPU do pc, limpar o slot PCI e colocar de novo, sem sucesso. A GPU liga normalmente, com os fans silenciosos, mas assim que o windows é iniciado os fans vão até 100% e não abaixam. Já tentei reinstalar os drivers, desinstalei usando o DDU (display driver uninstaller). Quando os drivers foram desinstalados, os fans ficaram silenciosos. Mas, logo que a GPU é identificada pelo windows e os drivers são instalados, os fans voltam a ficar em 100%. Também já tentei utilizar o MSI afterburner para controlar a velocidade dos fans, mas no programa aparece que os fans estão em 0%, e quando mudo não altera em nada no barulho. A mesma coisa acontece com o programa da ZOTAC (FireStorm), os fans aparecem que estão em 34% de velocidade, e quando mudo não altera em nada. Abri o GPU-Z, lá aparece que os fans da GPU estão em 0 RPM. A GPU está funcionando normalmente como mencionei, mas o barulho chega a ser insuportável.

Config do pc:

placa-mãe: Bmbh110 H110 M.2 DDR3 LGA 1151 Bluecase

Processador: Intel Core i5-7400

GPU: ZOTAC GeForce RTX 2060 6gb

RAM: 16gb 2x8gb 1600mhz DDR3

SSD 960gb KINGSTON

Postado

@Carlosnobre Já que você está com problemas de conseguir modificar a velocidade via software, pode ser problema no firmware da placa ou na parte física (PCB, header das fans ou a prória ventoinha)

Nesse caso, eu recomendaria você levar a um técnico de confiança. Pois é necessário aferir detalhadamente a situação.

De qualquer forma, não é a primeira vez que vejo pessoas com problemas de ventoinha em 100% nessa RTX 2060 da Zotac.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...