Ir ao conteúdo

Roteador Tp-Link EC220-G5 - Compartilhar arquivos e pastas

Ir à solução Resolvido por MbR2XgD,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não estou conseguindo compartilhar arquivos e pastas na rede, nem do smartphone para PC ou ao contrário.
Com outros roteadores não tenho esse problema, consigo normalmente compartilhar arquivos e pastas, mas

a parte ruim, é que são antigos, conseguia transferir arquivos e pastas entre linux e Windows, Android e Linux,
Android e Windows, etc, tudo funcionava bem. Estou com Firmware atualizado do EC220-G5.

Agora com esse modelo de roteador EC220-G5 da TP-Link, não estou conseguindo. O que eu encontrei na Internet,

seria habilitar no Windows o Samba(smb v1 CIFS), que não deu certo. Tentei desabilitar o Firewall do roteador, nada.
Tentei vincular IP com MAC, também não deu certo. Tentei o whitelist, sem sucesso. Estou estudando outras opções

de Wireless, no roteador para achar algo para corrigir o problema.

Alguém teve o mesmo problema?

Postado

Compartilhamento de arquivos e impressoras na LAN nada tem a ver com o roteador.

Talvez não tenha explicado bem o que quer fazer.

12 horas atrás, MbR2XgD disse:

O que eu encontrei na Internet,

seria habilitar no Windows o Samba(smb v1 CIFS), que não deu certo. Tentei desabilitar o Firewall do roteador, nada.
Tentei vincular IP com MAC, também não deu certo. Tentei o whitelist, sem sucesso

Nada disso tem a ver com a rede. O compartilhamento deve ser configurado em cada sistema do modo tradicional. Se usar várias versões de Windows e Linux pode precisar mudar algo em relação a SMB no Windows ou Samba no Linux, mas em geral nem é preciso.

Vincular IP com MAC nada tem a ver com isso. Mesmo que precise manter o IP em redes pequenas pode reservar o endereço no próprio DHCP

whitelist tem a ver com conexão apenas, o mesmo caso de blacklist. Nada com compartilhamento

• Membro VIP
Postado

@arfneto É o seguinte.

Eu tenho um rotador com a própria internet, comprei esse roteador EC220-G5. E tenho mais
2 roteadores iguais. Fiz o teste neles e consigo compartilhar dados sem problema. Mas nesse
novo, não consigo. O roteador da Internet, sai como LAN e entra como WAN no novo, e o mesmo
tem o próprio DHCP, ou seja, não retornar pro DNS da Internet, mas pro próprio do roteador.
Meu Router está com o Firmware atualizado.

O provedor de Internet poderia limitar essa opção no novo Router EC220-G5?

Ou simplesmente, meu router está com defeito?

Postado

O mais provável é que esteja tudo certo e apenas ligou isso errado.

3 horas atrás, MbR2XgD disse:

comprei esse roteador EC220-G5. E tenho mais
2 roteadores iguais

Então são 4 roteadores. Deve ligar tudo em paralelo, uma única LAN, ou compartilhamento vai mesmo um inferno, e algumas coisas nem vão ser possíveis.

O roteador da Internet, sai como LAN e entra como WAN no novo

Não deve fazer isso. Nunca. A menos que realmente precise e nesse caso provavelmente não estaria perguntando sobre isso nesse forum.

e o mesmo
tem o próprio DHCP, ou seja, não retornar pro DNS da Internet, mas pro próprio do roteador.

Nada tem a ver DHCP com DNS e não existe esse conceito de retorno. Imagino que não tenha um servidor DNS para sua rede.

DHCP pode ter vários, mas deve usar uma única rede IP.

Meu Router está com o Firmware atualizado

Compartilhamento de arquivos e impressoras não usa nenhum recurso dos roteadores, e o firmware não vai fazer nenhuma diferença. Não em redes domésticas. Isso seria importante se fosse talvez interligar duas LAN pela internet e precisasse compartilhar arquivos entre as duas.

Compartilhamento de arquivos usa LAN e ethernet. Nada tem a ver com a internet.

O provedor de Internet poderia limitar essa opção no novo Router EC220-G5?

Ou simplesmente, meu router está com defeito?

Não poderia. O compartilhamento de arquivos na LAN usa um switch, a parte das portas ethernet do roteador. E, claro, o wifi, que também é ethernet.

Como ligou essas coisas? Como testou? Quantas máquinas são? Há comunicação entre elas por IP por exemplo? O que fez para testar?

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@arfneto Cara beleza.

Relaxa. Talvez eu tenha problemas em explicar as coisas pra você.
Mas pela suas perguntas, nem vou continuar. Vou achar um outra pessoa. 
Mas valeu. Muito obrigado.

Postado

Em resumo:

• não use as portas WAN de nenhum roteador exceto o que está ligado a internet.
  • Faça os testes da LAN sem a internet, afinal nada tem a ver.
    • Se tem 4 roteadores teste um a um
  • ligue os roteadores em paralelo. uma única rede IP
7 minutos atrás, MbR2XgD disse:

Mas pela suas perguntas, nem vou continuar. Vou achar um outra pessoa

Que significa? perguntei algo ofensivo? Desculpe

• mês depois...
  • 7 meses depois...
Postado

Comprei esse roteador e também estou com o mesmo problema, pois li as mensagens e alguns falaram que o roteador não tem nada a ver, mas como explica eu usar outro roteador e funcionar e quando vou colocar esse da tplink ec220 não compartilha nada, já fiz de tudo, até liguei para eles da tplink, mas sem sucesso.

Compartilhei varias pastas e não mostra para outro computador as pastas compartilhadas. Já até teste usando link de compartilhamento, mas sem sucesso.

Postado

Olá @luciomarques

Por acaso esse roteador veio na caixa que é "for ISP only" (Para provedores de internet)?
Provedores de internet locais em cidades pequenas costumam usar esses aparelhos com um firmware personalizado. E vai saber que tipo de configuração podem ter colocado aí. De repente pode tem um bloqueio nas LAN dele, fazendo com que se comuniquem apenas com o gateway, e bloqueando a comunicação entre os clientes (Similar ao que este switch faz: SF 800 Vlan)

Talvez seja isso. ênfase no Talvez!

Pra saber basta testar, tenha certeza que a única variável em seus testes seja o roteador, e que os PC estejam conectados no mesmo roteador e nas portas LAN.
Qualquer ping executado p/ qualquer IP local vai falhar, apenas o IP do gateway vai responder. Se isso acontece, então tem um bloqueio aí.

Espero ter ajudado, obrigado.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@luciomarques Estou estudando e focando em outras coisas, não pesquisei na Internet,
nem o por que disso. Não sei por que esse modelo de roteador está fazendo isso. Sim, a
maioria dos roteadores antigos, não tinha esse problema, na hora de compartilhar pastas,
era que o todo mundo fazia. Não sei por que disso, mas acredito que o problema pode ser
o Roteador de Internet, teria que colocar ele e modo Bridge, desativar o DHCP do Roteador
da Internet, não sei, alguma coisa assim, para o usar o Tplink como Roteador principal.

No meu caso, não queria usar o roteador da Internet para ficar controlando minha rede interna.
Que atrapalha muito, e fora que é bem limitado o Roteador da Internet. Queria fazer toda a parte
internet pelo Roteador da tplink. E tem mais parte chata, onde você tem pesquisar na Internet pra
achar o manual do Roteador de Internet do Provedor, logar com admin e senha de adminstrador
de fábrica, mudar as configurações certas, colocar o Roteador em modo Bridge, sem modificar as
configurações que vem do Provedor, da um trabalho.

@claudineybm não  esse roteador não é ISP.

Sim existe um meio rápido e bem complicado pra fazer isso, que eu encontrei. Vou explicar
por cima, por que se não vai ficar um textão, é um projetinho, vai dar muito trabalho para
montar e configurar, fora a manutenção que vai ter e eu nem testei. Não sou muito fan disso.
Seria usar um Raspberry e Hub usando uma distro de Linux. Escolha um modelo de Raspberry
que vem com uma placa de rede  que suporta o tipo de conexão de internet que você tem, onde
teria que criar 2 placa de redes virtuais, o Linux vai gerenciar a saida e entrada pelo mesmo cabo
através do Hub, vai ter configurar o iptables, acho que já tem um Software que já faz isso de maneira
bem mais fácil. Configurar um servidor DHCP, Samba, no meu caso teria servidor Apache. Por que eu
uso PHP. É possível mas não recomendo, por que vai trabalho, mas muito trabalho mesmo. Não sei
se fica estável, se pode dar muito problema, é um tiro no escuro.

• Confuso 1
Postado

Quem tem esse roteador, pode fazer o seguinte teste:

Ligue um switch "normal" na saída desse EC220 e ligue todos os computadores nesse switch. Deixe apenas um cabo saindo do EC220 para o switch. Verá que a comunicação entre os clientes vai funcionar normalmente, inclusive o compartilhamento de arquivos (considerando que a configuração nesses clientes esteja correta).
Sendo isso que deve acontecer, confirma a hipótese inicial de que esse modelo de roteador tem uma vlan fixa por porta configurada no switch integrado a ele. E aparentemente não tem como desligar e/ou reconfigurar. Também não tem nada nos manuais da TP-Link e nem no forum deles. Tem usuários com a mesma pergunta que aqui, porém sem solução.
Por eliminação, penso que a explicação seja a vlan fixa.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, claudineybm disse:

Ligue um switch "normal" na saída desse EC220 e ligue todos os computadores nesse switch

Este é um "switch normal". um switch ethernet. Não trata VLAN e assim não tem nada para configurar. Switches ethernet são passivos.

Postado
Em 02/03/2025 às 15:44, MbR2XgD disse:

Sim, a
maioria dos roteadores antigos, não tinha esse problema, na hora de compartilhar pastas,
era que o todo mundo fazia.

Os switches embutidos nesses roteadores, antigos e novos, bem como esse que usa, são switches ethernet comuns. Esses protocolos de compartilhamento rodam em IP, outra camada, e esses switches não interferem nisso.

Em 02/03/2025 às 15:44, MbR2XgD disse:

Não sei por que disso, mas acredito que o problema pode ser
o Roteador de Internet, teria que colocar ele e modo Bridge, desativar o DHCP do Roteador
da Internet, não sei, alguma coisa assim, para o usar o Tplink como Roteador principal.

Não precisa de modo bridge e nem de desativar o serviço DHCP. E de todo modo pode testar usando endereços IP fixos e um cabo direto entre as máquinas. Nem precisa ser um cabo crossover hoje em dia porque as placas de rede há muitos anos são compatíveis com os dois cabos, MDI e MDX

Se colocar o roteador "de internet" em modo bridge automaticamente vai desativar essas coisas. Bridge é isso, ponte: seu roteador vira um conversor de mídia e desaparece da rede local.

11 horas atrás, claudineybm disse:

Sendo isso que deve acontecer, confirma a hipótese inicial de que esse modelo de roteador tem uma vlan fixa por porta configurada no switch integrado a ele

Ele não tem isso. É um switcth ethernet passivo e a TP-Link pode te confirmar isso. Escreva para o suporte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...