Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!!

Estou aqui com um desktop gamer. As configurações são as seguintes:

- placa-mãe PRO H510M-B;

- CPU Core i5-10400F (2,90 GHz);

- memória RAM DDR4 de 8 Giga;

- Placa de Vídeo AMD Radeon RX 6500 XT

Desconfio que a placa-mãe esteja com algum problema no hardware: após vários testes, nos conectores de Vídeo onboard da placa-mãe (HDMI e analógico), não há Vídeo de jeito nenhum. O Vídeo só funciona na placa AMD Radeon.

O problema é o seguinte: Não consigo instalar um sistema operacional Windows que funcione nesse setup. O windows 7 não instala. O Windows 10 e 11 instalam e funcionam por um tempo - até quando começa a baixar as atualizações de segurança. Aí começa o problema: em determinado momento, ele entra e fica em um loop infinito na inicialização (após reiniciar). E não carrega nunca o windows.

Já fiz de tudo: Reinstalei o windows 10 várias vezes. Já atualizei a BIOS com a última versão. Já tentei desinstalar atualizações, mas não consigo entrar na tela de recuperação do windows. Já instalei tanto no modo CSM e UEFI, e a mesma coisa acontece. Em uma das instalações até desativei a atualização do windows update (no windows 10, achando que o problema eram as atualizações de segurança),  mas mesmo assim depois de um tempo o problema (re) começou. Ele sempre fica na tela de inicialização, carregando, e não sai disso.

Tentei deixar o windows 10 do Hirens Boot CD PE Edition, mas ele não salva as configurações ao reiniciar. Instalei o Ubuntu 24.04. Pareceu-me legal e interessante, porém não consigo instalar o GTA V pro dono do computador jogar (instalo e acesso pelo Steam, mas ele não permite instalar o jogo dentro do mesmo aplicativo). 

Eu estou quase desistindo. Pra mim a placa-mãe tá com problema, penso que terei de devolver pro dono e diagnosticar como troca de placa-mãe. 

Há alguma outra coisa que eu possa tentar?

Agradeço antecipadamente,

• Axerock alterou o título para Placa-mãe não dá vídeo e Windows para de funcionar
Postado
26 minutos atrás, Axerock disse:

Desconfio que a placa-mãe esteja com algum problema no hardware: após vários testes, nos conectores de Vídeo onboard da placa-mãe (HDMI e analógico), não há Vídeo de jeito nenhum. O Vídeo só funciona na placa AMD Radeon.

Não tem nada de errado aí, atualmente o vídeo integrado fica no processador e esse processador que você tem aí não possui vídeo integrado, sendo assim só terá vídeo usando a placa de vídeo dedicada.

• Curtir 2
Postado

Ok, não sabia desse detalhe.

Mas e o loop infinito durante  o carregamento do Windows 10 e 11? Será que é algum problema de conflito com a placa-mãe?

Eu já instalei os drivers do fabricante, tanto da placa-mãe e da placa de Vídeo. 

Postado
30 minutos atrás, Axerock disse:

Mas e o loop infinito durante  o carregamento do Windows 10 e 11?

Baixe o Windows diretamente do site da Microsoft.

• Coordenador
Postado
Em 14/05/2024 às 20:54, Axerock disse:

Mas e o loop infinito durante  o carregamento do Windows 10 e 11? Será que é algum problema de conflito com a placa-mãe?

Você já deu uma olhada nas configurações de Secure Boot e TPM na BIOS?

Postado

Oi!

Eu desabilitei o secure boot na BIOS pra poder instalar. 

Não vi essa opção TPM. É "Trusted Platform Module"? Se for, não vi.

• Coordenador
Postado

@Axerock Acredito que o Windows 10 exige o Secure Boot ativo para funcionar. O Windows 11, além de exigir o Secure Boot, exige também o TPM (sim, é o Trusted Platform Module).

Instale o Windows 10 com o Secure Boot habilitado.

Postado

Eu já tentei instalar com o secure boot habilitado e ele não deixa. Aparece um erro tipo "falha de segurança".

Eu chequei o TPM. Veja se e` isso.

MSI_SnapShot.jpg

Agora que vi sua outra mensagem

então eu instalo o windows 10 e depois habilito o secure boot, bem como deixo o TPM habilitado? 

Postado

instalei e liguei o secure boot. A diferença é que dessa vez ele instalou as atualizações de segurança mais rápido.

O problema foi quando veio a atualização do drive de Vídeo pelo windows update. Ele travou de novo e entrou no loop infinito novamente.

Postado

Sim, eu também acho isso.

Pra mim ele está com algum problema é na placa de Vídeo. O windows entrava nesse loop depois de instalar os drivers de Vídeo (tanto da página da amd, quanto os do windows update).

Reinstalei o windows 10 e desativei o windows update, conforme instruções de um Vídeo. Há pouco devolvi o micro pra ele e recomendei não baixar nenhum drive da placa de Vídeo. Estava funcionando.

Agradecido,

Abraços,

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...