Ir ao conteúdo

Até R$3.600,00 B550M K, Ryzen 5 5500, 16GB e Radeon RX 6600 vale?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou montado o meu primeiro computador para jogos, mas não entendo muito sobre a combinação das peças. Andei pesquisando bastante e encontrei uma configuração, porém, a variedade de produtos é tão grande que fico meio perdido.

Cheguei às seguintes peças:

• placa-mãe Gigabyte B550M K;
  • Processador Amd Ryzen 5 5500;
  • memória RAM Mancer Banshee, 8GB (2X8GB), DDR4, 3200MHZ;
  • Placa de Vídeo ASRock Radeon RX 6600 CHALLENGER D, 8GB, GDDR6;
  • SSD Lexar NM620, 512GB, M.2 2280, PCIE NVMe, leitura 3500 MB/S, gravação 2400 MB/S;
  • Fonte Gigabyte P550B 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GP-P550B.

Gostaria de saber se a configuração está equilibrada, sem perda de desempenho, ou preciso mudar algo por alguma limitação. Minha intenção é conseguir jogar em 1080p no alto e também usar o computador para estudo. Tenho um orçamento de até 3600 reais. Obrigado desde já.

Postado

@Tiberio Muito obrigado. Fonte e placa-mãe foram as peças que encontrei mais dificuldade de escolha. Eu realmente quero algo de qualidade que possa durar por um bom tempo sem dor de cabeça. 

@RonaldoXbox Muito obrigado. Gostei muito da sua sugestão por ter mais memória interna, melhor fonte, placa-mãe e principalmente o gabinete, que parece ser bem discreto, coisa que prefiro. 

Eu dei uma olhada e parece que essa placa não tem suporte para pcie 4.0. Isso causaria alguma perda de performance da placa de vídeo ou não teria problema?

Outra coisa que pesquisei é que o Ryzen 5 5500 não tem suporte para pcie 4.0, em algo relacionado ao SSD M.2, também perdendo desempenho. Está certo isso? Essa parte não entendi muito bem em minhas pesquisas.

• Solução
Postado
13 horas atrás, HMRR disse:

@Tiberio 

@RonaldoXbox

Eu dei uma olhada e parece que essa placa não tem suporte para pcie 4.0. Isso causaria alguma perda de performance da placa de vídeo ou não teria problema?

Outra coisa que pesquisei é que o Ryzen 5 5500 não tem suporte para pcie 4.0, em algo relacionado ao SSD M.2, também perdendo desempenho. Está certo isso? Essa parte não entendi muito bem em minhas pesquisas.

Sim, o chipset b450 não tem suporte ao PCIe 4.0, isso só ocorre a partir das b550, há uma perda de performance quando se usa uma GPU 4.0 numa placa 3.0, mas (na grande maioria dos casos) a perda é mínima e insignificante, coisa de 3-5 fps no máximo, então não se preocupe com isto.

Está correto, 5500 usa o PCIe 3.0, então mesmo se colocá-lo em uma placa-mãe 4.0 com aqueles SSDs ultra rápidos ( com por exemplo 7500MB/s) aí haverá uma perda de performance, já que ficarão limitados ao limite do PCIe 3.0 que é 3500MB/s, mas só irá notar essa diferença no dia a dia se tranferir milhares de arquivos pesados diversas vezes, só que nesse tipo de caso nem faz sentido você usar uma CPU de entrada😅. Se faz questão de usar esse tipo de armazenamento mais "high end" ao máximo, precisará gastar mais dinheiro na CPU e placa-mãe, mas para o gamer médio não vejo razão pela qual fazer isso, já que na prática nem vai impactar em muita coisa do cotidiano.

• Obrigado 2
Postado

@RonaldoXbox Agradeço muito por responder e por sanar minhas dúvidas. Vou pegar a configuração que você mandou. 

Quanto à placa de vídeo achei que a perda fosse muito maior, mas vai ser praticamente imperceptível.

No caso do SSD, também achei que seria mais lento, mas aquele Kingston de 3500 MB/s que você mandou já vai usar toda a capacidade. Vai ser outra vida usar uma configuração dessas 😂.

Novamente, muito obrigado pela ajuda.

• Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Até R$3.600,00 B550M K, Ryzen 5 5500, 16GB e Radeon RX 6600 vale?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...