Ir ao conteúdo

memória RAM reservada no Windows 11

Ir à solução Resolvido por G4R0D,

Posts recomendados

Postado

Sim, eu sei que o windows é um lixo, mas as empresas burras nos deixam preso nessa porcaria.

As vezes quando inicializo o PC ele sequestra metade da minha RAM, no msconfig já está configurado pra usar o máximo, e meu setup n tem onboard, apesar disso garanti que tudo relacionado a uso de RAM para iGPU/GPU estava desabilitado na BIOS, já passei memtest diversas vezes de varios empresas diferentes, os pentes não possuem defeito.

Alguém sabe algum jeito de impedir esse OS medonho de fazer isso?

image.png.96baa257d7bf274092bbc6321650042a.png

image.png.afb73c69bdc6db432962488c431e37e0.png

image.png.bd7bfb3576bd7fd79da444b0420f6f0b.png

Sem mexer em absolutamente NADA! Só reiniciei!

image.thumb.png.c73d581b292adb4112af8e2a419da516.pngimage.png.4328e9874321fe30776180b5e31de306.png

image.png.4d87073ed3fbf48403bcb1a75509c926.png

É totalmente aleatório quando ele quer ou não deixar eu utilizar tudo do PC, como resolver isso?

Postado

Não é muito recomendado mexer no Msconfig, geralmente trás mais problemas que solução, por exemplo, essa função de "ativar" todos os núcleos é pegadinha, todos os núcleos sempre estarão ativos a menos que seja restringido, desmarque essa opção 

Sobre da memória, tente fazer da seguinte forma: marque a opção de memória (da forma que já está) depois desmarque, reiniciei o PC, marque e desmarque, reinicie e veja se resolveu

Porém seria interessante você informar o resto da sua configuração para dar uma resposta melhor já que certas correções dependem disso

Agora notei o resto da configuração nas imagens, com essas peças não deveria estar ocorrendo esse problema, e sobre a primeira print, porque o SSD estavam em uso tão alto? Estava algo sendo baixado naquele momento?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um sistema sadio funciona com "Número de processadores" e "Memória máxima" desmarcadas. Pressupondo que ocorra também no Linux (seria interessante iniciar com uma mídia live qualquer para testar), é algo anterior ao seu carregamento. Alguma incompatibilidade intermitente com seus módulos, configuração (DOCP?) e/ou bug no BIOS. Eu começaria atualizando o BIOS, pois o AGESA tem influência na compatibilidade com memórias.

Outra coisa... seu Windows está instalado em UEFI? Se não me engano, já li algo parecido sobre instalações em CSM/Legacy, que eram resolvidas no modo UEFI nativo. Pesquise "Informações do sistema" no menu iniciar e veja em "Modo da BIOS" (sic). Edit: esquece, é Windows 11, que só instala em UEFI...

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Marcos FRM @ChristianRJ2 as caixas selecionas em memória e porcessadores é só pra facilitar a visualização, porque ficam esmaecidas quando n clicadas, e mesmo q n desmarque a caixa, ao fechar a janela ela sai. Até nos foruns do windows as soluções pra esse tipo de problema são temporarias, os erros voltam a acontecer do nada e somem da mesma forma q apareceram, assim como falhas em COM e afins, o sistema é uma porcaria, n tem jeito, é surtar quando der problema e resetar até q ele decida funcionar propriamente.

• 3 meses depois...
Postado

@Rian Fernandes o meu "problema" n tem solução porque o windows obriga a deixar essa ram reservada, mas metade como é o seu caso, acredito q seja config da BIOS pra dividir com iGPU ou até mesmo com a propria GPU.

Postado
7 horas atrás, G4R0D disse:

o meu "problema" n tem solução porque o windows obriga a deixar essa ram reservad

O Windows funciona com ~100 MB de memória reservada...
image.thumb.png.6ec43d9de7efae80d3f172dda808bf9d.png

5 horas atrás, Rian Fernandes disse:

@G4R0D Isso está acontecendo comigo. Metade da RAM reservada. O sistema está reservando 4 GB para a GPU, mas não faz sentido, já que minha GPU já tem 8 GB de vRAM.

Provavelmente é alguma configuração na BIOS. Abre um tópico pra ti e informa a placa-mãe.

Postado
5 horas atrás, G4R0D disse:

@Shaman93 16gb-0.1gb=15.9 ≠ 14.9gb

1.1gb > 0.1gb (100mb)

Sim, provavelmente é algum problema de configuração de BIOS e/ou sistema da tua máquina, apesar que também pode ser defeito da placa-mãe. Vide meu print acima, com o Windows consumindo apenas 107 MB em um sistema com 32 GB e nunca vi variar do nada. A propósito, os pentes de memória de baixa qualidade (3200 CL 22, rodando a 2933 CL 20?) tão capando bastante o desempenho do processador. Afinar manualmente pode trazer um ganho considerável.

Postado

@Shaman93 É uma b450m Steel Legend. Mas no meu caso uma das memórias está defeituosa mesmo. O sistema não dá boot quando deixo só ela plugada. Já iniciei o processo de devolução. Aproveitando a oportunidade, me indiquem boas marcas de memórias.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...