Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memória RAM


Posts recomendados

Boa noite, estou pretendendo comprar 32 gb de memória RAM, sendo 2 x 16 de 3200MHz, atualmente uso 2 x 8 de 2666MHz.

O que me preocupa, porém, é se minha placa-mãe irá usar esses 3200MHz pois se trata de uma placa-mãe de entrada (A320M-K/BR e sim ela suporta até 3200MHz segundo informaçoes do fabricante) e com um processador antigo Ryzen 5 2400G, (futuramente pretendo colocar um Ryzen 7 5700x)

Então, alguém que entende disso, saberia me responder se os 3200MHz irão ser usados em ambos os casos com esses dois processadores mencionados? pergunto pois um conhecido com o mesmo processador que o meu e uma placa-mãe superior a minha (aguentando até 4000MHz) não consegue extrair os 3200MHz de sua memória RAM, apenas 2666...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre sua situação, é simples:

Sua placa-mãe vai sim suportar a velocidade de 3200mhz

Seu processador atual que não irá, a velocidade máxima dele é 2933mhz

Então a velocidade da memória ficará limitada a 2933mhz

Quando você trocar o processador, suportará a velocidade máxima da placa-mãe 

Já na situação do seu amigo, é o mesmo motivo, o processador limita, nada adianta ter uma placa-mãe que suporte 4000mhz e o processador suportar só 3200, ou o contrário um processador que suporte até 4000, e uma placa-mãe que não suporte mais de 3200, vai limitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Primeiramente uma pergunta, porquê possui interesse na troca das memórias? E qual seria o resto da configuração da sua máquina?

Pois em testes que vi 2666MHz tem uma grande perda de FPS para 3200 ou até 3600MHz, é beeeem considerável, o resto das config:placa de vídeo rx 6600m e uma fonte 550w gigabyte 80plus gold

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon Teria algum link de um desses testes? Vi aqui alguns e em todos a diferença é pequena, 5 FPS ou menos, só é uma real grande diferença de 2133mhz para 3200, ou em processadores com gráfico integrado que realmente quanto mais MHz a diferença é bem maior, ainda assim não sendo significativa a diferença, uns 10 FPS no máximo (porém não é seu caso, já que tem placa de vídeo dedicada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ChristianRJ2 disse:

@Lyrocon Teria algum link de um desses testes? Vi aqui alguns e em todos a diferença é pequena, 5 FPS ou menos, só é uma real grande diferença de 2133mhz para 3200, ou em processadores com gráfico integrado que realmente quanto mais MHz a diferença é bem maior, ainda assim não sendo significativa a diferença, uns 10 FPS no máximo (porém não é seu caso, já que tem placa de vídeo dedicada)

Talvez, mas não só por MHz, o CL das minhas também sao grandes, sao bem antigas... 

Alguns testes: 

 


Este ultimo a diferença ficou mais acentuada.

Realmente n faz uma diferença estão absurda, mas para mim, que jogo um game que tem um limitador de FPS no 60 (o próprio jogo) gargalos as vezes acontecem... sendo assim acho mais benéfico um Ryzen 5 5600 ao invés do 5700x para a placa de vídeo Rx6600m conseguir suportar, ou talvez n, é difícil achar testes com a mesmissíma configuração que a sua.


Aliás o link das memórias que pretendo comprar, sendo 2x8gb 3600mhz...

https://pt.aliexpress.com/item/1005006151974872.html?gatewayAdapt=glo2bra

E de uma futura placa-mãe que também pretendo comprar para poder expandir para 32gb no futuro em quad channel e finalmente poder usar o PCI Express 4.0 para extrair todo potencial da placa gráfica... 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25380/placa-mãe-gigabyte-b550m-k-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw3ZayBhDRARIsAPWzx8oyWXk99dSfPJDnsBFaF2LadaXkaX1S0YD0ymAbxJAl55uK2AlovaAaAiUaEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon alguns avisos:

1: na verdade, sua placa não entrará em Quad Channel (pouquíssimas suportam ele, na maioria das vezes só placas de servidor como as para Xeon), mas sim no "dual dual Channel", ou seja, serão ativados dois dual Channel em cada conjunto de duas ram, ou seja, não terá diferença de desempenho, só o aumento da capacidade de memória que pode indiretamente causar problemas de desempenho em jogos mais novos que são recomendados ter 32gb, porém se você por exemplo, comprar dois pentes de 16 para substituir esses de 8 ao invés de comprar mais dois de 8, não haverá diferença, sua placa não suporta Quad Channel, só "dois Dual Channel", que não terá diferença de desempenho comparado ao dual Channel normal

2: o gargalo que você enfrenta pelo o que descreveu, é mais causado pelo processador atual ser muito fraco para a placa gráfica, não pela memória ser de menor MHz

Porém seria melhor descrever como é o gargalo em si, baixo uso de GPU e alto de CPU, acompanhado de engasgos/travamentos? É justamente culpa da CPU e a memória não tem influência nisso

 

3:Tanto o 5600 quanto o 5700X terão bom desempenho com a RX 6600M, não haverá perda por usar um processador mais forte, só ganho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@Lyrocon alguns avisos:

1: na verdade, sua placa não entrará em Quad Channel (pouquíssimas suportam ele, na maioria das vezes só placas de servidor como as para Xeon), mas sim no "dual dual Channel", ou seja, serão ativados dois dual Channel em cada conjunto de duas ram, ou seja, não terá diferença de desempenho, só o aumento da capacidade de memória que pode indiretamente causar problemas de desempenho em jogos mais novos que são recomendados ter 32gb, porém se você por exemplo, comprar dois pentes de 16 para substituir esses de 8 ao invés de comprar mais dois de 8, não haverá diferença, sua placa não suporta Quad Channel, só "dois Dual Channel", que não terá diferença de desempenho comparado ao dual Channel normal

2: o gargalo que você enfrenta pelo o que descreveu, é mais causado pelo processador atual ser muito fraco para a placa gráfica, não pela memória ser de menor MHz

Porém seria melhor descrever como é o gargalo em si, baixo uso de GPU e alto de CPU, acompanhado de engasgos/travamentos? É justamente culpa da CPU e a memória não tem influência nisso

 

3:Tanto o 5600 quanto o 5700X terão bom desempenho com a RX 6600M, não haverá perda por usar um processador mais forte, só ganho

 

Sobre os processadores, a perda é o dinheiro rsrsrs um é por volta de 400 reais mais barato, precisa-se analisar se esse ganho do 5700x é compatível com o valor.

Sobre os gargalos, é no Genshin Impact, essa placa teoricamente é para suportar os graficos máximos, e na verdade o faz, mantendo 60 fps, mas as vezes, principalmente quando viro a camera muito rápido o travamento vem, decaindo o FPS... Provavelmente é o processador mesmo, mas ontem testei um overclock de 3200MHz nessas minhas memórias e senti uma melhora nos meus testes, o processador começou a usar mais dele, com elas em 2666MHz por algum motivo ele usa 70% no máximo enquanto a placa passa disso as vezes. 

Em suma, realmente a diferença é baixa, é só algo a mais por assim dizer. E quanto ao Dual Dual Channel eu não sabia disso, sendo assim acho que pegarei uma placa-mãe mais barata mas com PCI Express 4.0 com 2 slots de ram, 16gb para mim é suficiente, não sinto a necessidade de 32....

Aqui um teste que fiz agora: está sem overclock, ou seja, 2666MHz 
image.png.356d6db052f9670bd568229d71ade20d.png

A GPU ta sendo muito mais usada que o processador.. Que eu acredito ser por culpa do PCI Express 3.0 da minha placa-mãe atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon o certo é sim, a GPU estar sendo mais utilizada que CPU, quando a CPU é mais utilizada que está errado(quando ambas estão em uso parecido até que ainda é ""aceitável"")

Esse aumento do uso da CPU que você sentiu é porque memória mais rápida exige mais do processador, ele suporta no máximo 2933mhz, 3200 vai ser gasto a toa das memórias ram já que suporta só 2933, como um efeito paliativo, te recomendaria deixar essas memórias ram em 2933 para não exigir delas sem motivo 

Na questão de processadores, nesse caso realmente é melhor pegar o 5600, já que com a diferença, você já poderia fazer outro upgrade, como trocar as memórias para duas de 16GB, ou comprar um SSD de 1tb por exemplo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@Lyrocon o certo é sim, a GPU estar sendo mais utilizada que CPU, quando a CPU é mais utilizada que está errado(quando ambas estão em uso parecido até que ainda é ""aceitável"")

Esse aumento do uso da CPU que você sentiu é porque memória mais rápida exige mais do processador, ele suporta no máximo 2933mhz, 3200 vai ser gasto a toa das memórias ram já que suporta só 2933, como um efeito paliativo, te recomendaria deixar essas memórias ram em 2933 para não exigir delas sem motivo 

Na questão de processadores, nesse caso realmente é melhor pegar o 5600, já que com a diferença, você já poderia fazer outro upgrade, como trocar as memórias para duas de 16GB, ou comprar um SSD de 1tb por exemplo 

 

SSD Impacta em gargalo na gameplay? até onde eu sei é apenas em tempo de carregamento, eu deixo o meu jogo em HD e apenas o Windows no SSD e outros programas leves.. E não estou forçando a memória, deixo elas em 2666MHz (acredito que não tenha problema deixar um pouquinho mais alto, mas por segurança eu n o faço..), ontem foi apenas para testes. Mas assim, entre 2x8 3600MHz e 2x16 3200MHz, junto do Ryzen 5600 que irei pegar, qual ficará com melhor desempenho? Por testes que vi a frequência impacta mais no fps, mas é aquilo, só por vídeo mesmo, não tenho experiencia alguma.

A, sobre a questão do overclock, por algum motivo na BIOS da minha placa-mãe aparece até essas opções, mesmo que no site da minha placa diz que suporta até 3200MHz no máximo..
 image.png.1f1527811f30f04c68f8c443a43527dc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lyrocon É porque a sua placa suporta "nativamente" até 3200mhz sem considerar como overclock, já maior que isso, é overclock da memória RAM para sua placa no caso (já que se a memória for de 3600 ou mais, ela não estará em overclock)

Usar SSD e HD tem um pequeno impacto sim, principalmente nos jogos mais novos, dando como exemplo, o Cyberpunk 2077 tem um desempenho muito ruim em HD, mas funciona normal em SSD, jogos de mais ou menos 2018 pra cima, é melhor baixar no SSD, de 2018 pra trás, não terá tanta diferença de HD para SSD(isso também vai depender da velocidade e qualidade do HD, como toda peça)

E entre 2 de 8 a 3600mhz, e 2 de 16 a 3200mhz no Ryzen 5 5600, vai depender sempre dos jogos em si, por exemplo, uns se aproveitam mais da velocidade, outros vão se aproveitar mais da capacidade, o que você poderia fazer seria comprar as duas de 16 e fazer um overclock simples nelas para chegar a 3600mhz, já que sendo um aumento tão pequeno, não vai exigir tanto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@Lyrocon É porque a sua placa suporta "nativamente" até 3200mhz sem considerar como overclock, já maior que isso, é overclock da memória RAM para sua placa no caso (já que se a memória for de 3600 ou mais, ela não estará em overclock)

Usar SSD e HD tem um pequeno impacto sim, principalmente nos jogos mais novos, dando como exemplo, o Cyberpunk 2077 tem um desempenho muito ruim em HD, mas funciona normal em SSD, jogos de mais ou menos 2018 pra cima, é melhor baixar no SSD, de 2018 pra trás, não terá tanta diferença de HD para SSD(isso também vai depender da velocidade e qualidade do HD, como toda peça)

E entre 2 de 8 a 3600mhz, e 2 de 16 a 3200mhz no Ryzen 5 5600, vai depender sempre dos jogos em si, por exemplo, uns se aproveitam mais da velocidade, outros vão se aproveitar mais da capacidade, o que você poderia fazer seria comprar as duas de 16 e fazer um overclock simples nelas para chegar a 3600mhz, já que sendo um aumento tão pequeno, não vai exigir tanto

Isso diminui a vida útil das memórias certo? e ainda sim é um medo a se considerar rsrs, 3200 para 3600 é um salto considerável, n sei realmente o tipo de exigência e impacto negativo que isso pode causar nelas, mas entendi o que você quis dizer, comprarei também um SSD, acredito que minha placa-mãe suporte mais um. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!