Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um novo PC, mas não troquei minha fonte.

Config nova:

Ryzen 5 5600

RX7600

B450m ASRock

Tenho uma fonte que foi adquirida a pelo menos 1 década, mas na epoca havia um selo de aprovação aqui do próprio clube do hardware.

É uma fonte da Seventeam 850w modelo ST-850Z-AF. Ela tem o selo 80 Plus Bronze.

Pela potencia, tenho certeza que ela da conta do sistema, mas por ser uma fonte com pelo menos 1 década de idade, teria algum problema em utilizar ela? Lembrando que essa fonte esta em uso durante todo esse tempo.

Sobre o selo de aprovação aqui do clube do hardware, era em um modelo similar (750w sem ser a modular):

• Moderador
Postado

@cleberclg Então, como você mesmo disse, é uma fonte antiga e apesar de ter qualidade para a sua época, acumulou seus anos de uso e perdeu relevância em termos de tecnologia.. em resumo, no seu lugar, buscaria a substituição.

Recomendo a Cooler Master MWE 500W (ACAAB-BR) como opção, Tier B, 5 anos de garantia e bom custo-benefício.

Em relação ao consumo, a sua configuração vai consumir algo em torno de 350W, ou seja, uma fonte de 500W sobra.

OBS - Não estou dizendo que a sua atual fonte é ruim ou que não vai aguentar a configuração, estou dizendo o que eu faria no seu lugar e porque.

Abraços.

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, cleberclg disse:

É uma fonte da Seventeam 850w modelo ST-850Z-AF. Ela tem o selo 80 Plus Bronze.

Melhor substituir, essa fonte já é muito antiga.

• Curtir 2
Postado

@guilherme_dr Sim, minha maior duvida não foi nem em relação a não aguentar ou ser uma fonte ruim, mas preocupação é em relação a sua idade, falta de novas tecnologias ou proteções.

@Tiberio Tava louco para achar a NF dela para ver a qto tempo estou com a fonte, mas não achei, mas acho que pelo menos uns 13 anos ela esta comigo. Foi guerreira kkk

• Haha 1
  • Moderador
Postado

4 minutos atrás, cleberclg disse:

Tava louco para achar a NF dela para ver a qto tempo estou com a fonte, mas não achei, mas acho que pelo menos uns 13 anos ela esta comigo. Foi guerreira kkk

@cleberclg Por isso eu sempre digo que é importante comprar uma fonte de qualidade, vai utilizar por muito tempo sem se preocupar e fazer valer seu preço.

Mas pode ir na fonte que eu recomendei no outro post que ela vai segurar e é muito boa também!

Postado

Ontem que fui olhar com mais carinho sobre fontes, e estou entre 2 opções:

A mais indicada: COOLER MASTER MWE 650 - Cerca de 90 reais acima do valor da fonte abaixo. A 650 esta mais barata que a de MWE  500.

E a que me parece no melhor custo x beneficio: MSI MAG A650BN - R$ 265,00

Li a respeito das trocas de equipamentos da fonte da MSI, mas pelo que estudei ainda é uma fonte recomendada, e estou pensando em pegar ela não so pelo valor, mas também pela garantia estendida da MSI de 5 anos ( a Cooler master tem 1 ano de garantia).

Seria uma boa compra essa fonte da MSI no valor de R$ 265,00?

• Moderador
Postado
21 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia senhores

Qual o tempo máximo de uso de uma fonte?

A minha fonte deve ter uns 6 anos 🙈, e está funcionando normal.

Então, eu acho que isso é muito variável.. mas em resumo eu levo em conta o tempo de garantia dela para estabelecer o mínimo que deve funcionar, se a fabricante dá 5 anos, esse é o mínimo de quanto ela deve durar, se são 10 anos, ele deve durar 10 anos.. mas isso em relação ao funcionamento da fonte, porém há também a questão da mudança de tecnologias e com isso, "no meio do caminho" a fonte pode se tornar obsoleta.

É claro que ela continua sendo uma boa fonte e funcionando, mas em um caso desses, já é possível se pensar na substituição quando for possível ou juntamente de outro upgrade no hardware.

• Obrigado 1
Postado

@Tiberio  A loja divulgou incorretamente então, pois a 650w é da mesma linha, mas eles colocaram na venda a garantia de 12 meses. Bom saber que ela também tem os 5 anos.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-650-bronze-v2-650w-80-plus-bronze-preto-mpe-6501-acaaw-bbr?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI4IOugdqUhgMVxh6tBh0EwgfnEAQYASABEgKRhvD_BwE

Fui no site, e no site da fabricante da fonte e la tem a informação correta:

Tecnologia DC-to-DC
Ventoinha HDB 120mm
Eficiência 80 PLUS Bronze
Cabos planos, pretos
Garantia de 5 anos

Postado
3 minutos atrás, cleberclg disse:

Não recomendo pegar esse modelo

Computador barato para jogar Fortnite - até R$ 2.700 - Montagem e upgrade de computadores de mesa - Clube do Hardware.png

Melhor pegar esse 👇

23 horas atrás, guilherme_dr disse:

Recomendo a Cooler Master MWE 500W (ACAAB-BR) como opção, Tier B, 5 anos de garantia e bom custo-benefício.

Postado

@Tiberio Entendi. Eu achei que toda a linha "MWE" seguia o mesmo padrão, ou seja, toda a linha "MWE" tivesse o mesmo padrão de construção e qualidade.

Como esta difícil. Se não ficar atento, compra um produto de olhos fechados achando que tem a mesma qualidade na linha inteira.

Postado
Em 16/05/2024 às 09:32, cleberclg disse:

Config nova:

Ryzen 5 5600

RX7600

B450m ASRock

Essa sua configuração não chega a consumir 350w, sendo assim uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente.

Calculo do consumo

1 hora atrás, cleberclg disse:

Seria uma boa compra essa fonte da MSI no valor de R$ 265,00?

Recomendo ficar longe das fontes da MSI, XPG, e Gamemax que enganam clientes trocando componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...