Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual distro Linux usar? Novo usuário com AMD A8-9600


Ir à solução Resolvido por nonamed22,

Posts recomendados

Boa galra, estou estudando de SI, pretendo criar um dual boot no meu pc (windows / linux), por qual distro linux devo começar?

 

PC
AMD A8-9600 RADEON R7, 10 COMPUTE CORES 4C+6G     3.10 GHz

8,00 GB (utilizável: 6,93 GB)

Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

placa-mãe A320M-HD.

 

Sei que a configuração não é boa, mas não posso comprar outro pc no momento.

Caso alguém consiga me ajudar agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

acho que seu pc deve funcionar qualquer distro, se nunca usou linux comece por uma distro mais fácil como ubuntu ou mint

se pretende estudar linux pode começar pelo debian que ainda é vai ser fácil apesar de ser mais complicado já que não é pronta para uso em desktop

 

só evite distros problemáticas que quase ninguém usa e de resto não deve ter grandes problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nonamed22 Muito obrigado, vou começar pelo Ubuntu então, valeu pela dica.

@nonamed22 Ah, mais uma pergunta, eu instalei o Mint 21.3, porém além do meu win10 não poder mais inicar, o pc ficou bem lerdo no Mint, e não conseguia abrir alguns programas, após instalar, preciso baixar os drivers manualmente? (haviam me dito que era automático).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Felix sim é automático, se não funcionou logo de cara pode ser que o sistema não tenha os drivers necessários, nesse caso você deve baixar manualmente o driver do site do fabricante

você também pode tentar usar o driver do kernel, um driver alternativo presente no linux para algumas placas

você deve adicionar nomodeset nos comandos de inicialização, é bem fácil, pesquisa ai e qualquer coisa tomo ai