Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual distro Linux usar? Novo usuário com AMD A8-9600


Ir à solução Resolvido por nonamed22,

Posts recomendados

Boa galra, estou estudando de SI, pretendo criar um dual boot no meu pc (windows / linux), por qual distro linux devo começar?

 

PC
AMD A8-9600 RADEON R7, 10 COMPUTE CORES 4C+6G     3.10 GHz

8,00 GB (utilizável: 6,93 GB)

Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

placa-mãe A320M-HD.

 

Sei que a configuração não é boa, mas não posso comprar outro pc no momento.

Caso alguém consiga me ajudar agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

acho que seu pc deve funcionar qualquer distro, se nunca usou linux comece por uma distro mais fácil como ubuntu ou mint

se pretende estudar linux pode começar pelo debian que ainda é vai ser fácil apesar de ser mais complicado já que não é pronta para uso em desktop

 

só evite distros problemáticas que quase ninguém usa e de resto não deve ter grandes problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nonamed22 Muito obrigado, vou começar pelo Ubuntu então, valeu pela dica.

@nonamed22 Ah, mais uma pergunta, eu instalei o Mint 21.3, porém além do meu win10 não poder mais inicar, o pc ficou bem lerdo no Mint, e não conseguia abrir alguns programas, após instalar, preciso baixar os drivers manualmente? (haviam me dito que era automático).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Felix sim é automático, se não funcionou logo de cara pode ser que o sistema não tenha os drivers necessários, nesse caso você deve baixar manualmente o driver do site do fabricante

você também pode tentar usar o driver do kernel, um driver alternativo presente no linux para algumas placas

você deve adicionar nomodeset nos comandos de inicialização, é bem fácil, pesquisa ai e qualquer coisa tomo ai

 

o windows não iniciar não é normal, ele não apareceu nas opções de inicialização do grub, o gerenciador de inicialização ?

 

é importante notar que o linux não possui suporte para diversos hardwares e nesse caso é impossível o seu uso sem lentidão extrema do sistema

alguns fabricantes simplesmente não disponibilizam drivers para linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nonamed22 Ele aparecida no Grub, mas quando clicava nele dava erro:
Definido tipo de partição como 0x7

Erro: não foi possível encontrar o comando `drivemap`

Erro: invalid efi file path

Segui alguns tutoriais, mas nenhum deu certo, ao instalei o windows para começar do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Felix você pode ter apagado a partição efi ou a partição de inicialização do windows

quando o sistema é instalado ele fica em uma parte do seu disco de memória, a partição, mas alguns sistemas, windows por exemplo, criam outras partições além da partição principal onde ele fica e depende delas para iniciar

 

invalid EFI file path <-- o arquivo efi da inicialização está inválido pois deve ter sido apagado ou sobreescrito pela instalação do linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Qual distro Linux usar? Novo usuário com AMD A8-9600

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!